Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - rpdelgado

Páginas: 1 [2]
16
Actividades e Eventos / Caleidoscópio - Livros de Astronomia
« em: Março 10, 2007, 09:36:53 am »
Fica a informação, para quem vive em Lisboa, o Caleidoscópio no Campo Grande está com 35% de desconto sobre todos os livros de Astronomia.


NOTA : Não sabia muito bem onde postar esta informação mas não quis deixar de o fazer.

17
Efemérides / Livro (pdf) com os eventos para 2007
« em: Dezembro 31, 2006, 04:48:43 pm »
Para quem é subscritor da newsletter do portal Universe Today isto poderá já não ser uma novidade. Admito mesmo que a utilidade deste livro é de alguma forma ultrapassada por qualquer aplicação tipo Starry Night. No entanto aqui fica a informação.

O autor Tammy Plotner disponibiliza de graça um ficheiro em PDF com a previsão de quais os eventos e objectos mais interessantes a observar todas as noites do ano. O nome é WHAT ’ S UP 2 0 0 7 : 3 6 5 day s of  SKYWATCHING

Aqui fica o link : http://www.astrowhatsup.com/download-the-book/

18
Discussão Geral / Bresser Skylux 70/700mm f10
« em: Dezembro 22, 2006, 05:04:53 pm »
Estão no LIDL a 79€ . Sei que alguns de vós vão dizer que não vale a pena mas a relação qualidade preço é "muito boa" e as reviews que li a net foram positivas. Equivalentes em lojas especializadas custam bem mais.

Como estava sem equipamento de momento, para algo temporário, acho que foram 79€ bem gastos. Ainda só o utilizei de dia...

Enfim, um telescópio descartável mas que espero me dure algum tempo e me mostre um pouco mais que os binóculos.

Depois do Natal, com mais tempo mando algumas fotos se houver interessados...

19
Discussão Geral / Qual a melhor altura do ano ?
« em: Novembro 20, 2006, 03:57:17 pm »
Qual é na vossa opinião a melhor altura do ano para fazer observação ?

Pergunto isto pois não sei se sentem o mesmo. Para mim sempre foi esta altura do ano (Novembro) a altura em que me mais motivado estou para a Astronomia. Estranho tendo em conta que normalmente no verão estou em locais de céu bastante escuro.

Já me disseram que o facto de a atmosfera estar mais estável terá influência, mas penso que poder observar Orion e mais tarde Jupiter com as suas 4 maiores luas também terá o seu peso. 8)

20
Pó Estelar / Como saber quais os cometas previstos para...
« em: Novembro 20, 2006, 03:47:24 pm »
...por exemplo um dado periodo, e neste caso vou pegar no ano de  2007 ?

Existe algum site onde se possa saber à partida, dos cometas descobertos, informação sobre quando vão estar visíveis, magnitude (se bem que dificil de prever) e se por exemplo será visível de Portugal ?

Até agora tenho utilizado o Starry Night para este tipo de previsão. Nos ultimos dois anos tive sorte. Dos conhecidos e de  maior magnitude apenas me escapou o Bradfield.

O que faço é apontar a Norte, colocar um campo de visão bastante amplo e fazer correr os 365 dias do ano no relógio. Depois repito para os outros 3 pontos cardeias (SUL. OESTE e ESTE)

Mas deve haver um método mais preciso e cientifico, até porque se o programa (Starry Night) não estiver actualizado passam-lhe os cometas e outros objectos ao lado.

Resumindo, para cometas, sabem de algum site com estes tipo de previsão ?

21
Fotografia e Imagem / Astronomike.net
« em: Julho 18, 2006, 03:28:15 pm »
Aqui fica um linnk para um site que costumo veriifcar de tempos a tempos.

Podemos navegar por uma base de dados de imagens onde podemos filtrar os telescópios e cameras usadas na captura das ditas.

Acho que é interessante...O que acham ?

http://www.astronomike.net

22
Discussão Geral / Revista Night Sky
« em: Julho 14, 2006, 02:07:12 pm »
Boas,

Costumam comprar a revista Night Sky ?

É que não encontro em lugar nenhum.

Acho a Sky and Telescope demasiado técnica e a night Sky mais indicada para a minha forma de estar na astronomia e nível de conhecimento.

Páginas: 1 [2]