Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - PauloSantos

Páginas: 1 ... 24 25 [26]
376
Pó Estelar / Cometa 73P/Schwassmann–Wachmann
« em: Maio 04, 2006, 07:03:40 pm »
Bem, quem anda atento ao mundo do cosmos, saberá por certo da existência deste cometa q está a desintegra-se em vários fragmento.

Este mês poderemos observar estes fragmentos de cometa com relativa facilidade pois eles aproximam-se da Terra. Aliás, nos últimos 20 anos, nenhum outro cometa se aproximou tanto do nosso planeta. No entanto, não existe risco de colisão pois o fragmento que mais se aproximará da Terra passará a mais de 9 milhões de quilómetros – o que corresponde a uma distância de 25 vezes maior do que a que separa a Terra da Lua.

Os mini-cometas serão visíveis no céu nos dias 12, 13 e 14 de Maio, na direcção das constelações de Cisne e Pégaso. Eles não serão muito brilhantes para serem observados a olho nu – terão magnitude de 3 e 4 – mas poderão ser vistos com binóculos ou pequenos telescópios. Não podemos esquecer é que estamos perante “mini-cometas” e não grandes cometas, como foi o caso do Hayutake em 1996 e do Hale-Bopp em 1997. Estes cometas podiam ser vistos a olho nu, mesmo a partir de cidades com poluição luminosa. Os fragmentos do 73P serão observados com maior facilidade no campo e em zonas pouco luminosas.

O número de fragmentos tem vindo a mudar. No início, em 1995, eram apenas 3 – A, B e C. Agora parecem ser pelo menos 8. Existem fragmentos grandes como o B e o C, e fragmentos mais pequenos (G, H, J, L, M e N).

Infelizmente ainda não tive oportunidade de contemplar este acontecimento. Se alguém já conseguiu observar um dos seus fragmentos, principalmente o B e o C, q conte aqui a sua experiência.
Cumps :wink:

Páginas: 1 ... 24 25 [26]