Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Paulo Gordinho

Páginas: 1 2 3 [4]
46
Oculares e Lentes Barlow /
« em: Fevereiro 24, 2007, 06:39:07 pm »
Não sei se é pelo facto de já estar habituado as minhas oculares, mas parece que certos campos aparentes se aplicam melhor a certas amplificações.

Ao passar dos 52º de campo aparente das oculares de origem do meu telescópio para 60º, 68º e 82º reparei que sai bem mais beneficiado em termos de campo real, do qual me era proporcionado pelas oculares de origem, quase que ganhei um novo telescópio  :)

Falando das minhas oculares no meu telescópio, pois não é minha intenção estar aqui a fazer publicidade a marcas, vou falar do que tenho, pois ai tenho alguma experiência,  e levando em consideração que as minhas observações são efectuadas com um telescópio com seguimento manual, durante horas seguidas de observação, um facto que considero importante devido a exaustão visual que provoca ao observador, a busca de alvos em mapas, apontar aos mesmos e observa-los.

O campo real proporcionado pela minha Panoptic 24mm 68º  (50x) Veio me lançar no universo, como que uma janela, a sensação de proximidade para com os objectos observados e tão grande que me leva mais perto das estrelas, acho que é uma boa relação entre campo aparente e baixa amplificação, campos aparentes maiores são de veras espectaculares, mas em baixas amplificações levam a que  o olho faça muitas deslocações dentro de tão grande área, algumas até abusando do conforto de rotação do olho humano, acelerando assim a exaustão do mesmo dentro de tão grande campo, ou seja, levando a um cansaço mais rápido do olho.
68º de campo adapta-se perfeitamente ao olho humano, como que uma luva a uma mão :)

No caso da minha Radian 8mm 60º (150x) É de longe a ocular mais confortável que tenho, a sensação de observar durante horas a fio, sem que o cansaço se faça sentir, é simplesmente única, este campo é suficiente, visto que aqui estamos a entrar no campo da observação de pormenores, não ha tanta deslocação do olho dentro da ocular, estamos mais concentrados a um alvo único.

Nagler 5mm 82º (240x) É de facto um campo soberbo, quem já observou por um campo destas dimensões nunca vai esquecer semelhante experiência, por incrível que seja um campo tão grande numa ocular de curta relação focal, veio a me deliciar com um seguimento mais duradouro, pois o objecto a observar pode ser seguido durante mais tempo sem ter recorrer a tão frequentes correcções de seguimento, pelo facto de utilizar um telescópio Dob de seguimento manual, aqui ha que ter campo :)

Assim sendo, acho que diferentes campos transmitem sensações diferentes, em termos de conforto, facilidade de manuseamento, grandeza visual, no fundo um campo aparente maior  contribui para uma maior melhoria nas condições de observação.

Gor

47
Colimação /
« em: Janeiro 19, 2007, 01:29:01 pm »
Amigo Bruno.

Para achares o centro do espelho primário, fica aqui um exemplo:
Numa cartolina, desenhas um circulo com o diâmetro de 203mm que corresponde ao diâmetro de um espelho primário de um telescópio de 8", recortas esse circulo de cartolina e alargas o furinho central, feito pelo pilo bico do compasso, de maneira que a ponta de uma caneta de feltro consiga passar por ele, depois de retirares a base do espelho primário (juntamente com o espelho), colocas a cartolina sobre o espelho e centras a mesma, e ai tens o furinho central do disco de cartolina bem no centro do espelho, agora é só usares o marcador (de ponta mole), marcando uma pequena pinta de tinta no espelho, atravez do buraquinho central do disco de cartolina, depois é colares um daqueles donuts autocolantes que é referido pelo amigo João Marum no post anterior :)

Em caso de duvida, pergunta ;)

Gor

48
Diversos /
« em: Janeiro 19, 2007, 10:09:58 am »
Amigo Miguel Lopes.

No meu caso foi assim:
As telhas foram retiradas, em seguida a placa do telhado foi partida com martelo eléctrico, a estrutura da casa não foi posta em perigo, visto que não foram cortadas quais quer vigas ou pilares, no seu caso a remoção de uma parede interna acho que não interfere na estabilidade da casa mas a opinião de um construtor é sempre bem vinda.
A humidade é o factor mais importante, aqui o isolamento em tela, terá de ser completo revestindo o chão e subindo cerca de 40 cm nas paredes que irão ficar expostas a chuva. O pavimento optei por cerâmica de cor clara ( reflecte mais o calor :) ), tendo o cuidado de o desnivelar  1 cm por metro em direcção a um tubo que envia a agua da chuva para o exterior da casa.
A pintura das paredes convém que seja uma tinta isolante de boa qualidade.

Quanto aos problemas gerados por a turbulência, não tenho notado grande coisa, talvez seja mais significativa no verão, mas apenas nas primeiras horas após o sol por.

Projecto para o tecto deslizante, ainda não tenho nada de concreto, apenas ideias  me vão surgindo, atravez de alguns exemplos que vejo na Net, mas uma coisa é certa, a cobertura não é problema por agora, o que me faz feliz é que agora tenho um sitio onde estou completamente descansado a observar. ;)

49
Diversos /
« em: Janeiro 18, 2007, 11:09:40 am »
Obrigado amigo Nelson!
A cobertura deve ser o mais caro, pois estou a pensar em revestir em toda a volta em madeira ao mesmo nível e acoplar um telhado deslizante por cima.

Amigo Miguel Lopes, fica aqui um orçamento para apresentares a esposa :) Esta varanda, mandando fazer a um pedreiro, não ultrapassa os 300 euro, incluindo: partir, rebocar, isolamento e pavimento, a pintura fazes tu ;)

Gor

50
Diversos /
« em: Janeiro 17, 2007, 02:23:43 pm »
Obrigado :)
Ainda não sei bem como isto se faz, as vezes falha e não sei porque.

Gor

51
Diversos /
« em: Janeiro 17, 2007, 01:28:03 pm »
[/img]

É Aqui que faço a maior parte das minhas observações.
Construi esta varanda, derrubando o telhado do sótão de minha casa num espaço de 3m x 2,5m o passo seguinte será imaginar uma maneira de fazer uma cobertura para a varanda.

Material que uso para observar:
Telescópio:
Dob Sky-Watcher 8" f5.9 (Reflector-Newton)
Binóculo:
Olympus 10x50
Filtros:
OIII (risca)
Skyglow (banda larga)
N. 15 (Cor Amarelo-escuro)
N. 25 (Cor Vermelho)
N. 58 (Cor Verde)
N. 80A (Cor Azul-claro)
Oculares:
Televue Panoptic 24mm
Televue Radian 8mm
Televue Nagler 5mm
Televue Barlow 2x
"Ocular" Cheshire
Atlas celestes:
Obeservar o Céu Profundo (Mag. 7.5)
Sky Atlas 2000.0 (Mag. 8.5)

Cumprimentos :)
Gor

52
Dúvidas na Compra /
« em: Novembro 03, 2006, 11:00:38 am »
Amigo AJC.

Na sua Mensagem de 22-10-2006 onde diz " já observei em 10 polegadas da MEADE na ocasião da aproximação de Marte em 2003 e tinha, curiosamente, a mesma qualidade do que um ETX90 " o amigo lembra-se se a atmosfera estava estavel e se ambos os telescópios estavam a usar a mesma amplificação?

Corrigem-me se estou enganado, e que ainda sou muito maçarico na Astronomia, mas pela experiência que tenho em observar por diferentes aberturas de telescopios.
Partindo do principio em que a atmosfera esteja estável um telescópio de abertura superior vai buscar maior poder resolvente, mais resolução, mais detalhe.
Comparar diferentes qualidades de imagem observadas em diferentes aberturas sem levar em consideração a estabilidade atmosferica e a amplificação empregue, apenas nos pode levar a erros de julgamento entre telescópios.
O poder resolvente de um telescópio de abertura de 90mm situa-se entre as amplificações de 90x a 180x numa abertura de 254mm situa-se entre 250x e 500x
Acho que uma abertura de 254mm não esteja fora dos limites considerados ideais para a observação de planetas, será sim um instrumento onde o seu poder resolvente ira "brilhar" em noites de baixa turbolencia atmosférica, claro que uma abertura de 90mm onde sejam aplicadas amplificações dentro do seu poder de resolucão dará imagens de maior estabilidade em noites de turbolencia maior, ate posso dizer que seja uma abertura mais "util"  a utilização na maior parte das noites na observação de planetas.

Gor

53
Oculares e Lentes Barlow /
« em: Novembro 02, 2006, 01:34:09 pm »
Concordo João.

Eu com o meu Dob de 8"  f/5.9 as vezes utilizo amplificações até 480x ( a partir daqui a imagem começa a deteriorar ) por ex: nos anéis de Saturno e em estrelas duplas, no meu caso tudo depende do bom deslizar da base do meu Dob, e desde que a atmosfera o permita, mas já tenho apanhado noites que se controla muito bem.
Pela experiência que tenho e em relação a abertura de 8" amplificações até 240x mostram o detalhe máximo, para cima de isso, comparo como que o zoom digital de uma maquina fotografica, torna a imagem maior mas não traz nada de novo no detalhe.

Gor

54
Galactica Caffe /
« em: Outubro 05, 2006, 03:41:56 pm »
Um muito obrigado a todos :wink:

Gor

55
Sugestões / RSS
« em: Outubro 03, 2006, 11:10:34 am »
Gostaria de saber se o RSS já esta em funcionamento?

Obrigado

56
Galactica Caffe / Apresentação
« em: Outubro 03, 2006, 12:14:26 am »
Olá a todos!

O meu nome é Paulo Gordinho, tenho 39 anos e sou residente em Portimão.

Gosto muito de observar o céu nocturno, coisa que faço com bastante regularidade, quer seja a olho nu, binóculos ou utilizando o meu fiel e adorado Dob de 8"
Faço parte do "GOAAA" (Grupo de Observações dos Astrónomos Amadores do Algarve) o qual me orgulho muito de ser membro, devido ao fantástico relacionamento entre membros e amigos.
O que me fascina na astronomia é um céu escuro, um bom Atlas, boa companhia, deixar a rotina em terra, e partir para a exploração do sistema solar e do belo céu profundo, onde o limite é o tempo.

Cumprimentos.

Paulo Gordinho

57
Dúvidas na Compra /
« em: Setembro 29, 2006, 02:24:25 pm »
Caro amigo AJC

Então quer dizer que sem computador é como se estivesses cego, não se trata de memorizar a carta, não es capaz de utilizar uma carta e seguir estrela a estrela até encontrares o objecto a observar? é caso para perguntar como te iniciaste na astronomia? eu digo isto porque considero   o conhecimento do ceu a olho nú como que a escola primaria da astronomia "grandes reflectores em montagens torna o sistema muito instável" queres dizer que pode cair tudo no chão e então prejudicar a observação? uma luneta pequena sempre é mais barato o risco.
Ja alguma vez observas-te num reflector 10" em montagem Equatorial?

Cumprimentos.
Gor

Páginas: 1 2 3 [4]