Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Rui

Páginas: [1]
1
Sugestões / Tópico boqueado?! À atenção do Admin.
« em: Fevereiro 21, 2010, 11:56:09 pm »
Caro Administrador, por curiosidade, fui ver os tópicos bloqueados e deparei com um que me pareceu hilariante (viewtopic.php?f=40&t=2323).
Não vejo motivo para o bloquear. Pelo contrário, acho que há ali material para uma crónica dos «Gato Fedorento».

2
Discussão Geral / 2012, 10º planeta e similares...
« em: Fevereiro 03, 2010, 11:12:13 pm »
Citação de: "mafioso"
Já vi por aqui algum pessoal, nomeadamente o MiguelLopes, que não acredita minimamente na versão 2012....eu para vos ser sincero também ao princípio achava tudo uma "fantochada" mas depois de ver programas sobre isso no canal História e de artigos que li na net em que esse suposto planeta já é visto no hemisfério sul e que a NASA reabriu as agências no Chile e Argentina, comecei a ficar um "pouco menos" céptico (se assim posso dizer), não querendo dizer com isto que acredito nessa versão, apenas estou disposto a ler e ouvir todos os argumentos contra e a favor, para ficar melhor ilucidado sobre este tema :)

Pela tua resposta Rui também já vi que não acreditas minimamente. Mesmo sendo da série B e como sou novato aqui, se puderes dar alguns motivos (que eu até já imagino quais sejam, do tipo: "é uma forma de negócio, assustar as pessoas, o canal História debate esse tema para ter audiências e há muito gente a fazer dinheiro com isso") agradecia :)

cumprimentos

O último parágrafo dá parte das razões que levam algumas pessoas a manter o assunto "quente".

As pessoas gostam de alarmismo, misticismo e catastrofismo.

De vez em quando são as profecias de Nostradamus;
E 1910 foi a passagem da Terra pela cauda do cometa Halley ( e a detecção de cianeto na composição do cometa, se não me engano);
Há umas décadas atrás era uma alegada citaçao do Novo Testamento: «Aos mil chegarás, dos dois mil não passarás.»;
Em 1999 era o bug do milénio e a falha de todos os sistemas informáticos;
De vez em quando é a possibilidade de um asteróide colidir com a Terra (por sinal a hipótese mais real);
Há 3 ou 4 anos atrás era um alinhamento de todos os planetas visíveis;
Desta vez é uma suposta previsão Maia relacionada com o fim de um ciclo de um calendário.

No meio disto tudo, as pessoas não aprendem mesmo. Não reparam que essas previsões do fim do mundo falham sempre e em cada um dos alarmes surgem uns livros que se vendem como pipocas no cinema, fazendo com que uns quantos encham os bolsos com o guito dos crédulos.

Claro que depois de passar a data, não aconteceu nada. Mas daí a uns tempos surge uma nova evidência que diz DESTA VEZ É QUE É! Fazem mais uns filmes, escrevem-se mais uns livros e mais uns quantos enchem o bandulho.

Para todos os crentes, lanço aqui um desafio e un convite. Se essas pessoas estão realmente convencidas de que o fim do mundo ocorrerá em 2012 então façam um contrato comigo. Um contrato simples que determine que todos os seus bens passem para a minha posse a 1 de Janeiro de 2013. Se o mundo acaba a 2012, não lhes fará falta em 2013.

Mas sem dúvida, para muitos milhares de pessoas o mundo acabará efectivamente em 2012. Talvez por coincidência, nesse mesmo ano começará o mundo para largos milhares de novos seres humanos.

Mais informação em: http://astropt.org/blog/2008/08/22/2012/

3
Júpiter / Trânsito da ISS por Júpiter
« em: Setembro 27, 2009, 11:02:54 pm »
Há por aqui algum alentejano que viu ou fotografou o trânsito da ISS sobre o disco de Júpiter? Ou pelo menos a passagem da ISS próximo do planeta?

Aqui do norte, a paralaxe fez com que a ISS passasse muito a sul de Júpiter.

Se alguém esteve atento, até num dob com uma webcam se podia tirar uma sequência de fotos do evento...

Se algum sortudo registou esse trânsito, que nos faça um favor e coloque as imagens ao dispôr de todos. Ou quem observou, que deixe aqui um relato.
Obrigado.

4
Actividades e Eventos / 20 de Julho - Monte de S. Gens, Trofa
« em: Julho 12, 2009, 12:10:22 am »
Integrado na Trof@aposta Jovem 2009, promovido pela Câmara Municipal da Trofa, no dia 20 de Julho, às 21h00 o clube de campismo da Trofa oferece “Caminhando com as Estrelas”.
Um grupo de pedestrianistas irá fazer uma caminhada desde o centro da Trofa (Parque Nossa Senhora das Dores) até ao Monte de Gens. Aí chegados, ser-lhes-á proposto que observem o céu, a olho nu e através de telescópios.

A sessão de observação terá lugar a partir das 23H00 (hora prevista para a chegada dos pedestrianistas).
Eu irei estar lá com dois telescópios, a partir da 23h. Fica desde já aqui o convite para os interessados em colaborar. E tragam os telescópios...
Coordenadas do local:    41°19'15.93"N, 8°35'40.34"O

5
Secção Planetária / Mercúrio
« em: Maio 06, 2008, 12:24:49 pm »
Até dia 19 deste mês, têm a melhor oportunidade do ano para observar Mercúrio. Se tiverem um horizonte desobstruído para poente (Oeste), façam uma busca com binóculos e, quando o localizarem com, ver~soa que é fácil encontrá-lo a olho nu.
Boa sorte.
Rui

6
Boas. Será que alguém me pode dar uma ajuda?
Se alguém já comparou ou usou uma das câmaras (Orion StarShoot Solar System II ou a Philips SPC900), pode me dar uns palpites acerca do desempenho e facilidade de utilização? Estou a pensar começar a tirar uma fotos dos planetas...
Obrigado.
Rui Costa

Páginas: [1]