Astronomia => Notícias => Tópico iniciado por: PauloSantos em Setembro 06, 2007, 11:41:20 am

Título: Descoberto novo fenómeno solar
Enviado por: PauloSantos em Setembro 06, 2007, 11:41:20 am
Foram detectadas pela primeira vez esta semana pelos cientistas ondas misteriosas que ajudam a transportar a energia do Sol para o espaço.

Os investigadores têm esperança que a sua descoberta destes vestígios energéticos, conhecidos como ondas Alfven, ajude a aumentar o conhecimento sobre outros fenómenos tais como os campos magnéticos solares e a sua coroa superaquecidas, que constitui a sua atmosfera mais exterior. Um novo vídeo mostra a acção destas ondas .

"As ondas Alfven podem fornecer-nos informações sobre processos que são fundamentais para o funcionamento do Sol e o seu impacto sobre a Terra," disse Steve Tomczyk, um cientista espacial que trabalho no National Center for Atmospheric Research (NCAR), nos Estados Unidos da América.

(http://a52.g.akamaitech.net/f/52/827/1d/www.space.com/images/ig_11_09_corona.jpg)
A coroa solar. Crédito: NASA.

Como uma onda a viajar ao longo de um fio, as ondas Alfven deslocam-se ao longo das linhas do do campo magnético solar e chegam até às profundezas do espaço. Embora os astrofísicos já tivessem detectado estas ondas a grandes distâncias do Sol, nunca as haviam visto nas proximidades da nossa estrela, pois eram demasiado ténues e demasiado rápidas para serem detectadas.

Para observar estas ondas ténues Tomczyk e os seus colegas usaram o polarímetro coronal multicanal (CoMP) instalado no National Solar Observatory's no Observatório de Sacramento Peak no Novo México, e apontaram-no à ténue coroa solar. Graças à velocidade de aquisição do CoMP de uma imagem a cada 15 segundos, foi possível aos cientistas observar as ondas a viajar a cerca de 15 milhões de quilómetros por hora.

"As ondas são visíveis em todos os momentos e existem em toda a coroa, o que inicialmente foi surpreendente para nós," disse Scott McIntosh, um astrofísico do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado.

As ondas poderão ajudar a explicar como é que a energia é transferida para a coroa solar, que se encontra milhões de graus mais quente que a sua superfície.

Esta notícia foi publicada detalhadamente na edição online de 30 de Agosto da revista Science.

Fonte: Centro Ciência Viva do Algarve