Sistema Solar => Secção Planetária => Plutão => Tópico iniciado por: João Clérigo em Agosto 16, 2006, 12:58:32 pm

Título: Número de planetas pode aumentar
Enviado por: João Clérigo em Agosto 16, 2006, 12:58:32 pm
A União Internacional de Astrónomos poderá decidir aumentar o número de planetas do sistema solar, tudo porque há dúvidas quanto a se Plutão é ou não um planeta, uma discussão que se arrasta há vários anos.

A proposta para aumentar o número de planetas vai ser votada na quinta-feira numa reunião da UIA, em Praga, podendo Caronte (a maior lua de Plutão), Xena (descoberto em 2003) e Ceres (o maior asteróide do sistema solar, localizado entre Marte e Júpiter) passarem a ser considerados planetas.

A discussão sobre se Plutão merece ser considerado planeta intensificou-se precisamente quando astrónomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia descobriram o UB 313, rebaptizado de forma não oficial como Xena.

Segundo os astrónomos, o diâmetro de Xena é ligeiramente superior ao de Plutão, estando ambos estes corpos celestes, essencialmente constituídos de gelo, num local conhecido como o Cinturão de Kuiper, localizado para lá de Neptuno.

A proposta da União Internacional dos Astrónomos poderá envolver a manutenção de Plutão como planeta, servindo este corpo celeste descoberto em 1930 como base para a elevação a planeta de Caronte, Xena e Ceres, que passariam a ser considerados como "plutões".

Em declarações à TSF, o director do Observatório Astronómico de Lisboa considerou que não o surpreenderia que, no futuro, até a Lua viesse a ser considerada como um planeta.

«Hoje, já queremos começar a dividir os planetas pelas suas características físicas e químicas, algo que começou a ser feito no séc. XX», acrescentou Rui Agostinho.

Este astrofísico adiantou ainda já no final do séc. XX, «começou-se a entender melhor o processo de formação e de evolução dos planetas no sistema solar» e que algumas dúvidas sobre Plutão começaram a ser desfeitas.

«Achava-se estranho em Plutão o facto de ter uma órbita muito inclinada e muito excêntrica em relação a outros planetas e ser bastante pequeno e gelado. Hoje sabemos que há uma família inteira designada por transneptunianos, que já devem ser uma centena, e que fazem parte do interior do nosso sistema solar», explicou.

Rui Agostinho acredita que esta não será a última proposta neste sentido e acredita que daqui a uma década poderá ser reescrita esta área do conhecimento humano com uma melhor clarificação das ideias nesta área da astrofísica.

Fonte: TSF
Título:
Enviado por: mmontes em Agosto 16, 2006, 06:15:22 pm
Três tópicos para o mesmo assunto!  :twisted:

É melhor se juntar tudo num e debater aí... porque este assunto merece ser (e bem) debatido...
Título:
Enviado por: igomes em Agosto 17, 2006, 10:58:30 am
Abri um tópico de discussão aqui :

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=329