Mensagens recentes

Páginas: 1 ... 6 7 [8] 9 10
71
Telescópios / Re: Focar Nikon com Celestron 130 SLT
« Última mensagem por João Clérigo em Setembro 28, 2015, 04:49:58 pm »
Boas,

para fazer fotografia em prime-focus é apenas necessário:

- Maquina DSLR, penso que essa Nikon o seja
- Um Anel T adequado a essa máquina
- Um adaptador de Anel T para Telescópio
- Um extensor (opcional, mas pode ser necessário para alcançar o ponto de focagem)

Ligar estes acessórios Maquina DSLR ao Anel T (a ligação normalmente é de baioneta, mas algumas máquinas usam rosca), Anel T ao Adaptador (normalmente é uma rosca universal, mas também há uns com encaixe).

Desta forma estará a fazer fotografia em "prime-focus" ou em português, foco primário. A máquina não utiliza o seu próprio sistema de focagem (automático ou manual) porque não estará a utilizar a lente da máquina, passando o telescópio a ser a objectiva principal da sua máquina fotográfica (imagine-se agora com uma tele-objectiva com 130mm de diâmetro), e a focagem passa a ser feita manualmente e unicamente com o focador do telescópio.
72
Telescópios / Re: Focar Nikon com Celestron 130 SLT
« Última mensagem por 20030761 em Setembro 28, 2015, 03:40:07 pm »
Boas,


usar o extensor com uma ocular torna sempre o processo de focagem mais complicado. Isto porque a focagem tem de ser de tal forma mais "fina" que por vezes se torna muito difícil, se a isto juntarmos então a turbulência atmosférica ou a turbulência dentro do tubo do telescópio então é algo quase impossível.


O ideal será usar a maquina em "prime-focus" sem a ajuda da ocular e sem a lente da máquina.
Não te dará nenhuma amplificação adicional e o telescópio funcionará como uma tele-objectiva da máquina. Desta forma poderás tirar fotografias da Lua de boa qualidade sem correr muito os riscos de uma foto pouco nítida.


Para as imagens de grande amplificação do solo lunar o ideal não é fazer fotografia mas sim um vídeo. Com software apropriado poderás então "ripar" desse video apenas as "frames" que tenham a melhor focagem, e posteriormente empilha-las para uma foto final de boa qualidade.


Exemplo de imagem em prime-focus:



Exemplo de imagem capturada em video:


Boas João Clérigo :)

"O ideal será usar a maquina em "prime-focus" sem a ajuda da ocular e sem a lente da máquina"
Será que podias tratar por miudos, o que é "prime-focus"?

1 grande abraço :D
73
Telescópios / Re: Focar Nikon com Celestron 130 SLT
« Última mensagem por João Clérigo em Setembro 28, 2015, 12:53:54 pm »
Boas,


usar o extensor com uma ocular torna sempre o processo de focagem mais complicado. Isto porque a focagem tem de ser de tal forma mais "fina" que por vezes se torna muito difícil, se a isto juntarmos então a turbulência atmosférica ou a turbulência dentro do tubo do telescópio então é algo quase impossível.


O ideal será usar a maquina em "prime-focus" sem a ajuda da ocular e sem a lente da máquina.
Não te dará nenhuma amplificação adicional e o telescópio funcionará como uma tele-objectiva da máquina. Desta forma poderás tirar fotografias da Lua de boa qualidade sem correr muito os riscos de uma foto pouco nítida.


Para as imagens de grande amplificação do solo lunar o ideal não é fazer fotografia mas sim um vídeo. Com software apropriado poderás então "ripar" desse video apenas as "frames" que tenham a melhor focagem, e posteriormente empilha-las para uma foto final de boa qualidade.


Exemplo de imagem em prime-focus:



Exemplo de imagem capturada em video:
74
Efemérides / Super 'Blood Moon' Lunar Eclipse 2015
« Última mensagem por João Clérigo em Setembro 28, 2015, 09:53:49 am »
Olá a todos,


está na hora de mostrarem aqui as vossas fotografias do eclipse da noite passada.
Infelizmente, do meu lado, só nevoeiro.
75
Telescópios / Focar Nikon com Celestron 130 SLT
« Última mensagem por 20030761 em Setembro 20, 2015, 03:34:43 pm »
Boas pessoal :)

Tenho uma Nikon D3200 e colocando diretamente no telescopio não consigo focar :(
Se colocar um extensor entre a Nikon e o telescopio tambem não consigo focar :(
Se colocar uma lente, por exemplo de 25mm dentro do extensor, consigo focar, mas a imagem final nao sai nitida.
Ontem tirei fotos da lua, mas esta não ficaram nitidas :(

Será que a minha Nikon não dá para este tipo de telescopio?

1 grande abraço :D
76
Discussão Geral / Re: Astronomia Q&A - http://astronomia.galactica.pt/
« Última mensagem por Guilherme de Almeida em Setembro 07, 2015, 04:24:24 pm »
Excelente iniciativa. Estou a colaborar activamente.

Esta colaboração está a ser muito interessante.
Porém, é preciso atingir uma "massa crítica" para que o Astronomia Q&A entre em velocidade de cruzeiro. Creio que isso será atingido quando houver mais de 250 perguntas e mais de 300 aderentes.

Dou os meus parabéns ao João Clérigo por mais esta interessante inciativa!

Um abraço
Guilherme de Almeida
77
Discussão Geral / Re: International Space Station - Spot The Station
« Última mensagem por Emanuel em Agosto 21, 2015, 10:47:50 am »
Pelo que eu sei, a visibilidade da estação espacial, tem apenas a ver com a inclinação dos seus painéis solares.
Mesmo não estando brilhante, ela continua na mesma rota definida.
 :)
78
Discussão Geral / International Space Station - Spot The Station
« Última mensagem por topaiva em Agosto 18, 2015, 07:01:30 pm »
Gostaria que me respondessem à seguinte questão:
Encontrei o site da NASA "International Space Station - Spot The Station" com o horário de visibilidade da estação para a minha zona e observei algumas vezes a estação.
Segundo eu pensava, a estação, que vem do lado do sol seria visível desde o horizonte até uma posição em que atingisse o cone de sombra da Terra, caso isso acontecesse, e deixaria de ser visível.
Mas o que acontece é que a estação só começa a ser visível bastante acima do horizonte, mesmo pouco tempo depois do pôr do Sol, e deixa de se ver poucos minutos depois ainda bastante acima do horizonte.
Podem-me explicar a razão?
79
Telescópios / Re: Telescópio Maksutov MC 127/1500
« Última mensagem por 20030761 em Agosto 18, 2015, 04:46:46 pm »
Boas Emanuel :)

Ok... percebi.
Obrigado pelas dicas ;)

1 grande abraço :D
80
Telescópios / Re: Telescópio Maksutov MC 127/1500
« Última mensagem por Emanuel em Agosto 18, 2015, 02:35:56 pm »
Dar, dá, mas não podes é esperar que faça fotos como um newton de 8" ou um refractor apocromático.
A sua instabilidade tem unicamente a ver com a montagem, que não sendo das melhores, além de ser um pouco instável, também não consegue manter um objecto devidamente centrado por muito tempo, e ao fim de alguns segundos sai do centro da imagem, o k provoca arrastamento das estrelas nas fotos.

 Como resolver isso? com guiagem, ou seja, um telescópio guia encima do telescópio principal, ligado a uma cãmara guia,k  por sua vez, essa cãmara está ligada à montagem e a um computador; depois com um programa específico, tipo o PHD, controla-se os motores da montagem, ou melhor o PHD controla, cada vez k a imagem começar a desviar do centro, o PHD envia sinal para os motores centrarem a  imagem novamente e evita-se o arrastamento, entendes?
Um abc  :)
Páginas: 1 ... 6 7 [8] 9 10