Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - batman

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 7
16
Sr. Mário enviei-lhe outra PM anteontem.

17
Montagens / Re: Alinhamento com SynScan em EQQ3-2 da SW
« em: Outubro 06, 2011, 05:26:16 pm »
Em conversa com o sr. Raimundo da Astrofoto fiquei a saber que no dados do Goto, quando se coloca a time zone em GMT+1, com é o caso ainda nesta altura do ano, não se pode escolher Daylight Saving. Isso provoca um erro em termos de local horário em que nos encontramos.

18
Olá Paulo

Correcto a diagonal, o buscador e os aneis não estão incluidos.
Posso facilitar o pagamento em duas ou três vezes.

Obrigado

Enviei-lhe PM

19
Montagens / Re: Alinhamento com SynScan em EQQ3-2 da SW
« em: Outubro 05, 2011, 03:03:57 pm »
Não uso buscador polar. Se calhar devia.  Quando consigo ter a polar bem no centro da ocular (uso habitualmente 60x) e espreito pelo lugar onde devia estar o buscador, no eixo da Ascensão Reta, aparentemente a polar fica sempre desviada par cima, ou seja, ou tenho a estrela centrada no eixo da A.R. da montagem ou a tenho centrada na ocular do telescópio. O desvio verifica-se sempre no ajuste da latitude e não no azimute. Quererá isto dizer que há uma falha no paralelismo?
Não conhecia essa aplicação mas vai-me ser muito útil até para comparar com os valores dados pela base de dados do GoTo. Obrigado pela ajuda.

20
Montagens / Re: Alinhamento com SynScan em EQQ3-2 da SW
« em: Outubro 03, 2011, 11:37:31 am »
No teu caso waldju, aparenta ser um erro no software o que pode ser resolvido com uma atualização, se conseguires ligar a um computador através do cabo de autoguiagem (tem ficha rj11 numa ponta e uma ficha RS232 na outra). Talvez venhas a precisar de um cabo conversor RS232/USB. Mas suspeito que resolvas isso com a atualização. O meu caso não é tão grave mas também é muito estranho e não sei se não passara pelo mesma atualização.

21
Montagens / Re: Alinhamento com SynScan em EQQ3-2 da SW
« em: Outubro 02, 2011, 10:47:29 pm »
Tenho de voltar a este tópico porque continuo a não conseguir um alinhamento decente. Tenho optado por alinhar o telescópio usando 3 estrelas como referência mas, mesmo obtendo um alinhamento "bem sucedido", a verdade é que quando escolho um objeto, por exemplo Júpiter nesta altura, para o sistema de guiamento apontar o telescópio para lá, o erro é considerável. Já tentei, mesmo assim, fotografar com tomadas de 3 minutos e o que obtenho é uma bela paisagem de pequenos traços curvos.  Já dei voltas a tudo o que me passou pela imaginação mas nada aparenta estar na origem do problema.

Certezas: tenho a certeza que tenho a latitude correta e o eixo da ascensão reta da montagem em paralelo com o telescópio e apontados para a Polar. Tenho a certeza de que a declinação está a 90º quando começo o alinhamento polar ( ou seja, os zero graus apontados para norte e o eixo dos contra-pesos apontado para baixo e para norte). Tenho a certeza de que a montagem está nivelada. Tenho a certeza de que quando começo o alinhamento tenho a estrela polar no centro da ocular (uso uma ampliação na ordem das 60X).

Dúvidas: o comando do Go-to SynScan pede sempre um conjunto de informação no reinício do sistema: Latitude e Longitude (tirados do Google Earth); Time-Zone (atualmente é +01.00), mês, dia e ano; a hora local; Daylight Saving  (até final de Outubro é afirmativo). Será que algum destes dados está incorreto. Julgo que não.
De seguida vem o alinhamento. As opções são, uma, duas ou três estrelas. Habitualmente escolho três estrelas e para ser mais rápido costumo escolher duas da constelação Cassiopeia (Caph e Ruchbah e a terceira costuma ser Vega). Em qualquer uma delas preciso sempre de fazer slew com o comando para que a estrela fique centrada na ocular. Para mim começa logo aí o espanto. Pelo menos caph e ruchbah não devia ser necessário ajustar muito uma vez que estão muito perto da Polar. Quando chega a Vega o ajuste é um pouco maior. Quando tudo corre bem, obtenho "Alignment Successfull".  Também não vejo aqui nada que contribua para a falta de rigor no alinhamento. Quando a seguir começo a escolher objetos da lista para que o telescópio se desloque para lá, começo a ver que o desfasamento é considerável.
O comando Tracking está ajustado para Sideral Rate. Também tem as opções Lunar; Solar e Periodic Error Compensation + Sideral.  Julgp que Sideral é o mais correto.

Depois disto tudo, há alguma coisa que me está a escapar?

22
USADOS / Re: [VENDO] Telescópio APO William Optics Megrez de 90mm com Mala
« em: Setembro 30, 2011, 07:41:26 pm »
Muito bem. Estou a refletir sobre o assunto porque embora seja um excelente equipamento, a um bom preço, não deixa de ser um valor que pesa no meu orçamento e teria certamente de colocar o meu equipamento principal à venda também para reduzir o impacto do investimento.  Enfim, como tudo na vida é preciso fazer opções.

23
O programa promete. Vou ponderar seriamente um ida para ficar também a conhecer o observatório.

24
USADOS / Re: [VENDO] Telescópio APO William Optics Megrez de 90mm com Mala
« em: Setembro 27, 2011, 09:44:05 pm »
Não me tivessem cortado no ordenado e a prepararem-se para me levar parte do subsídio de natal e era um caso a refletir rapidamente.

Como não refere, presumo que não inclua buscador, a diagonal de 90 que aparece numa das fotos nem os anéis de fixação do tubo à dovtail. Estou a presumir bem?

25
Astrofotografia: Digital / Re: Cometa C/2009 P1 Garradd e M71
« em: Setembro 08, 2011, 03:24:46 pm »
Absolutamente fantástico. Esse Williams optics é um nível muito acima  ;D

26
Observatórios / Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« em: Agosto 23, 2011, 05:12:57 pm »
Pensa na ventilação do espaço porque no inverno, com as temperaturas baixas no exterior, é fácil haver condensação no interior (tudo o que emite calor como o corpo, luzes, baterias, etc) e as ópticas são de vidro, logo podem agarrar essa condensação. Eu sei que é agradável estar-se a observar num espaço quente mas a condensação é terrível.

27
Observações / Re: Qualidade do céu!
« em: Agosto 22, 2011, 05:01:09 pm »
Eu nem posso responder porque em Leiria tem sido a mesma dose todas as noites: núvens. É o verão do Oeste.

28
Equipamentos / Re: Telescópio até 200€
« em: Agosto 22, 2011, 04:50:24 pm »
As garantias só são válidas para defeitos de fabríco. Ora um telescópio usado, com dois ou mais anos de uso, se tinha defeito, o primeiro utilizador teria logo pedido a troca. Portanto, não faz sentido um telescópio que novo custava 4000, posteriormente comprado por 2000, ainda ter garantia. A única garantia tem de ser dada pelo vendedor do momento, descrevendo com rigor o estado do equipamento. Se tiver algum defeito mas que não reduza a eficácia do mesmo, por metado do preço ou menos, enfim. Depois, comprando o equipamento numa comunidade como esta, por exemplo, a melhor garantia é que ninguém anda aqui por negócio de telescópios. Quando vende é porque quer dar um salto em frente e precisa de minimizar o custo desse salto.

29
Observatórios / Re: observatorio de 1,8 mts de cupola
« em: Agosto 13, 2011, 05:41:33 pm »
Grande trabalho. A cúpula forrada a espuma de poliuretano para reduzir a condensação no inverno e o ruído da estrutura, deve ajudar. Em que zona está instalado esse observatório? Parece no  Minho.

30
Astrofotografia: Digital / Re: Trovoada...
« em: Junho 07, 2011, 11:39:05 am »
Naquela noite estavam muito certinhos. Caíam sempre no mesmo sítio. Além do que o João disse, acrescento muita sorte porque perdi muitos por falta dela. É que a máquina fica um bom bocado a processar a imagem e enquanto isso acontece, os relâmpagos que caíam deixavam-me à beira de um ataque de nervos  :o

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 7