Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - A.P.C.

Páginas: [1]
1
Diversos / SKGoToKit » Alinhamento e outras questões
« em: Fevereiro 23, 2013, 08:04:16 pm »
Boas tardes!

Adquiri recentemente este SynScan da Skywatcher, para o meu telescópio (este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2891_Skywatcher-Explorer-200P---200-1000mm-Newtonian-on-NEQ-5.html) numa montagem NEQ-5:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p415_Skywatcher-SynScan-GoTo-upgrade-kit-for-GP---EQ-mounts.html

Bom, da Teleskop-Service garantiram-me que este modelo, e este outro à venda na Astroshop são a mesma coisa:

http://www.astroshop.eu/drive-motors-with-goto/skywatcher-neq-5-pro-synscan-goto-upgrade-kit/p,11662

Eu francamente não tenho a certeza absoluta que sejam, isto porque lendo a descrição do produto em ambos os sites há detalhes que não parecem corresponder.
Por exemplo na Teleskop-Service dizem que o SynScan tem 13.436 objectos na base de dados, enquanto que na Astroshop dizem que tem 42.900...
Outro exemplo, na Astroshop dizem que este kit é para a montagem NEQ-5, na TS dizem no descriptivo do produto que é para montagens EQ-4 e EQ-5...

Seja como for, e como da TS me disseram que com os últimos updates de facto a base de dados vinha com os tais 42.900 objectos, e que ambos os kits eram a mesma coisa, e como o preço na TS é mais interessante, acabei por comprar o da TS.

Claro que comprei também uma bateria para poder pôr tudo a funcionar.


O kit não trazia manual de instruções para a montagem dos motores, apenas para o GoTo, de modo que tive de pedir as ditas instruções, que enviaram por mail em ficheiro PDF.

E lá meti mãos à obra para montar a coisa, seguindo rigorosamente as instruções.

Como o tempo não tem ajudado (tanta nuvem que não dá para ver nada!) tenho andado a adiar para ligar o motor, mas ontem como houve umas breves abertas (logo depois o céu voltou a cobrir-se de nuvens não me permitindo terminar o Set Up  >:( ) lá me decidi a tentar.

Primeiro fui ao site da Skywatcher baixar um update para esta versão do SynScan e um outro programa que permite fazer a instalação dos ditos updates no SynScan.
Depois de instalado o que me pareceu ser o último update lancei-me então (seguindo o Manual de Instruções) no Setup. Longitude, latitude, data, hora... até aí correu tudo relativamente bem.

Já agora, caso alguém esteja familiarizado com este Kit Skywatcher, e com o update para o mesmo, eu carreguei e instalei o "EQ SynScan Firmware V3.27".
Por acaso inicialmente carreguei e instalei também o "SynScan Firmware V3.34", mas como ao tentar fazer o Setup, aquilo me dizia que não detectava GPS, e não saía dali, nem me dava outras opções para continuar, voltei a ligar o Comando ao PC, e instalei apenas a V3.27.
Ao reler a descrição para a V3.34, fiquei a pensar se aquilo não será apenas para montagens EQ-6, daí ter voltado a instalar a V3.27 (ao fazê-lo desinstala automaticamente a V3.34).
Será que este é o update correcto?

http://www.skywatcher.com/swtinc/customer_support.php?class1=1

Veio então a fase de "Star Alignement".

E aí é que a "porca começou a torcer o rabo"...

De casa (da marquise) apenas tenho acesso ao céu a Leste (ou por outra, também posso ter acesso ao Oeste, mas para isso teria de andar com o monstro dum lado para o lado oposto da casa, o que já com tudo montado não é praticável), de modo que optei pelo alinhamento só com uma estrela. (Em relação ao alinhamento com a Polar, utilizei uma bússola para alinhar correctamente os pés da montagem)
Escolhi Vega porque a tenho mesmo em frente durante boa parte da noite.

O motor lá levou o tubo mais ou menos a apontar para Vega. O passo seguinte é corrigir utilizando as Setas Direccionais do Comando.
O problema é que quando carrego em qualquer uma delas, ouço o som dos motores, mas o tubo não mexe!

Como não sou do género de me pôr a inventar ou improvisar nestas coisas, e sigo à risca todas as instruções, estou convencido que a montagem dos motores foi bem efectuada.

Qual poderá neste caso ser o problema, para o tubo não mexer quando carrego nas tais Setas Direccionais do Comando?!
Devo desmontar tudo e rever de novo todo o processo de montagem dos motores?
Já estive a rever pelo Manual em PDF, e não vejo onde possa ter errado ou falhado!

Logo que o céu permita ver alguma coisa vou tentar de novo, e se possível tentar alinhar com 2 estrelas, só que ambas terão de ser visíveis a Leste, eventualmente uma um pouco a Nordeste e outra um pouco a Sudeste.
Melhor (ou seja, alinhamento com 3 estrelas) só mesmo quando sair com o telescópio e conseguir ter o céu todo disponível ao meu alcance.


Desde já um muito obrigado a quem puder dar umas dicas ou conselhos sobretudo sobre as eventuais razões para as Setas Direccionais não fazerem mexer o tubo.



A.P.C.


2
Galactica Caffe / Zeitgeist (o filme)
« em: Setembro 17, 2012, 06:00:40 am »

Absolutamente imperdível! Perder isto é um "crime" de "lesa a si mesmo"! É longo, tem 2 horas, mas é dividido em 3 partes mais ou menos distintas (embora esteja tudo relacionado, claro), o que permite vê-lo não obrigatoriamente duma só vez (eu acabei agora de o ver, todo seguido, porque é tão forte, tão intenso, tão revelador, que não consegui sair da frente do monitor, mas isso sou eu, cada um gere o seu tempo à sua maneira), pode-se ir vendo por partes, ou consoante o tempo de que se disponha.

Consegui encontrar esta versão legendada em português, o que torna as coisas mais fáceis. As legendas não começam automaticamente, é preciso activá-las, clicando no botão "CC". Convêm fazer pausa mal o filme comece, activar as legendas e escolher a melhor definição possível (480p neste caso) e claro pôr em modo "full screen".

http://www.youtube.com/watch?v=ieFEHHEJj00

É tempo de Acordarmos!

A.P.C.


3
Colimação / Colimação espelho secundário em reflector Newton
« em: Agosto 05, 2012, 01:22:57 pm »
Boas!

Como fazer para colimar um secundário num reflector Newton?
Tenho estado a ler o procedimento a seguir, explicado pelo Guilherme de Almeida no livro Telescópios.
Ele refere 3 "parafusos". Mas quais? Penso saber quais são, mas caso sejam de facto esses. No centro da "aranha" há de facto 1 peça redonda, com 1 parafuso no centro (esse bem visível, em estrelas - penso que se chama assim - ), e 3 furos à volta. Nem com os óculos de ver ao perto, nem apontando para lá a luz duma lanterna consigo perceber que tipo de "parafusos" possa lá haver dentro, e como tal não faço a mais pequena ideia de que tipo de chave possa utilizar! Alguém sabe?

Agradeço qualquer dica/conselho/sugestão desde já.

Obrigado,

A.P.C.

4
Lua / Órbita da Lua
« em: Julho 11, 2012, 09:04:19 pm »
Boas!

A noite passada (10 para 11/7), enquanto fazia alguma observação astronómica a partir de casa, reparei em algo que me deixou confuso (decerto haverá uma explicação, por isso mesmo é que ponho aqui a pergunta aos mais entendidos) em relação à Lua.

É assim, eu vejo-a todas as noites nascer a Leste, subir em relação à linha do horizonte, enquanto ao mesmo tempo vai avançando para Sul, e mais ou menos a meio da noite já está a Oeste, onde antes do dia nascer se põe.

Ainda assim aconteceu há poucas noites atrás, talvez há 3 noites, não posso precisar com exactidão, mas por volta disso.

A noite passada, como fiquei até ao nascer do dia, porque queria observar Júpiter e os seus 4 satélites visíveis com o meu telescópio (Calisto, Io, Europa e Ganimedes) e também verificar a fase de Vénus (que continua em fase crescente, embora a falcada já esteja ligeiramente maior do que estava há cerca duma semana), reparei que em vez de fazer o seu percurso "normal", a Lua levantou-se a Leste como de costume, e depois subiu, mas em vez de ir para Sul e mais tarde Oeste, ficou-se (até eu ter dado por concluídas as observações, isto já pouco antes do nascer do dia), tipo a meio do caminho.
Ou seja, pareceu-me que subiu mais em relação à linha do horizonte do que é costume eu ver, e ao raiar do dia ainda continuava muito alto, e na melhor das hipóteses tipo a Este-Sudeste, não tendo ido para Oeste até essa hora!

Qual a explicação? Terá a ver com o Apogeu ou o Perigeu?!...

Obrigado desde já.

Cmpts,

A.P.C.

5
Boa noite!

Aderi recentemente a este Forum, mas já frequento/frequentei muitos outros antes deste.

Algo que salta de imediato à vista, é a falta de uma "caixa", que a maioria dos Forums que conheço possui, e que normalmente está na página de Início dos Forums, onde aparecem (o número depende da grandeza do Forum, do número de membros, da média de posts e/ou tópicos por dia) os 10 posts + recentes, ou os 20 últimos, etc
É extremamente útil, mesmo para um frequentador assíduo, porque evita que andemos às cegas.

Regra geral a maioria dos Forums também tem uma outra "caixa" onde se anunciam os X últimos tópicos abertos. è um complemento à anterior.

Ainda outra forma de ajudar à navegação, é nas opções do topo de qualquer página do Forum, uma que regra geral se chama "O que há de novo". Ao clicar nessa opção aparecem todos os novos posts desde a última visita do utilizador. Muito útil também.

Uma outra sugestão tem a ver com a abertura total deste Forum, ou seja, tudo aquilo a que um membro inscrito no Forum tem acesso (excepto postar mensagens) é também acessível a qualquer visitante não inscrito.
Na minha humilde opinião não deveria ser assim. Há coisas às quais apenas os membros inscritos deveriam ter acesso. Conheço Forums completamente privados, que nem sequer aparecem nos motores de busca da Net, conheço outros que permitem aos visitantes não inscritos o acesso apenas à página de Início, mas não permitem o acesso ao conteúdo de tópicos nem de posts, outros há que limitam o acesso dos visitantes a certas áreas dos Forums, enfim, há uma série de opções possíveis, que garantam alguma forma de privacidade aos membros efectivos, o que me parece uma boa opção.


Quanto às questões: de cada vez que acedo ao Forum (e não sei se isto se passa apenas comigo ou se é geral), depois de preencher os espaços reservados ao "nick" e à "password" (e são as únicas opções que aí aparecem) após clicar em Entrar, recebo sempre uma mensagem de erro, dizendo que este Forum necessita de autenticação. E aí tenho novamente de escrever a "password", e aparece então aquelas letras que é preciso copiar, além duma pergunta sobre ou o planeta onde vivo, ou a nossa estrela, ou o nosso satélite natural.
Tudo bem. Só não entendo é porque é que estas linhas de preenchimento obrigatório não aparecem logo quando faço inicialmente o Log in e porque é que depois de o fazer inicialmente tenho de voltar a repetir a "pass" e só nesta segunda fase aparecem as outras formas de autenticação!

Básicamente é isto por agora.

Caso me possam esclarecer sobre a minha questão referente ao Log in, agradeço desde já.

Quanto às sugestões penso que poderiam ser fácilmente implementadas com o "software" aqui utilizado, e que seriam para benefício de todos os membros inscritos. Deixo-as à consideração da equipa que gere e administra e modera o Forum (curiosamente desde que aqui cheguei ainda não vi nenhum post/tópico de nenhum Moderador ou membro da equipa!).

Obrigado.

Cmpts,

A.P.C.






6
Galactica Caffe / Avatares
« em: Junho 05, 2012, 07:55:32 pm »
Boa tarde,

Alguém me sabe dizer qual o tamanho máximo permitido da imagem/foto que se queira usar no avatar? Refiro-me a uma foto personalizada, não uma das que são dadas à escolha no Perfil.

Obrigado,

A.P.C.

7
O Fórum Galáctica / Principiante agradece dicas e conselhos
« em: Junho 05, 2012, 07:09:47 pm »
Boa tarde!

Aderi hoje a este Forum, e esta é a minha primeira mensagem.

Saúdo desde já todos os outros membros, que decerto partilham este interesse e paixão pelo Universo, com tantas maravilhas já conhecidas, e todas aquelas ainda por descobrir.
Olhar para o céu, admirar a beleza do desconhecido que nos rodeia, sempre me fascinou.

No entanto só agora (e já ultrapassei o meio-século de vida  :)) decidi dedicar-me à Astronomia amadora.
Não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, excepto algumas noções básicas, pois não é de todo a minha área de formação (sou de Letras/Línguas, e este é um campo das Ciências), mas não é a 1ª vez que me interesso por temas e assuntos fora da minha área. E como gosto de aprender coisas novas, e como digo o Universo fascina-me desde criança (por variadas razões, algumas das quais nada têm a ver com a Astronomia), decerto vou depressa evoluir, espero que com a ajuda de quem já anda nisto há mais tempo e queira partilhar alguns dos conhecimentos adquiridos.

Adquiri recentemente um par de binóculos 10x50 da Celestron (estes: http://www.astroshop.eu/celestron-binoculars-nature-10x50-porro/p,19930), que permitem portanto entre outras funções, observação astronómica, e agora adquiri também o meu primeiro telescópio.
É um Skywatcher Explorer 200/1000, um Reflector Newtoniano, com uma montagem NEQ-5 (este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2891_Skywatcher-Explorer-200P---200-1000mm-Newtonian-on-NEQ-5.html).

Iniciei a noite passada as primeiras observações, e como suponho que seja o caso com bom número de principiantes, centrei a minha observação na Lua (que linda que ela é! Sobretudo vista "de perto"! :D).
Usei para o efeito uma Ocular 1.25" de 25mm.
O céu na minha zona estava a noite passada bastante nublado, ainda tentei ver se conseguia ver alguma coisa com a outra Ocular que vem com o telescópio, mas não foi possível ver nada  :( Fica para outra vez, ocasiões não hão-de faltar com certeza.

Entretanto, do que tenho andado a ler, já percebi que não é aconselhável a observação de dentro de casa, mesmo com as janelas abertas (claro ;)).
Mas para já, e enquanto não tiver algumas informações sobre onde e quando, é seguro ir com ele para o exterior (suponho que os astrónomos amadores que não disponham de um local adequado em casa, jardim, terraço, etc, se reunam em encontros para fazerem observação), e não souber mais algumas coisinhas sobre o assunto, mas também porque o telescópio (mais o tripé, mais a montagem, mais os pesadíssimos contra-pesos) pesa cerca de 35Kg, e finalmente porque não me sinto à vontade para sair por aí sózinho com o "monstro" a fazer observação no exterior, para já, a única opção é fazer observação do interior de casa, de janelas abertas.

Esta é pois a 1ª pergunta que deixo: há outros astrónomos amadores na área de Lisboa-Sintra-Cascais, que se reunam de vez em quando no exterior para se dedicarem como deve ser ao hobby? Onde? Quando?

A 2ª pergunta tem a ver com acessórios que seriam úteis para um principiante, e para este telescópio.
Estou a pensar mais cedo ou mais tarde motorizar o "monstro" com um sistema GoTo. Recomendaram-me este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p415_Skywatcher-SynScan-GoTo-upgrade-kit-for-GP---EQ-mounts.html

Mas para o imediato, talvez se justificasse a compra duns filtros, a começar por um para observação da Lua. Ontem reparei que quando não havia nuvens, o brilho da Lua fere a vista, portanto suponho que seja aconselhável utilizar um filtro apropriado. Recomendaram-me este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/language/en/info/p322.html

Sendo este telescópio um newtoniano, outro acessório que talvez se justifique nos tempos mais próximos, talvez seja um "collimator" (ainda não sei como se diz em português  :-[). Aconselharam-me este: http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p164.html


Dicas, conselhos e a ajuda possível serão bem-vindos e desde já agradeço.

Cmpts,

A.P.C.

Páginas: [1]