Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - cscunha1984

Páginas: [1] 2
1
Olá a todos. Como sugerido no grupo do facebook de "Astronomia Portugal", chegou a hora de marcar algo em grande deste grupo que começou há pouco a dar os primeiros passos. Sugiro o encontro para o dia a seguir à lua nova. O céu é brutal e teremos Saturno com Marte em Conjunção na Virgem e o triângulo de verão em Zénite no inicio da noite. A poluição luminosa não existe de todo. Um pequeno flair para os lados de Viseu apenas. O local encontra-se a 30km em linha recta de Viseu e outros tantos da Guarda, a nordeste da primeira e noroeste da segunda. As coordenadas são 40º 45' 23 N e 7º 32' 40 O.
Há estrada alcatroada até lá. Observaremos num campo de futebol e arranjarei maneira de entrar dentro do campo para ninguém ganhar uma hérnia por minha causa.
Haveria dezenas de bons locais para este encontro. Este não será o local mais central de todos, mas cada um sabe com as vacas com que lavra, e apenas posso oferecer "garantias" neste.
O indispensável é boa disposição e disponibilidade para aprender e ensinar. Creio que nunca somos velhos demais para aprender nem novos de mais para ensinar. Quem vier de Trás-os-Montes e alto Douro pode apanhar o IP2 até Trancoso, de lá para Aguiar da Beira e desta para a Cortiçada. Quem vier de Lisboa apanha a A1 até Coimbra, depois IP3 até Santa Comba Dão, IC12 até Canas de Senhorim e Nacional 234 até Magualde. Quem vem Do norte litoral, A3/A1, A25 até Mangualde.
De Mangualde até ao local de observação são menos de 30km. Toma-se a N329-1 até Penalva do Castelo e lá corta-se à direita para Sezures/Esmolfe pela EM670 e 9km depois vira-se para Colherinhas/Dornelas. Uma vez em Dornelas, visto daqui, o centro do Universo, vamos em caravana para o local das observações. Cortiçada. A meros 4km.
O céu é fantástico, a M31 é perfeitamente visível a olho nu. haverá água para lavar as mãos depois da janta, partilhada. Quem gosta de fazer campismo selvagem pode trazer a tenda :)
Nesta altura, além da lua estar de feição, o pessoal está de ferias o que facilita o encontro.
Espero-vos numerosos. Alguma duvida é só apitar.
Quanto ao preço para participar neste grande evento? Chega o preço da Portagem.
Tragam apetite.
No fim da refeição asseguro melão fresco e café quente :)
Até lá ::)

2
Astrofotografia: Digital / Astrofotografia, de volta
« em: Julho 04, 2012, 05:09:17 pm »
Olá pessoal, depois de uns meses "apagado" por causa das aulas, exames e trabalhos, estou "de volta".
Seguem fotos feitas na última semana e meia, sobretudo algumas feitas na primeira Arouca Star Party com um telescópio ao qual se estava a fazer o first light, o WO FLT132 do Emanuel sobre a CGEM. Fiquei impressionado com o que vi, in loco, sem sobreposições. Exposições de apenas um minuto, ISO1600 e canon Eos 550D baaderizada:
Fotos em JPEG e não em RAW. Queria também testar a câmara.

M27


NGC7000


M8


Trifid Nebula


Destas imagens, nota-se que um flatner, pelo menos para este tipo de sensores é um must have. Mas gostei muito das experiências que fiz. O facto de estarmos a quase 1000 metros de altitude não era mau de todo para o ruído.

Acho que vou vender a eq6 para comerçar um pé de meia para comprar um flt. Depois vendo a Canon e no fim, espreito o deepsky com umas plossl e uma altazimutal! haha
 8) 8) 8)

Saturno, feito com a MS lifecam HD, orion optics SPX250 e powermate de 5xs numa e16, 200 frames


E a mesma imagem com as cores invertidas:


Nos planetas tenho que começar a controlar melhor os wavelets. Já tentei o processamento quer com o autrostakkert2 quer com o registax6. Vou continuar a partir pedra com os dois :)

E para já é tudo.
Vou esperar até à próxima lua nova. A ver se mergulho no deepsky com o que tenho aqui por casa :)
Um abraço. Comentários bem-vindos
Fotos originais na pagina do flickr (http://www.flickr.com/photos/cscunha1984/)

3
USADOS / [VENDIDO] Mala para refractor longo ou newtoniano
« em: Maio 22, 2012, 12:44:11 pm »
#--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assunto:Mala para refractor longo ou newtoniano ...

Observações: ...

Serviu para guardar, da melhor maneira, o meu refractor Antares f9,44 de 5" mas já a não preciso. Tem as dimensões internas de 1200mm* 280mm*280mm.
É o ideal para grandes refractores de 5 até f9,5 e de 6" até f7,5. Serve perfeitamente para newtonianos até 8" e f6.
É de cor preta, feita em material extremamente resistente(hard travel case), tem rodas, duas pegas e pode fechar-se à chave nos três fechos de que dispõe.
Aceito trocas.
Preço: €150 com portes incluídos

Fotos: ...
Envio fotos a pedido.

Obrigado
Cristóvão Cunha

4
Actividades e Eventos / Maratona Messier em Dornelas dia 21 de Março
« em: Março 23, 2012, 04:25:38 pm »
Olá a todos. Serve o presente post para dar conta do próximo encontro de AA em Dornelas. Quer dizer, para ser exacto, não se trata de Dornelas, mas de uma pequena aldeia a norte de Dornelas com o nome de Cortiçada. O local do encontro será, como no anterior, no campo de futebol, longe das luzes, num planalto a 700m de altitude, com o horizonte completamente desobstruído em todas as direcções, bem melhor que o campo de Dornelas/colherinhas onde fizemos o grande encontro de Junho.
As coordenadas são 40º 45' 23 N e 7º 32' 40 O. Há estrada alcatroada até lá, e o local fica não longe da municipal que vai de Dornelas a Aguiar da Beira. Acho que é o lugar perfeito para os encontro do NAV (agora associação Ofiuco!

O dia não será o ideal para a maratona Messier porque a lua estará bem visível quase toda a noite junto de gémeos, mas atendendo às previsões para o fim‑de‑semana de lua nova de Março, esta é a única oportunidade de espreitar os objectos de Messier. 

O encontro começará às 18h00. Quem não sabe ir até lá, venha ter a minha casa. Coloquem no GPS, Dornelas "centro". É onde eu moro. De lá sairemos em caravana e em 5 minutos ou 4km estamos no lugar de observações.
Absolutamente indispensável são os agasalhos. Sobretudo para os pés. Vesti os pares de meias que entenderdes necessários. Com o frio não se brinca, sobretudo àquela altitude. Não é alta montanha, mas vem um ventinho da serra da estrela que tira qualquer um do sério. Já estamos em Março mas o frio mantém-se,msobretudo à noite.

Até lá.

Como anfitrião, espero-vos numerosos 

Para mais informações, cscunha1984@gmail.com ou             926 670 528       ou ainda http://www.ofiuco.org.pt/index_ficheiros/Page568.htm

5
USADOS / [VENDIDA] Skywatcher Heq-5
« em: Março 06, 2012, 05:52:08 pm »
Olá a todos. Vendo Heq-5 como nova.
Vem com dois contrapesos (5.2kg), goto SkyScan e encontra-se num estado irrepreensível. Tem as normais pequenas marcas nos contrapesos. Não tem qualquer marca de ferrugem seja onde for. 5*. Foi com ela que fiz as minhas primeiras astrofotografias do céu profundo e foi-me possível fazer exposições de 4 minutos e 600mm de focal sem arrasto.
Motivo: upgrade.

Peço €550.

Os portes não estão incluídos. Tendo em conta a natureza e o peso da montagem, prefiro entrega em mãos na zona de Viseu. Se assim for, haverá um desconto no preço.

Fotos a pedido.

6
Fotografia e Imagem / Mood à Microsoft Lifecam HD
« em: Fevereiro 07, 2012, 03:14:05 pm »
Olá a todos, com o passar dos meses no fórum, e já alguns posts, vou passando a escrever noutros "domínios", onde até então era apenas leitor!
Fiquei espantado há uns meses ao ver uma webcam a ser modificada, ou melhor, a caber num adaptador para o qual é perfeita! No entanto o adaptador que aparece no vídeo custa tanto ou quase como uma lifecam em segunda mão, ou seja , 15 libras, vinte e poucos euros.

Esta era a minha ::)

http://www.youtube.com/watch?v=8n4etw1YllI&feature=g-user-u

Com o passar das semanas consegui ter uma e não resisti a alterá-la para fotografia planetária. As indicações estão todas, passo a passo, no site: http://ghonis2.ho8.com/lifecam/lifecam1.html

Ontem coloquei mãos à obra.  Este era o aspecto da cam uns minutos depois:


O mod é simples de fazer. Fiquei no entanto curioso com a necessidade de ter que des-soldar duas ligações (step nº 20).
Depois vim a saber os porquês. Estava previsto tirar a placa onde está a "objectiva" minúscula para ter o sensor à mostra e assim não se ver um "túnel" de luz como eu vi várias vezes  :)
Mas para isso não é necessário retirar os dois parafusos! Basta desapertar a objectiva! E foi o que eu fiz! Até porque os parafusos são difíceis de sair! E até porque nem está previsto sequer que cheguemos até eles :)
O aspecto dela, "de fora", é este:


Como o corpo dela é "demasiado fino", levou fita isoladora para não andar a dançar dentro de uma ocular de 25mm que canibalizei!

E para não andar para a frente e para trás dentro do barril, usei a mesma fita para prender o fio, e consequentemente a webcam ao barril da ocular!


Para terminar, fiz todos os passos propostos, aldrabei o passo nº 20 porque não des-soldei as ligações mas apenas as "rebentei" com uma chave de fendas :o, em vez de tirar toda a parte da frente da objectiva, tirei apenas a objectiva rodando-a (para a esquerda) :) e a derradeira diferença é que, no passo 21, ignorei a inserção do microfone! Sim, porque eu quero a cam para planetária e eventualmente fotografia lunar e solar! Se quisesse radioastronomia, iria usar outro material que não uma webcam barata ::) Nem os vídeos em HD me iriam ajudar :P
Também "rebentei", - verbo que gosto bastante de usar ::) - a luz azul, o led que se liga sempre que se liga a cam! Se fosse vermelha talvez a deixasse, assim não :)
É até bastante fácil rebentar com o led! talvez das coisas que dá mais prazer! Sobretudo se estiver ligado :P

Até há pouco, a objectiva permanecia enroscada! ainda não tinha "chegado lá". Fui no entanto advertido por um astrónomo amador amigo, David Marques, que o sensor tinha que estar "à mostra", e fiz assim as vontades ao sensor!
Così mi piace :)

Colocando a webcam dentro de um barril de ocular temos a vantagem de conseguir usar filtros, sem qualquer problema.
Para fotos durante o dia, a cor que aparece é violácea por causa do IR cut filter que agora não está lá e que aparecia na câmara até hoje, bem perto do sensor! Mas não as pretendo fazer! Fica mesmo assim! E espero que ela me possa dar muitas alegrias :)

As fotos, essas, terão que esperar! Já apontei lá para fora e dá para usar bem! consigo foco e tudo. A cor não é a real, é violácea, mas para AF planetária, lunar e solar não deve dar problemas.
A ver se logo apanho uma aberta e consigo algo. Tenho uma montagem azimutal o que não será optimal! Em último recurso espero até chegar a casa.
Um abraço
Cristóvão

7
Genéricas / Observação: 4 de fevereiro de 2012 Dornelas
« em: Fevereiro 05, 2012, 10:51:37 pm »
A pedido de várias famílias, um relato a dar conta do encontro de ontem na cortiçada.

Começamos bem cedo. Pouco antes das 17h00 já tinha o vitalício à minha porta e com ele, mais três pessoas, o Pedro Almeida, o Paulo Almeida, e o Ricardo, novo nestas andanças e que vai passar a acompanhar-nos!
Saímos pontuais, às 17h00, e fomos em direcção ao local de observação, a meros 4km de minha casa! Os termómetros apontavam para a meia-dúzia de graus, e uma vez chegados ao local das observações, declinava então o sol. Depois de uns dedos de conversa, dá-se o ocaso, e paulatinamente, começam a ver-se o planetas! Primeiro Vénus, pouco depois júpiter, e enquanto durou o crepúsculo, começámos a montar o material. O David Marques, também ele novo nestas andanças e mais ainda nos nosso encontros, chegara pouco antes.

Ele trouxera um belíssimo SN 8" da meade numa LXD55, o Miguel Pinto, um SW reflector de 8" a f5 sobre uma Vixen, o Pedro Almeida um pequeno mak da SW de 90mm sobre uma eq2-3 da SW, e eu o Vixen VMC200L e a Heq-5. Além desse material, duas canon's, uma nikon, uma Philips SPC900, uns pares de binóculos e um tripé! Tudo ganhava forma para uma noite, mais uma, memorável, e pela primeira vez, sob um lua já adiantada.

Caiu a noite, e com ela, o frio que se previa para estes dias! Começámos a observar vénus, muito brilhante, a mostrar o melhor de si com um filtro polarizador! Estava realmente brilhante. Depois foi tempo de ver júpiter e os seus galileanos nos vários telescópios e excursões focais dos 800mm aos 1950mm e com as várias aberturas, dos 35mm dos meus binóculos (7*35) aos 203 de três dos quatro telescópios no campo.

Espreitámos a lua, os vários mares, algumas crateras presentes no então terminator e pelas 19h00, momento gastronómico da noite.
Umas bôlas para partilhar, queijo da serra como fora prometido, vinho da região, água (ainda que a desidratação não estivesse na lista dos riscos) e ainda sumo!

Depois de um jantar de lordes à luz da lua, tempo para "fazer sala" com um café que de tão quente, impossibilitava que se pegasse no copo pela base! Café solúvel, da Nescafé (ainda que eles não precisem de publicidade, muito menos da minha), feito com muito amor pela minha mammy! Estava quente, e não muito forte! Para nos manter acordados bastava o frio, e se fosse forte, impediria o descanso merecido dos corajosos que em tão fria noite, desafiaram os céus.

As conversas continuaram noite dentro enquanto a terra girava, paulatinamente, 15º por hora. Fiz até uma foto de uma hora, precisamente, com o star trail a não deixar dúvidas de que "ela" eppur si muove.

No entretanto o David foi buscar o PC dele para uns vídeos a Jupo! Houve um pequeno pormenor, é que o PC dele estava a fazer mais barulho que uma CG5! Aquela ventoinha (de refrigeração do PC), talvez por ele ser piloto, é arraçada às hélices de uma aeronave pequena, tipo o Land Africa  ;D ;D ;D

Depois dos planetas, com a barriguinha cheia, estávamos dispostos, não sem as reservas ditadas pelo moon shine, a observar o céu profundo.
Plêiades, Hyades, Behive Cluster, M31, M42, algumas estrelas duplas...

Não pudemos delongar-nos no céu profundo, seja porque o brilho da lua não possibilitava a observação de objectos mais ténues, seja porque os termómetros, lá pelas 22h00, baixaram dos 0º graus. Mais uma vez,  como de resto me tinha acontecido nas duas noites anteriores, houve geada negra, e portanto, condensação igual a zero!

Os primeiros a sair do local de observação, o Paulo e o Ricardo, fizeram-no não antes de 6 horas bem passadas no campo, pelas 23. Pouco depois, seriam o Miguel e o Pedro Almeida a arrancar, e já nas horas pequeninas, depois da meia-noite, saímos o David e eu. Estivemos de volta da AF com a pequena maravilha que ele trouxe, a F4. A lua, brutal, a m42, não obstante o facto de estar a menos de 25º da lua, a mostrar as suas cores numa exposição de 30", as plêiades a mostrarem o melhor de si no visor da dSLR, e por fim, um "busilis". Ao sair o Pedro e o Miguel, os restantes, quisemos fotografar Andrómeda. Mas como ela declinava e o goto não estava operacional, tivemos que a procurar "à mão". Não foi fácil. Até usei uma expressão "vitalíciana": "Eu seja cão..." se não encontrar a galáxia de Andrómeda. Posto isto, boas notícias! Precisamente quando me estava a crescer o nariz e as orelhas, passou-me a dita pela retina, e já não foi preciso ser... Cão ::)

Tentámos várias exposições, mas o brilho da Lua não permitiu grandes fotos à nossa vizinha! E assim, com esta vicissitude, terminámos a noite, com a certeza, clara para o David e para mim, que nos iremos juntar, daqui a menos de 15 dias, quando o mês de fevereiro passar a meada, e a lua estiver uns 150º para este, para nos delongarmos em AF do deep sky, independentemente do frio que fizer. Pior que os últimos dias parece-me improvável, e tudo o resto é "lucro"!

Sem mais, um ponto final neste relato que é pobre, e diz muito pouco do que se viveu! É o limite deles, narram o que se viu mas não dizem nada do que se viveu

P.S. Não fiz fotos do encontro, a reportagem fotográfica ficou a cargo do Paulo Almeida que já partilhou as fotos no grupo do facebook. Passem por lá: https://www.facebook.com/groups/196400023771177/250191398392039/?notif_t=group_activity

Um abraço
Cristóvão

8
Actividades e Eventos / Encontro de AA em Dornelas dia 4 de Fevereiro
« em: Janeiro 30, 2012, 10:35:17 am »
Olá a todos. Depois de um ano em grande para a astronomia Amadora no centro norte de Portugal (com o NAV a aparecer e a começar a dar cartas), começamos o ano em grande com notícias fresquinhas que não tardarão a fazer-se ouvir. Mas não é disso que vos quero falar, mas sim do encontro do próximo dia 4 de fevereiro em Dornelas (Cortiçada). Será uma noite fria, com a lua praticamente cheia em Gémeos.
Os mais puristas dirão que a lua estraga a observacão do céu profundo. Sinceramente, da minha parte, prefiro a da lua que a das cidades. É natural e incomoda-me menos :) Além do mais, não costumamos ver a lua em encontros de AA, e poderemos nessa noite delongar-nos com ela. Além dos DSO poderemos ver vénus ao inicio da noite e Júpiter, Marte pouco depois e Saturno a nascer à meia-noite. Não faltará boa disposição, nem comida, nem um cafe quente, nem as conversas em cumprimentos de onda que só os AA percebem.
Até lá. Grande abraço, à vossa espera.

P.S. O céu promete estar limpo, já a temperatura estará abaixo de 0 e sem problemas pode chegar aos -5. Nestas circunstancias, com este frio, o seeing costuma estar brutal. Portanto, roupa de neve não é exagerada. Venham bem agasalhados. Se houver perguntas, façam-nas. Alguma duvida mandem PM ou mail.

Já há uma meia-dúzia de corajosos que marcaram presença. Mas há lugar ainda para uma centenas ::)

Estarei à vossa espera, com muita roupa, no sítio do costume :)

Abraço
Cristóvão.

9
Astrofotografia: Digital / Primeiro time lapse
« em: Janeiro 26, 2012, 11:46:55 pm »
Primeiro time lapse realizado por mim, dia 24 de Janeiro de 2012, entre as 18:34 e as 18:41, fotos de um segundo a 200 ISO, num total de 334 fotos processadas no Windows media player. Sei que falta uma música e os créditos no vídeo mas foi mesmo à pressa! Foi a primeira e incipiente tentativa que me deixou com água na boca e com vontade de tentar outros enquadramentos e excursões focais.
Dados técnicos: Nikon D90, SW80ED (f7.5) e GSO azt mount ::)
http://www.youtube.com/watch?v=0udLevrQmms&context=C3da231aADOEgsToPDskJVAVQjlcEip6C-ITgnfAAV

Abraço

10
Astrofotografia: Digital / Mais duas astrofotos :)
« em: Janeiro 02, 2012, 11:38:02 am »
Mais duas elaborações de AF's feitas nos últimos dias do ano, nas horas pequeninas que mostram melhor os DSO fotografados. Uma hora de M45 e outra de M31 e vizinhas (32 e 110). Fotos feitas em noites particularmente frias (temperatura média de 0ºC) com Sw80ED (aka douradinho), SW Heq-5 e Nikon D90. Lights, darks e frames processadas no DSS e retocadas com o PS.
Espero que gostem. ::)



Bom ano a todos e desejo muitos encontros de AA, muitas observações e muitas astrofotos  8)
P.S. Sugestões de processamento são bem vindas. A M45 está "queimada". Vou ver se resolvo isso ;)

11
Astrofotografia: Digital / Conquistas na AF
« em: Dezembro 25, 2011, 11:47:23 pm »
Olá a todos. Não tenho tido net, nem este tempo nos dá tempo para ela. Mas quero deixar-vos com algumas conquistas dos últimos dias em AF.

M31, 32 e 110


M45


M81 e M82

Todas as fotos feitas com lights, darks e flats. M31 com meia hora, M45 também e M81 e 82 com 24 minutos. Exposições de 30". Deixo o disparador ligado e vou tomar café ou fazer outra coisa ;)

Espero que gostem.
Feliz Natal a todos.

12
Montagens / GSO AZT mount, a minha review
« em: Dezembro 06, 2011, 12:02:52 pm »
Olá a todos! Depois de uns anos a ler reviews sobre telescópios, montagens, oculares, proponho-me a escrever a minha primeira review, no caso, de uma montagem alt/azimutal, A GSO AZT.

A montagem pode ser também conhecida por Astro Tech voyager.
A sua capacidade (payload) é um mistério. Encontramos empresas que dizem 6kg (http://www.astroshop.eu/alt-azimuth-without-goto/gso-mount-atz-montierung/p,4944#tab_bar_1_select) outras 6 num lado e oito noutro (http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/language/en/info/p1753_Azimutale-Schwenkmontierung-mit-Schneckengetriebe---bis-8kg.html)  ou empresas que dizem NOVE quilos (http://www.scopemania.eu/achat/produit_details.php?id=791 e http://www.greatredspot.com/Astronomy-Technologies-Voyager-AZ-Mount.htm). A casa mãe, a Guan Sheng Optical não diz nada http://www.gs-telescope.com/content.asp?id=140 ::) E está bem assim :)

As primeiras impressões foram:
- Montagem muito bem construída;
- Design arrojado mas funcional;
- Acabamentos deluxe e um branco sobre o qual fica bem qualquer telescópio (qualquer cor);
- Tudo em metal excepto os pequenos parafusos que apertam as secções das pernas.
 E começávamos bem ;)

Quando cheguei a casa onde tenho todo o material astro, montei a cabeça da montagem em cima do tripé, algo que se faz em menos de um minuto. Depois de montada, poder observar o que quer que seja demora apenas o tempo de colocarmos o telescópio em cima da montagem, e os acessórios necessários.

O Antares, refractor longo e pesado:

Comecei com o Antares, refractor de 5" a f9,44. Sabia que tinha que equilibrar bem o telescópio e assim fiz. A montagem dispõe de reguladores de tensão para controlar a fluidez dos movimentos. Era ainda de dia e fiz algo até então impensável com o Antares que tem mais de sete quilos e 1,20m: Air spotting.

E não é que a montagem se portou lindamente?


Pude identificar sem problemas as companhias aéreas dos aviões que passavam, e os movimentos feitos à mão eram bem suaves. Melhor ainda, o telescópio, não obstante o comprimento, 1200mm, e o peso, 7kg, fica firme onde quer que o deixe.

Não consigo com este telescópio apontar para zénit com o braço na vertical mas é possível colocar o braço a 45º quer para a esquerda quer para a direita, o que é óptimo. Mas o braço na vertical é o que garante maior estabilidade, sobretudo com otas pesadas e longas.

VMC200L, um SCT particular, pesado e "desequilibrado":

Depois deste teste, em que usei a montagem para fazer air spotting, coloquei outro telescópio, o VMC200L. O peso é inferior. Andará pelos seis quilos e pouco com acessórios. Mas poderia colocar-se o problema do equilíbrio uma vez que o desenho óptico particular deste SCT prescinde da lente correctora e o peso está quase todo junto do primário e portanto na parte anterior do tubo.
Para que o telescópio fique equilibrado tem que se prender mesmo na ponta da dovetail. Assim fiz. Entretanto brilhava no céu, alto, júpiter. Apontei para ele e usei duas oculares, a de 25mm (78xs) e a de 9.4mm (207xs). Fiquei impressionado com a precisão dos movimentos micrométricos que começara a usar. Para serem efectivos, por causa do peso, convém apertar bem os parafusos reguladores de tensão, mas mesmo com 207 ampliações, júpiter mantinha-se no campo sem problemas, e era particularmente fácil o seguimento a partir dos movimentos micrométricos. Depois de júpiter, a vez de apontar para Vénus, já bastante baixo mas muito brilhante, e os resultados foram semelhantes aos de Júpiter. Montagem irrepreensível.
Com esta ota ou outras similares, é fácil apontar para zénit sem precisar de mudar a orientação do braço como pode ver-se nesta foto que encontrei na net com a montagem de que vos falo sob o nome de Astro-tech e com um VMC200L dos novos.



O mesmo serve para pequenos maks, ou refractores particularmente curtos. É claro que tanto com o Antares como com o Vixen, se se toca nas pernas da montagem, temos que esperar uns três segundos para que deixe de tremer a montagem de apenas 6kg, mas precisamente pelo peso que tem, não esperava tão boas prestações. Nunca. Muito menos com telescópios mais pesados que a própria montagem. Incrível. Além do mais, três é um número com o qual se pode viver :P



SW80ED, o pequeno refractor:
Por fim, declinava a noite, e coloquei o pequenote cá do sítio em cima da montagem, o SW80ED ou douradinho ;) A montagem veio a pensar nele, ou no Celestron de 4" (f5) para usar como grab&go. Disse veio a pensar neles porque nunca pensei que se portasse tão bem com otas enormes ou mais pesadas que os 6kg da "pior" das previsões. Agora sei que tenho uma montagem onde posso colocar qualquer uma das minhas otas para uma espreitadela. Claro que fazer longas observações do deepsky pode ser cansativo com aquela montagem e com otas longas (por causa de ter o tripé baixo o que força posições ingratas quando se espreita perto de zénite), mas para uma espreitadela ao sol, à lua, como complemento nas noites dedicadas à AF e com alguém por perto para se maravilhar com o céu é a montagem perfeita.
Tenho-a neste momento em Viseu e com ela o douradinho. Dá para dar umas espreitadelas a Júpiter, à lua, a alguns DSO. Também serve lindamente para fazer fotos à lua como já fiz, ao sol, bem como para fazer air Sportting ou para usar como montagem para ver a natureza, fotos com teleobjectivas ou telescópios, etc.


Pushing the limits:
Para testar os limites dela, no encontro de AA do passado dia 27, ao terminar a noite, pedi ao Miguel que colocasse na montagem a OTA SW F5 de 8". Ele anuiu com muitas renitências. Eu não queria ver por ela o que quer que fosse. Queria apenas certificar-me que com os parafusos reguladores de tensão apertados, com uma ota com aquele peso, conseguia fazer os movimentos micrométricos com a precisão com que os fizera com outras otas, completamente diferentes em forma, peso e desenho óptico. Quase nove quilos de "ota" :) (http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2657_Skywatcher-Explorer-200P---200-1000mm-Parabol-Newton---OTA.html)


Conclusões:

É um must have! Até há bem pouco tempo, dar uma espreitadela com o telescópio ou mostrar algo a alguém era sinónimo de: ota (3-7kg), tripé (6kg), cabeça da montagem (7kg), um ou dois contrapesos (4.5kg X 1 ou 2), goto, cabos, bateria (5 ou 6kg), mala com os acessórios, alinhamento mais ou menos moroso dependendo da existência de casas, árvores, e muitas vezes para ver muito pouco, ou porque o céu se cobria ou por tantas outras vicissitudes bem conhecidas do astrónomo amador. Ou seja, um peso complexivo entre os 25kg e os 35kg, números redondos.
Agora posso levar o telescópio (SW80 ou Celestron 100) na montagem numa mão já com a diagonal e uma ocular (menos de 10kg), uma ocular num bolso e ainda fico com uma mão para abrir e fechar as portas.  ::)
Sempre aprendi que um bom telescópio - OTA (por exemplo de €1000), precisaria de uma montagem por esse mesmo valor = €1000. Acho que não passa de um mito a afirmação. Vale o que vale, será verdadeira em algumas circunstâncias, mas deixou de ser universal. Não é de todo verdade. Esta montagem custa menos de €300 e aguenta perfeitamente otas que valham quatro ou cinco vezes o seu preço.

Dos poucos pontos negativos, a altura dela. É em média 20cm mais baixa que as montagens equatoriais e para observar de pé talvez seja um pouco ingrata - a versão astro tech vende até uma coluna de 20cm para tornar mais confortável a visão "em pé". Mas sentados, com os movimentos micrométricos "na mão", é excelente. Outro ponto negativo: falta-lhe (na versão da TS - GSO) um tabuleiro para os acessórios, o que é uma chatice ter que ter a mala no chão para meter os acessórios.

E pronto! Estou a terminar esta pequena review! Se quiserem uma boa montagem para usar como grab&go, não conheço as concorrentes directas (Vixen Porta, Bresser Giro, EZ touch da WO), mas posso afiançar-vos que esta pequena montagem é um investimento garantido. Além do mais, não se vêem muitas à venda em segunda mão. Deve ser indicativo de algo ;)

Um abraço de Viseu, a ver o universo com uma GSO AZT MOUNT ;)
Cristóvão

13
Actividades e Eventos / Encontro de AA em Dornelas dia 17 de Dezembro
« em: Dezembro 05, 2011, 10:24:03 pm »
Olá a todos. Serve o presente post para dar conta do próximo encontro de AA em Dornelas. Quer dizer, para ser exacto, não se trata de Dornelas, mas de uma pequena aldeia a norte de Dornelas com o nome de Cortiçada. O local do encontro será, como no anterior, no campo de futebol, longe das luzes, num planalto a 700m de altitude, com o horizonte completamente desobstruído em todas as direcções, bem melhor que o campo de Dornelas/colherinhas onde fizemos o grande encontro de Junho. A foto do campo pode ser vista em anexo.
As coordenadas são 40º 45' 23 N e 7º 32' 40 O. Há estrada alcatroada até lá, e o local fica não longe da municipal que vai de Dornelas a Aguiar da Beira. Acho que é o lugar perfeito para os encontro do NAV! Tanto o Vitalício como o Hugo podem atestar as excelentes condições que temos naquele local.
O encontro será naquele dia, quer chova quer faça bom tempo. Se estiver bom tempo, óptimo, temos noitada e eu estarei toda a noite de volta da AF ;)
Se o tempo estiver mau, está bem na mesma e o pessoal do NAV vai-se juntar em minha casa para comer com tempo, com luz artificial e em cadeiras confortáveis :) Juntamente com o queijo da serra, estarão "em cima da mesa" as montagens, telescópios, tipos de astronomia, as nossas pequenas conquistas neste ou naquele campo.
Ou seja, far-se-á o encontro independentemente das condições climatéricas. Elas, como sempre, não demovem o NAV seja do que for! ::)

O encontro começará às 17h00. Quem não sabe ir até lá, venha ter a minha casa. Coloquem no GPS, Dornelas "centro". É onde eu moro. De lá sairemos em caravana e em 5 minutos ou 4km estamos no lugar de observações.
Absolutamente indispensável são os agasalhos. Sobretudo para os pés. Vesti os pares de meias que entenderdes necessários. Com o frio não se brinca, sobretudo àquela altitude. Não é alta montanha, mas vem um ventinho da serra da estrela que tira qualquer um do sério :)

Até lá.

Como anfitrião, espero-vos numerosos  8)

P.S. Sobretudo porque os dois fins-de-semana seguintes serão, naturalmente, "ocupados" pela família: consoada 24 para 25 e ano novo 31 para 1.

14
Astrofotografia: Digital / A minha primeira M31
« em: Novembro 28, 2011, 05:25:47 pm »
Olá a todos! No passado sábado como vos disse há umas semanas, houve um encontro de AA e a possibilidade de fazer AF.
Fiz assim a minha primeira AF À M31. 6 exposições num total de 8 minutos. Com 4 darks, processada no DSS. Fotos feitas com uma Nikon D90, SW80ED numa HEQ-5.

Sugestões are welcome ;)

15
Actividades e Eventos / Encontro de AA em Dornelas dia 26 de Novembro
« em: Novembro 07, 2011, 10:22:01 pm »
Local: Dornelas, Aguiar da Beira
Coordenadas: 40º 43'36.01"N
                         7º 34'28.77"O
Dia: 26/11/2011
Hora: a partir das 17:00 (já haverá por lá pessoal)

Caríssimos, depois de mais de 10 encontros, o NAV (Núcleo de Astronomia de Viseu) propõe um novo encontro, desta feita em Dornelas (-concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda), no final do mês de Novembro, se São Pedro Ajudar ;)
Terá lugar no sábado dia 26.
Confirmados estão (salvo algum problema) os membros do núcleo duro do NAV: Miguel, Pedro, Fernando, Paulo e Cristóvão com os seus instrumentos. Começaremos por volta das 17h (o sol por-se-á pouco depois). Depois, como de costume, janta, e a seguir deepsky. A lua estará com 2% do disco iluminado, em crescente. Porque não uma maratona Messier?

Quem já por lá esteve, pode dizer das condições excepcionais do local! É fácil chegar lá com o carro.

Sobre o próximo encontro promovido pelo NAV em Dornelas é importante reter:

- O encontro começará "oficialmente" às 17:00;
- Quando começar o crepúsculo pede-se que não mais se mexa nos carros e que não se estacione no local das observações;
- Não haverá problemas com o pó por causa da humidade e porque não deverá ter chovido há muito.
- Movimentações de carros e chegadas/partidas são permitidas depois do anoitecer mas apenas com os mínimos ligados e a uma velocidade muito moderada;
- Proibida a utilização de flash "pela noite dentro";
- Usar durante as observações apenas luz vermelha, e não abusar da mesma;
- É permitido o uso de lasers verdes para eventuais esclarecimentos aos neófitos e astrófilos presentes desde que se certifique que ninguém está a fazer AF do céu profundo;
- Quem leva instrumentos é convidado a deixar que os restantes participantes do encontro possam "dar uma espreitadela"; :)
- O mapa em anexo demonstra a maneira de chegar ao local das observações. Há uma parte do caminho que tem que invariavelmente ser feita em terra-batida. O carro não bate por baixo (O citroën C4 não bateu), ainda assim aconselho o caminho traçado a vermelho. Onde houver bifurcações e na estrada municipal (nos dois sentidos) estará sinalizado o encontro com setas e a denominação encontro do NAV; ;)
- Levarei para o local um saco grande para o Lixo! Devemos primar pela higiene e limpeza. O local está limpo e limpo ficará;
- Estamos num ambiente rural! Todos me e se conhecem, e informarei as pessoas do encontro. Sede cordiais com as pessoas na passagem pela aldeia (Colherinhas e Dornelas)! TODA a gente se cumprimenta, e por isso, levantar a mão, parece-me simpático e sensato da vossa parte; ::)
- Levarei água para lavarmos as mãos depois de comer a bola, e antes de mexer no material astro.
- Contem com temperaturas entre -4º e +8º. Indispensável portanto o uso de roupa confortável e quente: Luvas, gorros, casacos, caiscóis...

Todos são bem-vindos para se maravilharem com esta estrelinha no céu da beira, a nossa janela, nessa noite, para o Universo.

O campo de futebol é em terra batida, a vós o vídeo:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v6wo5G2f770[/youtube]
Está obstruído pelas árvores uma parte do céu mas tendo em conta que se tratam no máximo de 20º não há problema.
O mapa para chegar ao local:




Para esclarecimentos contactar: cscunha1984@gmail.com e/ou 926670528. 
;)

P.S. Uma curiosidade: este local de observação tem a mesma latitude que New York it self! You can check ::)
Um abraço, e até lá!

Alguma dúvida ou questão é só apitar ;)

Páginas: [1] 2