Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - batman

Páginas: [1]
1
Astrofotografia: Digital / A lua de Outubro
« em: Outubro 20, 2011, 01:26:57 pm »
Com céus limpos em Outubro e temperaturas anormalmente elevadas e muita turbulência no ar, a Lua acabou por ser um alvo fácil para distâncias focais curtas.

http://www.flickr.com/photos/pauloroldaobaptista/6262872031/in/photostream/lightbox/

2
Astrofotografia: Digital / O Sol de Outubro
« em: Outubro 20, 2011, 01:18:52 pm »
à falta de melhor e enquanto não consigo resolver o problema do alinhamento da montagem, aproveitei o verão de Outubro para capturar uns finais de dia fantástico e limpos.

http://www.flickr.com/photos/pauloroldaobaptista/6263397242/in/photostream/lightbox/

3
Montagens / Alinhamento com SynScan em EQQ3-2 da SW
« em: Junho 04, 2011, 12:20:28 pm »
Ora ando aqui com uma dificuldade humilhante em alinhar uma EQ3-2 da SW, usando o software e o dispositivo Go-to SynScan. Gostava de fazer o alinhamento com três estrelas para poder fotografar mas nem com o mapa do céu deste mês á frente a coisa parece ser fácil. O problema é que quando escolho a primeira estrela para o alinhamento no software, ele elimina logo outras da lista, de modo a que as 3 estrelas escolhidas se situem a uma boa distãncia aparente umas das outras. Compreendo a razão mas o problema é que algumas das estrelas sugeridas pelo software aparecem quase impercetíveis no céu e, ou se leva quase meia a hora a alinhar ou não se consegue mesmo. A pergunta básica é, há alguma forma de alinhar com  rigor (para longa exposição, tipo sequências de 2 a 3 minutos cada), com 3 estrelas ou não, escolhendo outras estrelas como pontos de referência que não as sugeridas na lista do software? É que me parece estranho, por exemplo, que a polar e outras de magnitude idêntica não apareçam na lista do alinhamento mas em contrapartida aparecem outras quase impercetíveis a olho nú.
Dava-me jeito algumas sugestões, mesmo que humilhantes  ;D

4
Astrofotografia: Digital / Extensor de distância focal
« em: Fevereiro 28, 2011, 08:54:05 pm »
Algúem me pode elucidar se existe alguma forma de extender a distância focal para poder fotografar em prime focus sem uma diagonal? é que por 2 ou 3 cm de distãncia focal não consigo focar com a minha slr. Tenho um extensor da Orion mas é pesado e tenho usado o corpo de uma barlow sem a lente com rosca T. Acontece que a barlow faz-me falta para o telescópio principal e não queria gastar 30 euros numa barlow para depois lhe tirar a lente. Presumo que haja algum anel ou tubo que permita enroscar no anel T da cãmara slr e na rosca do focador do telescópio, e acrescentar mais uns 2 ou 3 cm. Será que é isto que procuro?  Alguma dica?

5
Observatórios / Observatório amador de luxo
« em: Janeiro 25, 2011, 10:11:39 pm »
SKYSHED POD

Preços a partir de 1800€ mais despesas de envio


6
Discussão Geral / Recursos eductivos no site do Starry Night
« em: Junho 16, 2010, 01:41:27 am »
Há uma série de recursos gratuítos e interessantes, sobretudo na secção Starry Night Charts "widgets and gadgets" . como por exemplo isto

7
Fotografia e Imagem / UniMap Software
« em: Junho 12, 2010, 06:41:58 pm »
Não conheço este software mas pelo que li no site do autor, parece interessante, sobretudo para quem ainda não "lê" o céu de olhos fechados, como é o meu caso.

UniMap

Páginas: [1]