Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - cscunha1984

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 8
16
O Fórum Galáctica / Re: Principiante agradece dicas e conselhos
« em: Junho 06, 2012, 09:38:10 am »
Olá A.P.C.  Bem-vindo ao forum. É este o sítio certo para desfazer as duvidas. Esse telescópio é um excelente instrumento para começar. Parabéns. Quanto à familiarização com os conceitos, leva tempo mas é fácil. Para o seguimento dos objectos, é apenas preciso que se movimente um dos eixos. Para isso é necessário um alinhamento básico, ou seja, a "pata" onde está escrito o "N", mais grau menos grau deve apontar para norte, e o circulo graduado deve estar nos 38º, mais ou menos.
Quanto à imagem invertida é normal. Os conjuntos de lentes fazem isso. Para fazer observações terrestres, de dia, até se usam nos refractores uma diagonal que em vez do espelho tem um prisma erector, que coloca a imagem direita.
Quanto às malas, há malas para tudo e mais alguma coisa, com as mais variadas medidas, preços e materiais. E parece-me uma boa aposta. É como ter uma garagem para o carro ;)
Abraço.
Boas observações e se houver duvidas, basta perguntar.

Cristóvão.

P.S. Na linha de Sintra-Cascais há muita gente. Reúnem-se por vezes na Atalaia, Barragem da Mula, Observatório de Lisboa... Há mesmo muito pessoal. Mas sob o ponto de vista dinâmico, parece-me difícil que se encontrem as várias disponibilidades e as observações acabam por ser em pequenos grupos, de dois ou três, e a título esporádico e não constante.
Há também varias associações, de astrónomos. É uma questão de procurar.
Abraço

17
Actividades e Eventos / Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« em: Junho 04, 2012, 12:24:01 pm »
Com as indicações a partir da A25 já me oriento :) A ver se vou acompanhado. Espero poder levar dois telescópios, um para o céu profundo e um segundo para a lua, planetas, duplas e alguns dso's. Assim, levarei o Orion UK spx250 f4,8 que me ocupa metade do carro, na eq6 e depois o pequenos Orion UK omc140 numa eq 3-2.
Até lá. Há muito que não perco uma noite inteira a ver o céu. Acho que vai ser desta :)
Até lá.

18
Actividades e Eventos / Re: Clube de astronomia em Coimbra
« em: Maio 25, 2012, 11:48:35 pm »
Olá Anders! O ideal é mandares uma PM (Personal message) ao Shinning e ao Artur! Sendo três já é um excelente começo :)

19
Discussão Geral / Re: URGENTE, ESTOU PREOCUPADO
« em: Maio 24, 2012, 04:22:42 pm »
 ::)
E eu fui na conversa :P
Fui à lista "Mostrar os tópicos não lidos desde a última visita"  ;D

A prova de que não era grave é que já passaram dois anos e não aconteceu nada  8)
Cumprimentos ;)

20
Discussão Geral / Re: URGENTE, ESTOU PREOCUPADO
« em: Maio 22, 2012, 12:49:09 pm »
Se está a piscar e não se move pode ser um satélite geostacionário :)
Se se mexe, podem ser os painéis a rodar e o satélite torna-se visível até "entrar" na sombra da terra.
Mas não é efectivamente grave. Não se preocupem :)
No site heavens-above basta colocar a localização lat e long e aparece tudo o que é visível, artificial :) e informações das magnitudes, flairs, iridiums, coordenadas, hora em que surge e em que desaparece. É muito bom.
Abraço

21
USADOS / [VENDIDO] Mala para refractor longo ou newtoniano
« em: Maio 22, 2012, 12:44:11 pm »
#--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assunto:Mala para refractor longo ou newtoniano ...

Observações: ...

Serviu para guardar, da melhor maneira, o meu refractor Antares f9,44 de 5" mas já a não preciso. Tem as dimensões internas de 1200mm* 280mm*280mm.
É o ideal para grandes refractores de 5 até f9,5 e de 6" até f7,5. Serve perfeitamente para newtonianos até 8" e f6.
É de cor preta, feita em material extremamente resistente(hard travel case), tem rodas, duas pegas e pode fechar-se à chave nos três fechos de que dispõe.
Aceito trocas.
Preço: €150 com portes incluídos

Fotos: ...
Envio fotos a pedido.

Obrigado
Cristóvão Cunha

22
Notícias / Re: Hoje dia 19 SuperLua
« em: Maio 10, 2012, 09:13:24 am »
Olá AJC. Podes também anexar directamente fotos até 1024 kb se não erro.
Abraço

23
Montagens / Re: VLT sem EQ: a opção foi pela montagem Azimutal
« em: Maio 10, 2012, 09:11:08 am »
Não sabia. Obrigado pela informação.
Resta dizer que são montagens azimutais, mas só tiram imagens assim por serem muito, muuuito especiais :)
Para os amadores, creio que uma equatorial para AF e observação seja o melhor compromisso entre investimento e utilidade :)
Abraço

24
Montagens / Re: GSO AZT mount, a minha review
« em: Maio 10, 2012, 09:07:51 am »
Olá Cristóvão, tudo bem?
Excelente review, parabéns. ;)
Olá Emanuel. Tudo. E contigo? Obrigado pelos cumprimentos ;)

AJS, eu pessoalmente até prefiro as equatoriais, e causa da AF, mas ter uma pequena azt para usar como grab&go é óptimo. Sobre a Vixen Porta, a única coisa que lhe aponto, que não se encontra na Gso, é o tamanho do braço. Por ser mais curto, torna-se impossível o uso de alguns sct's, nomeadamente os maiores.

Um abraço

25
Actividades e Eventos / Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« em: Maio 10, 2012, 09:03:23 am »
Conta comigo. Não perco isso por nada ::)

26
Telescópios / Re: Alinhamento ETX-125
« em: Abril 17, 2012, 05:42:29 pm »
Pergunta no face joão, no grupo astronomia! O Spitzer (David) já teve problemas com o autostar da Meade e fez actualização. Já trabalhei com um ETX 105 e sempre sem problemas! O ETX125 alguma vez funcionou bem?
Abraço

27
Actividades e Eventos / Re: Clube de astronomia em Coimbra
« em: Abril 16, 2012, 10:31:44 pm »
Olá Artur e olá Shinning! Em Coimbra não creio que haja nenhum clube ou grupo dedicado à astronomia para poder falar deste apaixonante hobbie e ciência. No entanto, em Viseu, e a menos de uma hora de distância de Coimbra há um grupo chamado Ofiúco. O tempo nem sempre ajuda, mas como somos teimosos, juntamos-nos mesmo que chova por termos uma sala "só para apaixonados". Como sois os dois de Coimbra, partilhar despesas nestes tempos de crise, talvez seja boa ideia, e como no IP3 não se paga portagem, é melhor ainda. A sede da associação é mesmo à saída do IP.
Mais informações em: www.ofiuco.org.pt 
Se ainda se não apresentaram, passem por aqui (http://forum.galactica.pt/index.php/topic,10.msg25783.html#msg25783) e escrevam duas linhas ::)
Um abraço.
Cristóvão

28
Astrofotografia: Digital / Re: Mais astrofotografias
« em: Março 28, 2012, 11:55:52 pm »
Parabéns Jorge! grandes fotos!
Obrigado pela partilha!
Cristóvão

29
Actividades e Eventos / Maratona Messier em Dornelas dia 21 de Março
« em: Março 23, 2012, 04:25:38 pm »
Olá a todos. Serve o presente post para dar conta do próximo encontro de AA em Dornelas. Quer dizer, para ser exacto, não se trata de Dornelas, mas de uma pequena aldeia a norte de Dornelas com o nome de Cortiçada. O local do encontro será, como no anterior, no campo de futebol, longe das luzes, num planalto a 700m de altitude, com o horizonte completamente desobstruído em todas as direcções, bem melhor que o campo de Dornelas/colherinhas onde fizemos o grande encontro de Junho.
As coordenadas são 40º 45' 23 N e 7º 32' 40 O. Há estrada alcatroada até lá, e o local fica não longe da municipal que vai de Dornelas a Aguiar da Beira. Acho que é o lugar perfeito para os encontro do NAV (agora associação Ofiuco!

O dia não será o ideal para a maratona Messier porque a lua estará bem visível quase toda a noite junto de gémeos, mas atendendo às previsões para o fim‑de‑semana de lua nova de Março, esta é a única oportunidade de espreitar os objectos de Messier. 

O encontro começará às 18h00. Quem não sabe ir até lá, venha ter a minha casa. Coloquem no GPS, Dornelas "centro". É onde eu moro. De lá sairemos em caravana e em 5 minutos ou 4km estamos no lugar de observações.
Absolutamente indispensável são os agasalhos. Sobretudo para os pés. Vesti os pares de meias que entenderdes necessários. Com o frio não se brinca, sobretudo àquela altitude. Não é alta montanha, mas vem um ventinho da serra da estrela que tira qualquer um do sério. Já estamos em Março mas o frio mantém-se,msobretudo à noite.

Até lá.

Como anfitrião, espero-vos numerosos 

Para mais informações, cscunha1984@gmail.com ou             926 670 528       ou ainda http://www.ofiuco.org.pt/index_ficheiros/Page568.htm

30
USADOS / Re: [VENDIDA] Skywatcher Heq-5
« em: Março 22, 2012, 08:58:35 pm »
Vendida! Obrigado a todos os interessados
Abraço
Cristóvão

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 8