Sistema Solar => Secção Planetária => Plutão => Tópico iniciado por: PauloSantos em Agosto 14, 2006, 01:52:14 pm

Título: Conferência de astronomia definirá situação de Plutão.
Enviado por: PauloSantos em Agosto 14, 2006, 01:52:14 pm
O sistema solar está sofrendo uma crise de identidade. Por décadas acreditou-se na existência de nove planetas, mesmo que alguns cientistas suspeitassem de Plutão, o mais distante do Sol. Mas a recente descoberta de um objeto maior e mais distante que Plutão ameaça criar um caos. Essa pedra, conhecida como "2003 UB313", deve se tornar o décimo planeta? Ou Plutão deve ser expulso da lista? Afinal, o que é exatamente um planeta?

Culturas passadas constantemente revisavam as suas respostas sobre a definição do que é um planeta e os cientistas contemporâneos assumem que ainda não há uma definição universal. Tudo isso pode mudar com a descoberta desse novo objecto do espaço.

Na Conferência União Astronómica, que começa nesta segunda-feira, em Praga, na República Checa, e vai durar 12 dias, cientistas vão discutir sobre os planetas e mais especificamente sobre Plutão e o novo objeto. "É hora de chegarmos a uma definição", disse Alan Stern, que dirige a base espacial de Colorado, nos Estados Unidos. "É vergonhoso perante o público que nós, astrónomos, não tenhamos uma".

Fonte: Agência Estado in Yahoo News
Título:
Enviado por: mmontes em Agosto 14, 2006, 08:30:40 pm
Acho que já está praticamente definido que Plutão vai continuar a ser planeta. Muito para meu desagrado, mas prontos... não podiam tirar o título de "planeta" ao único descoberto pelos americanos, né...??  :roll: