Autor Tópico: O importante é nunca deixar de tentar :)  (Lida 2149 vezes)

Offline Paulo Gordinho

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
O importante é nunca deixar de tentar :)
« em: Abril 03, 2007, 03:14:35 pm »
Caros Amigos

Pensava eu que já conhecia relativamente bem até onde (em questão de magnitude) poderia o meu telescópio penetrar no céu profundo.

Eu e o amigo de observação João Marum, (ambos pertencentes ao Grupo de Observações dos Astrónomos Amadores do Algarve) grupo este que cada vez mais, tem progredindo no terreno em direcção ao Alentejo, na esperança de encontrar céus escuros.
Esta deslocação para este novo local foi sugerida pelo João Marum que o descobriu atravez do "Google Earth" sendo o local como que um pequeno prado rodeado por montes baixos e situado entre a Barragem de Sta. Clara e a povoação de Santana da Serra, na minha opinião, um pequeno oásis no mar de poluição luminosa, que afecta cada vez mais o nosso pais. Apesar da noite ter se mostrado com pouca transparência, devido ao facto de apresentar nebulosidade, o que levou a que a observação tenha acabado por volta da meia noite.
Algo me tirou fora de mim, pois já me tinha mentalizado que nunca  ira conseguir observar com o meu dob de 8" NGC 2024 conhecida com Nublosa da Chama, nublosa esta bastante difusa, mas que finalmente foi possível a sua observação, juntamente com a faixa de absorção que passa pelo meio dessa nublosa, a qual foi me apresentada aos meus olhos como que um prémio ao esforço e dedicação, ao sondar novos locais de observação na esperança de melhores céus.
Aqui aprendi que um bom céu, leva a que um telescópio se revele em todo o seu esplendor, podendo mesmo surpreender o observador em relação a sua abertura instrumental.
Temos de voltar lá :)

Gor
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Paulo Gordinho »
Gor
GOAAA

Offline Astrolupa

• Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 03, 2007, 03:42:16 pm »
Excelente post mr. Paulo! Apesar das condições climatéricas adversas, fiquei com pena não ter conseguido ir. Espero que o próximo "meeting" seja em breve para também eu (e quem mais quiser) possa desfrutar desses ceús magnificos!  :D

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 03, 2007, 03:42:16 pm »

Offline xumaxer

• Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 03, 2007, 05:43:12 pm »
Excelente!
Eu estive em Nave Redonda em Agosto passado e uau... bem bom.
Muito perto de Stª Clara a Velha. Como levei o meu C6 (férias) e alguns familiares para espreitarem, não consegui ter uma sessão séria.
Estou à espera que este ano o faça.
Como costumo passar férias em Portimão (Agosto) será que vocês daí de baixo estarão por aí nessa altura?
Podia ser uma boa oportunidade de nos conhecermos pessoalmente e trocarmos algumas experiências/conhecimentos, além de podermos fazer uma ou outra sessão antes da Astrofesta.
E não tentaram o "cavalo"?  8" é curto, né?

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer

http://myskyatnight.

Offline Astrolupa

• Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 03, 2007, 06:20:56 pm »
Por mim penso em estar cá por baixo (como de costume), se bem que tenciono ir à Astrofesta este ano, mas como é só um fim-de-semana...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline omeuceu

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 03, 2007, 06:22:03 pm »
não há nada melhor que um local onde estive em 2002 - Pulo do Lobo perto de Serpa. :) Foi o único sítio onde vi a luz zodiacal :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por omeuceu »

Offline Paulo Gordinho

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 04, 2007, 09:43:57 pm »
Amigo Xumaxer
Tentei o cavalo, mas não consegui detectar nada.
Estou sempre por cá em Portimão no mes de Agosto, quando passares por cá é só avisares :)

Gor
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Paulo Gordinho »
Gor
GOAAA

Offline xumaxer

• Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 04, 2007, 10:19:45 pm »
Astrolupa e Gor

Estarei em Portimão na primeira quinzena de Agosto (espero) e regresso para a Astrofesta.

Vou levar o meu C6 e quando estiver próximo, mando mp para trocarmos contactos. Lá não tenho net mas tenho telelé.

Gor, acho que para o "cavalo" só mesmo com grandes aberturas, mas só chegar a conseguir imaginar que está lá...

Este tipo conseguiu ver qualquer coisita com 11"...
Aqui está a descrição do Uncle Rod:
http://uncle-rods.blogspot.com/2006_11_01_archive.html

Vale a pena ler.

Até breve.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 04, 2007, 10:19:45 pm »