uma coisa que sabemos é que não sabemos quase nada sobre a vida.

Por isso, é perigoso passarmos as experiÊncias que temos para outros mundos. O conceito de Vida que temos pode não abarcar outras situações que são totalmente desconhecidas para nós. Até à decada de 70, pensava-se que seria impossível a existência de vida no fundo de oceanos (em especial os de maior profundidade), e explorações feitas na época demoliram essas ideias. Quem garante que o mesmo não possa acontecer noutras circunstâncias que pensamos ser impossível? Mesmo as leis físicas / químicas sabemos realmente que elas se aplicam no todo do Universo? Ou poderá haver variações locais dessas leis? Sabemos isto??
Um aparte: quem nos garante que este é o único Universo onde estamos? --- O que sabemos? A consciência é o pior castigo que nos foi dado. Termos consciência de que temos de pensar na terrível questão: o que estamos aqui a fazer? Para onde iremos??? Seremos apenas prisioneiros de genes que imperdoavelmente, nos fez ganhar consciência, que nos fez interrogar.... ou estaremos a ser manipulados?
Um peixe no oceano... não faz "ideia" do que possa existir além-mar. É um elemento sem consciência... mal ele "sabe" que existem seres com consciência além do mar. Façamos o mesmo para extrapolar cá para fora... o que será que há para além do Unjiverso? Haverá algo mais? Haverá algo mais que desconheçamos que a consciÊncia??
Ou o espaço-tempo, ou o que lhe queiram chamar, é que cria o Universo, não fazendo sentido de falar o que há "para além"... Qualquer que seja a resposta será sempre desconcertante. Acho que a razão humana, por mais brilhante que seja a mente, neste momento, não conseguirá chegar À resposta a essa questão. Poderemos eternamente ficar na dúvida. Parece que, cruelmente, a vida apenas se copia a si própria... sem um fim em si mesmo. Não há sentido... Procuramos um sentido que provavelmente não existe. Quanto mais penso na questão, mais receoso fico em querer saber. Às vezes, é melhor não saber...
Um abraço,
Jorge Almeida