Devem estar a pensar, "Mas em que é que os vulcões se relacionam com a astronomia?". Pois é, aparentemente nada, mas pode ter. Vou explicar melhor.
Nos últimos 500 anos, mais de 250 mil pessoas morreram directa ou indirectamente devido a erupções vulcânicas. E se podessemos prever estas erupções a tempo de salvar vidas?
Um astrónomo chamado Steve O'Meara e a sua esposa Nara O'Meara (caçadores de vulcões) sugerem que as erupções vulcânicas estão relacionadas com as fases da Lua e com o alinhamento da Lua, Sol e Terra. Para tentar provar que esta teoria não é descabida, viajaram com mais alguns investigadores, entre eles astrónomos, até o vulcão Strumboli em Itália, um dos vulcões mais activos actualmente.
Eis a ilha e o Vulcão:

View of Stromboli (Photograph courtesy of Lorella Francalanci)
Steve diz: "Se Júpiter influencia Io (a lua do fogo) porque não a Lua influenciar a Terra?"
O grupo fez turnos para apontarem durante 24h por dia durante 2 semanas, as horas a que ocorreram as erupções, a cor e o cheiro.
A erupção mais violenta que ocorreu, foi quando a Lua se encontrava no perigeu mesmo em cima de Stromboli e era Lua cheia, conseguiram prever 80 a 90% das erupções.
Foi um bom resultado para a expedição apesar das dificuldades tremendas que tiveram em sobreviver na montanha...
Se houver mesmo correlação entre fenómenos este é bom exemplo de como a astronomia pode salvar vidas...
Este foi um documentário que vi ontem na RTP2 da National Geographic Society. Achei o muito bom, mas ainda há muito que estudar...

Vejam mais fotos em
http://www.stromboli.org/Saudações