Autor Tópico: Roll off  (Lida 5609 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Roll off
« em: Março 22, 2007, 10:12:14 pm »
Ok, dando seguimento ao tópico anterior, venho aqui expôr a minha ideia para o telhado.
Vai ser um roll off de apenas uma água. Do lado direito é a parede de um vizinho. O observatório vai lá ficar encostado. Tem ainda um muro mais abaixo.

O telhado basculante vai deslizar para dentro do fixo. Isto evita problemas de calha à chuva. Facilita também a construção do telhado mas exige maior precisão.
[/img]
Esta imagem mostra um pormenor do roll-off. Para evitar que a control room tivesse de ser mais larga, apenas o telhado é mais largo. Pensei também que já posso ter a calha em U


Vista lateral.

Venham daí essas opiniões!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 23, 2007, 10:21:49 am »
Desculpa-me o off-topic, mas essas imagens têm muito bom aspecto!..

Mas em relação ao observatório em si, não me parece mal pensado.. Pode ser chato em caso de chuva forte com vento, que sugira à água que entre pelo buraco para dentro do observatório.
Isto pode ser quer entre os telhados, quer pelo buraco cá em baixo usado para o tenhado menos entrar para dentro do maior.

Mas isso talvez se resolva, aumentando a largura do telhado menor para ficar maior do que a abertura do observatório, e colocando umas escovas ou uma tira de borracha no telhado de cima.
Fora isso, acho que só falta uns ganchos a prender o telhado na posição fechada :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 23, 2007, 10:21:49 am »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 23, 2007, 11:51:04 am »
Sim, a chuva é chata. O quintal é meio abrigado e a ranhura está virada para sul, portanto a chuva virá principalmente do outro lado. De qualquer modo, vi um observatório que usou pêlo de pinceis grossos para fazer vedação...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 23, 2007, 07:04:42 pm »
Parece bom. Por outro lado, vi umas fotos, da antiga Telescope Making, que no lugar do trilho metálico simplesmente usava madeira mesmo, e funcionava bem - que acha da idéia?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 24, 2007, 08:40:51 pm »
Podia usar madeira, mas provavelmente ganharia folgas com o tempo, pois teria de fazer uma calha de madeira em U e as paredes da calhar poderiam ganhar folga... Além disso o perfil da calha é mais fino.
Mas não descarto a madeira...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 24, 2007, 08:40:51 pm »