Autor Tópico: Fotografias revelam cavernas em Marte  (Lida 2197 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SECO

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Fotografias revelam cavernas em Marte
« em: Março 17, 2007, 04:22:03 pm »
Comunidade científica acredita que as grutas podem ter protegido formas de vida primitivas.



A análise detalhada de imagens da superfície de Marte, enviadas pela sonda da Nasa “Odyssey”, revelou o que podem ser sete cavernas. A descoberta foi dada a conhecer numa conferência científica em Houston no Texas.


Embora ainda estejam a decorrer investigações para se provar que as cavernas são realmente cavernas e não simples buracos, os cientistas envolvidos nesta descoberta reforçam ter sido atingido um importante patamar nos estudos sobre o planeta vermelho.
As potenciais grutas estão localizadas perto do vulcão Arsia Mons - o segundo maior relevo do planeta com 19 km de altura -, e têm uma profundidade tão grande que o fundo não pode ser visto do exterior. “A sonda detectou o que pareciam entradas verticais de luz abaixo da superfície”, revelou Glen Cushing, um dos colaboradores na investigação.
Segundo os cientistas, as cavernas podem ser as únicas estruturas naturais capazes de proteger formas de vidas primitivas dos mais variados ataques, que assolam constantemente a superfície marciana. A temperatura no interior das cavernas, revelada pela “Odissey”, aponta exactamente nesse sentido, o que deixou a comunidade científica ainda mais entusiasmada.


Sete nomes para sete irmãs

Numa das grutas, a que os cientistas apelidaram de “Annie”, a temperatura registada durante o dia é mais quente do que nos buracos comuns e mais fresca do que nas áreas expostas à luz solar. “Exactamente o que aconteceria se fosse uma caverna”, sublinha Cushing, que lembrou “nunca ter sido feita uma descoberta destas em Marte”.
Como não podia deixar de ser as sete candidatas a cavernas, foram baptizadas com nomes tipicamente americanos e devido à sua proximidade apelidadas de “sete irmãs”, são elas: Dena, Chloe, Wendy, Annie, Abbey, Nicki e Jeanne.
A entrada das cavernas aparenta ter entre 100 a 250 metros e uma vez que na maioria dos casos não é possível ver o fundo, os cientistas calculam que devem ter entre 70 a 95 metros de profundidade.
Contudo, Dana revela o que as outras irmãs não mostram. Das sete cavernas é a única onde é possível ver o fundo. Esta novidade já levou os investigadores a calcularem que a profundidade de Dana deve rondar os 130 metros.
A sonda “Odyssey” deixou o planeta Terra em Abril de 2001, para desde então, pesquisar todos os vestígios de água em Marte.

Fonte - Expresso
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por SECO »
Diogo Lucas

Offline sara

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 81
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 18, 2007, 06:36:12 pm »
era mesmo bom que tivessem sido feitas por outras vidas...mas nunca se sabe pode mesmo.

Eu por acaso ja tinha lido uma noticia sobre isso acho mt interessante :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por sara »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 18, 2007, 06:36:12 pm »