Astronomia > Notícias

Cápsula indiana de volta à Terra com sucesso pela 1ª vez

(1/1)

PauloSantos:
Cientistas indianos conseguiram pela primeira vez fazer retornar com sucesso à Terra uma das suas cápsulas espaciais, no que os especialistas vêem como um passo crucial para o futuro lançamento de uma missão tripulada, informou hoje a emissora de televisão "NDTV".

Até ao momento, apenas os Estados Unidos, Rússia e China tinham conseguido realizar uma operação deste tipo, ressaltou a emissora, que citou fontes da Organização Indiana de Pesquisa do Espaço (ISRO).

O satélite, que estava em órbita a 625 quilómetros de altura, entrou na atmosfera a mais de 28.000 km/h, segundo a "NDTV", e desacelerou a sua velocidade até cair em águas da baía de Bengala a cerca de 36 km/h.

Trata-se da primeira ocasião em que a Índia leva a cabo com sucesso uma missão deste tipo, algo fundamental para o possível envio de uma missão tripulada ao espaço, segundo especialistas.

Em Junho do ano passado, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, pediu o estudo da possibilidade de empreender uma corrida espacial, algo a que foi apoiado de forma unânime pela ISRO.

Segundo os cálculos dos especialistas, uma missão desse tipo requereria oito anos de trabalhos e um investimento entre 1 e 3 mil milhões de dólares americanos.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa