Após alguns rolos de astrofotografias desfocadas, eu posso dizer que tenho uma vasta experiência em fotografia desfocada! Atravéz da fotografia desfocaga, conseguem-se transições suaves entre branco e preto.. Estrelas maiores e menos brilhantes... Consegue-se ainda fazer transparecer logo a visão de quem usa uma graduação nos óculos diferente da recomendada!..
Pode ser muito bonito do ponto de vista artístico... mas... Infelizmente - Incluindo eu - ninguém gosta!

Então resolvi fazer uma experiência simples e curta para responder à questão "Qual o curso do focador que dá a focagem melhor? (para o que eu lá costumo ter enroscado)"
Ver tamanho maior (64Kb)

Aqui está o que fiz:
Tapei o telescópio com uma máscara com dois buracos (vulgarmente conhecida como Máscara de Hartman), orientando-os com Norte e Sul.
Foquei a olho e desfoquei ligeiramente para um dos lados. Tomei nota do comprimento que o tubo do focador estava saído para fora. Em seguida abri o obturador da máquina e, sem seguimento, esperei que as estrelas fossem passando. depois tapava a objectiva com a mão durante uns segundos e avançava o focador um
nadinha de cada vez.
No início da exposição, mexi o telescópio em declinação para saber em que ponta tinha começado

(do lado direito na foto)
Comecei com uma distância de 39,0mm e acabei com uma de 36,4mm, como foram 13 avanços que fiz isto dá uma média aproximada de 0,2 mm por cada traço de estrela.
(É engraçado ver as imagens dos dois buracos a fundirem-se a meio caminho e voltarem a separar-se na outra ponta. Dá também para reparar que um buraco é maior que o outro, porque os rastos causados por cada um têm intensidades diferentes (ver o tamanho maior))
Estimo que a distância ideal esteja, no meu caso, algures entre 37,4 e 37,6 mm. Gastei só uma fotografia rápida para saber isto (embora tenha que ter enchido o rolo com fotos a fogo de artifício para o mandar revelar)
Estas são duas estrelas 2,5º a NE da Alpha Cygnus (Cisne) (Epslon 1 e Epslon 2) de magnitudes entre 5 e 6, mais ou menos..
Digitalizado a 2400 pdi. Foi tirada com redutor F/6 (apesar da distância focal de 612mm, estimo que tenha sido à volta de F/30 ou F/40 por causa da máscara) A ideia inicial era fazer isto à estrela Alpha Cygnus, mas essa ficou sobre exposta no rolo de 400 ASA. Felizmente encontrei estas na foto
