Alguém pode me ajudar com a escolha do nome dos telescópios que vou construir? Estou com um lapso de imaginação aqui...
Há pouco comentei sobre uns telescópios portateis que gostava de ter um PortHubble :mrgreen: se o nome não existir já, pode ser um bom

De resto, muita coisa em astronomia tem nomes estranhos porque eram/são os apelidos dos fabricantes.. Quem é que se ia lembrar de chamar Bisque a uma montagem, ou Toscano a um telescópio? Aqui para nós, um telescópio Rostirolla R1 de 8" pode muito bem ser um instrumento de qualidade! Há também a hipótese mais comum de dar nomes de constelações, ou estrelas.. (Pegasus de 12", ou Aldebaran de 10", ou então Acrux, Becrux, Mimosa, Gacrux

)
Olá, Fil e DarioHá vários critérios utilizados pelso fabricantes para atribuir nomes aos seus telescópios. Apresento seguidamente um apanhado de situações.
1. Dar o nome (apelido) do construtor. Ou um acrónimo feito com as iniciais desse nome.
Bisque é o apelido do construtor das montagens Paramount (Daniel Bisque). Podia ser Duarte, Fonseca ou, até mesmo, Mascarenhas. Há nomes mais adaptáveis que outros para esse fim, é claro. Por exemplo, "TMB" é o acrónimo do designer óptico Tomas Michael Back. Takahashi é o nome de família dos fundadores. Ceravolo, apelido do Peter Ceravolo. E "Toscano" é o apelido do italiano Frank Toscano. O amigo Rostirolla tem até um nome óptimo para telescópios: Rostirolla 8.5 (8 polegadas, f/5; Rostirolla 10.45 (10 polegadas f/4,5, etc. Ou, mais abreviadamente, R8, R10, R12, etc.
Aliás, este hábito vem de longe e foi muito adoptado nos automóveis: quem não reconhece à nossa volta os resultados, ou a continuação da obra de génios mecânicos empreendedores, como Luis RENAULT, André CITROEN, Adam OPEL, Henry FORD, DE TOMASO , Enzo FERRARI, e até os emblemáticos Charles Stewart ROLLS e Henry ROYCE ??
2. Também há quem use nomes de estrelas: Megrez, Mizar, Alcor.
3. Nomes de constelações, como, por exemplo Orion.
4. Nomes de continentes, como "Europa", designação de uma linha de telescópios da Orion inglesa (Orion Optics).
5. Há os nomes independentes, ligados a conceptualizações astronómicas: Astrophysics, Sky-Watcher, Stellarvue. Ou ainda Televue, abreviadamente "TV" caso em que se segue a abertura, em milímetros, como TV76, TV85, TV 102,... ou até NP101, onde N vem de Albert
Nagler (fundador da Televue) e P vem de
Petzval que é o nome de um antigo génio da óptica, alemão, Joseph Von Petzval, que idealizou as objectivas de 4 elementos em dois grupos, aperfeiçoadas depois por Nagler, com vidros de produção moderna.
6. Nomes combinados dos casos 1 e 2, por exemplo William Optics, onde "William" é o nome do Willian Yang, fundador dessa empresa. Mas ele chama nomes diversos aos telescópios produzidos, desde Megrez (nome de estrela) até FLT (de fluorite).
7. Siglas ou nomes de sonoridade fácil de lembrar:TEC (Technical Engineering Telescopes), SV, Stellarvue.
8. Designações latinas, como Alter (=outro), como acontece em todos os telescópios Intes-Micro, onde "Alter" é seguido do tipo óptico, M (=Mak-Cass), MN (=Mak-Newton), abertura relação focal: por exemplo Intes-Micro MN66, 6 polegadas, F/6. Ou, or exemplo, "Gladius" (
espada em latim) nome que o italiano Paolo Lazzarotti deu à sua linha de telescópios Cassegrain.
9. Siglas,formadas pela inicial da marca mais diâmetro em polegadas: C6, C8, C 9.25, C11, C14, onde o C, inicial de "Celestron" é uma redução do nome inicial ("Celestron Pacific", depois "Celestron International" e finalmente apenas "Celestron").
10. Nomes de planetas: Marte, Júpiter (convém que este seja o modelo maior de telescópio produzido), Saturno, Neptuno.
11. Nomes de localidades, como "Meade", que curiosamente se pronuncia como a leitura portuguesa de "M-Mide"
Como estão a ver, há muito por onde escolher.
Abraço e boa inspiração
Guilherme de Almeida.