Olá Takuara,bem vindo ao forum.
Bem, não sabendo quem ofereceu esse telescópio, tenho que infelizmente lhe dizer que comprou banha da cobra, como se costuma dizer.
Eu explico:
Esse telescópio em concreto, mesmo eu não conhecendo essa marca, tem tudo de errado. O primeiro sinal que indica que é mau, é ser anunciado como um telescópio que amplia muito. 225X num telescópio com uma objectiva/lente com um diãmetro de 50mm, é como dizer que um Fiat Punto pode atingir os 300 km/h. Não dá, né?
As leis da física simplesmente não o permitem. Para calcular o máximo que uma objectiva pode ampliar é multiplicar o diãmetro dela por 2,4X , se o diãmetro fôr dado em milímetros, ou então multiplicar por 40 ou 50 X, se o diãmetro da objectiva ou espelho, conforme o tipo de telescópio, for dado em polegadas.
Isto significa que esse telescópio só pode aumentar até um máximo de 120X ( 50X2,4=120 ). Em noites muito boas e límpidas, talvez se possa ir um pouco mais, mas não é aconselhável.
Outra das coisas que também indicam que é mau telescópio, é a montagem dela ( o tripé). A montagem, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é o elemento mais importante. Deve ser sempre comprada a pensar na estabilidade que vai proporcionar, quando se está a observar e mais ainda se for utilizada para fazer fotos dos objetos do céu. Por isso mesmo, o telescópio que se irá utilizar nessa montagem, deverá ser sempre 3/4 da capacidade de peso dela, para evitar que ao observar, qualquer vento ou brisa, ou então algum toque acidental, faça com que ela trema por todo o lado, e consequentemente,também o objecto que estivermos a observar.
Mais um indício da fraca qualidade dela: as oculares e a barlow. A de 4mm e a de 12,5mm devem ser do tipo R ( Ramsden) ou então um desenho um pouco melhor, mas mesmo assim fraquinhas. A Barlow de 3X, não ajuda nada. Ela utiliza-se assim: coloca-se no porta oculares e depois dentro dela uma das oculares.
O que ela faz é aumentar a distãncia focal do telescópio ( que é a distãncia que vai da lente até ao ponto em que a luz fica focada num ponto, tal como uma lupa quando se utiliza para queimar papel), e como é de três vezes, aumenta os 300mm que o telescópio tem, para 900mm. Porque não consegue ver nada ou quase nada? Porque como o máximo que se deve utilizar nesse telescópio é de 120X, se se exagerar na ampliação, a imagem fica tão escura que não se vê nada de jeito. A ampliação de uma objectiva ou espelho, é proporcional à àrea do mesmo, isto significa que quanto maior a àrea, mais luz consegue captar e mais ampliação se pode utilizar.
Pode-se ver bem a Lua, e dos planetas, Júpiter consegue-se ver com as 4 luas principais, se bem que o planeta parece uma bolinha pequena. Saturno consegue-se ver com o anel, muito pequeno, mas dá para perceber que tem um anel. Vénus consegue-se ver as fases, que tem, tal como a Lua. E depois consegue-se ver alguns objectos do céu profundo, tal como enxames de estrelas . Em relação ao Sol, muito cuidado, o aconselhado é projectar a imagem do Sol numa cartolina branca e nunca olhar directamente na ocular. Com um filtro próprio tudo bem, mas todo o cuidado é pouco. Normalmente só se erra uma vez, a primeira e a ùltima, porque a cegueira pode ser permanente. Eu, por exemplo, já não observo o Sol, praí à uns 20 anos, ou talvez mais.
Em resumo, esse telescópio tem todos os ingredientes de ser um telescópio para criança, mas na prática é mau para a observação astronómica. Se foi oferta, tudo bem, costuma-se dizer que a cavalo dado, não se olha aos dentes, agora se foi uma compra , foi mesmo má escolha, pode até influenciar pela negativa, um interesse na Astronomia.
Se a minha explicação não tiver sido clara, por favor diga, que eu tento de outra forma.
