Autor Tópico: Apresentação  (Lida 2671 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Apresentação
« em: Julho 25, 2014, 01:11:07 am »
Olá a todos.

É com enorme prazer que me junto a este fórum na tentativa de evoluir com os conselhos de pessoas mais experientes e que me podem guiar por este mundo da astronomia. Bem como partilhar com vocês as minhas futuras experiências.

Portanto como daqui para a frente vou me tornar um grande xato, decidi apresentar-me :P
Chamo-me Cédric Pereira, tenho 25 anos e sou de Leiria, mas resido em Évora neste momento.

Já há muito tempo que ando para adquirir um telescópio mas como a coisa não é barata andei muito tempo a ler, a ver documentários, a olhar para o céu a olho nu e com binóculos.

À cerca de 1 mês finalmente adquiri um Newtoniano com montagem Dob, um GSO 200/1200.
Tenho duas oculares (GSO Super Plossl 25mm, TS Optics Super Plossl 4mm e está para chegar uma Orion Sirius Plossl de 10mm). Tenho também uma Barlow (TS Optics 2x) e um buscador GSO 8x50mm.



Já conseguir ver algumas coisas interessantes mas ainda tenho muito pouco tempo de observação: M81, M82, M13, M57, M31, M08, o Albireo. Lua, Marte e Saturno também constam na lista.

Neste momento, estou a fazer um projecto de monitorização e motorização do meu telescópio. Irei-lhe adicionar um microcontrolador, um giroscópio+acelerometro+bussula+sensor de temperatura e pressão, uns motores + enconders, e um pequeno LCD. Pretendo construir um sistema Go-To e um sistema de acompanhamento da órbita de um planeta ou de um objecto de céu profundo... Posteriormente irei adquirir uma câmara para fazer longa exposição e poder ver mais detalhes.

Em termos de formação, ando a realizar alguns cursos online de astronomia. A minha formação é em engenharia, que não aborda estes temas astronómicos ou se aborda, é muito ligeiramente e nas poucas disciplinas que tive de física.
Ando a aproveitar todos os encontros perto de mim, de astronomia, do Ciência Viva :P E agora tenho este fórum de astronomia para explorar.


O meu grande handicap é ainda não conhecer muito o céu e facilmente identificar determinadas estrelas e constelações. Ontem tive a oportunidade de ir para um lugar bem escuro, muito longe de qualquer ponto de luz e quando olhei para o céu era uma maravilha. Via-se tanta coisa mas tanta, a via láctea até ganhava relevo :P

Mas quando foi o momento de apontar o telescópio, fiquei completamente perdido (e pensava eu já ter uma boa experiência, perto da cidade tenho menos pontinho no céu e os mais fortes destacam-se), primeiro que conseguisse perceber para onde estava a olhar, foi um castigo  ;D Bem mas la conseguir ver a M81, M82 e a M57.


Cumprimentos e um bem há-ja.





"O único modo de descobrir os limites do possível é aventurarmo-nos um pouco para além deles, em direcção ao impossível."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Apresentação
« Responder #1 em: Julho 25, 2014, 12:26:03 pm »
Bem vindo! É um prazer ter sempre membros novos que queiram partilhar as suas experiências!
Cumprimentos,
João Clérigo

Re: Apresentação
« Responder #1 em: Julho 25, 2014, 12:26:03 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Apresentação
« Responder #2 em: Julho 26, 2014, 12:46:27 am »
Bem vindo Cédric! É um prazer ter mais um amigo astronómico que como nós, partilha desta paixão!
Estás bem lançado, e com esse teu Dob, acho que vais mesmo no bom caminho!
Realmente a diferença da qualidade do céu noturno é astronómica, quando se passa de um céu citadino para um céu longe da poluição luminosa! No meu caso foi ao contrário, e uma autêntica desilusão, porque passei dos céus Transmontanos,para os céus da zona do Porto, mais propriamente Maia! No entanto, sempre que posso, vou para casa dos meus pais, uma aldeia transmontana, e delicio-me com o céu noturno , que é uma coisa brutal!
 :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Apresentação
« Responder #2 em: Julho 26, 2014, 12:46:27 am »