Autor Tópico: Qual modelo comprar  (Lida 8782 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline thiago souza

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Qual modelo comprar
« em: Agosto 20, 2013, 11:25:43 am »
pessoal bom dia!
sou novo por aqui e estou com uma duvida, e preciso de uma ajuda da galera, estou quase comprando um telescópio refletor para observações de planetas e estrelas, mas estou na duvida qual pegar.
segue os modelos que me interessei;

1º Telescópio PowerSeeker 114EQ - Celestron
http://www.astroshop.com.br/Telescopios.asp?CodProd=21045

2º Telescópio Powerseeker 127EQ - CELESTRON
http://www.astroshop.com.br/Telescopios.asp?CodProd=21049

quanto o tamanho e peso não vejo tenho problema, quero mesmo o melhor..

Agradeço a todos aqui do fórum!

Abraços.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual modelo comprar
« Responder #1 em: Agosto 21, 2013, 11:47:03 am »
Olá Thiago, tudo bom?
Olha, a Celestron é uma marca bem conhecida do mundo astronómico, mais com os telescópios de desenho Schmitt-Cassegrain, do que com os newton.
No entanto, os newton da Celestron também são uma boa opção para iniciar a astronomia.
Assim sendo, entre um e o outro, eu escolheria o 127mm, porque nenhum deles é pesado e este é um pouco maior, o que melhora um pouco mais a observação de objetos, por captar mais luz que o de 114mm.
Uma coisa que também te quero dizer, é que, no caso do 127mm, e embora não seja normal ver no site da Celestron, o fato de mencionar, nas especificações do telescópio, que o mesmo amplia não sei quantas vezes, é sempre mau sinal; bom, não querendo defender a Celestron, que eu até tenho material deles, é possível que tenha sido o administrador do site a colocar estas especificações.
De qualquer maneira, a Celestron é muito conhecida, e apesar de ter, assim como dezenas de outras marcas, origem Chinesa, do fabricante Synta, é uma boa opção de compra.
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Qual modelo comprar
« Responder #1 em: Agosto 21, 2013, 11:47:03 am »

Offline thiago souza

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual modelo comprar
« Responder #2 em: Agosto 23, 2013, 03:22:39 am »
Caro amigo Emanuel,
Fico agradecido com a sua resposta, olha, eu acho que irei pegar mesmo o 114mm, pois andei pesquisando em alguns sites e até mesmo vendedores, de que o 114mm é melhor para observação de planetas, pra dizer a verdade eu não vejo problemas com o tamanho e peso, mas sim a possibilidade de observar melhor os planetas, bom como você disse que o 127mm é melhor para observar objetos, queria saber o seguinte, qual dos dois seria ideal para visualizar planetas como jupter, saturno e outros??
desde já fico agradecido.
abraços.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual modelo comprar
« Responder #3 em: Agosto 23, 2013, 01:07:27 pm »
Bom, a norma para selecionar um telescópio para observação de planetas, não tem mais a vêr com o desenho òtico, mas mais com a seleção de um tubo com distãncia focal longa.
Normalmente um F/8 ou superior é o ideal, porque nos planetas, deve-se utilizar ampliações altas, porque são objetos brilhantes e a idéia também,é conseguir distinguir detalhes neles.
Por causa disso, alguns tipos de telescópios são mais indicados, tais como os chamados de catadióptricos, por ex os schmitt-cassegrain ou os maksutov-cassegrain, entre outros, porque como são sistemas compactos, podem ter focais muito altas, num tubo muito curto, tipo F/12.
Bom, no seu caso, ambos os refletores têm mais ou menos a mesma distãncia focal, um é F/7,8, o outro é F/8, por isso são parecidos, o de 127 terá mais vantagem, por ter mais poder de captar luz, mas ambos podem ser uma boa opção.
Já agora, para informação, para escolher um telescópio para observação de objetos do céu profundo, tipo nebulosas e galáxias, então deve ser o inverso, deve-se escolher um telescópio com focal curta, tipo F/4 , porque como são objetos difusos, requerem um sistema mais rápido e também um sistema òtico com um grande campo de visão, porque alguns objetos são bastante extensos.
 :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline thiago souza

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Qual modelo comprar
« Responder #4 em: Agosto 24, 2013, 04:26:50 am »
Olá Emanuel, mais uma vez tirando todas as duvidas...cara desse jeito nem vou precisar pesquisar sobre telescópios rsssss.
bom, pela sua opinião de que o 127mm é melhor pelo campo de visão, e por captar melhor a luz, do que o 114mm, acho que vou pegar esse mesmo viu, agora acabei de decidir, irei pegar o 127mm!!
por enquanto eu agradeço pela sua ajuda, alias pela aula, porque suas respostas são bem didáticas e deu para se ter uma boa noção sobre telescópios.
e assim que compra-lo eu posto algumas fotos dos astros que observar.
Abraços!

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Qual modelo comprar
« Responder #5 em: Agosto 24, 2013, 07:51:24 am »
Ora essa, ora essa, é um prazer poder ajudar!
Qualquer coisa é só perguntar, que eu só não ajudo se não souber!
E quando tiver seu equipamento, coloca fotos, que a gente adora vêr, viu?
Um abração  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Qual modelo comprar
« Responder #5 em: Agosto 24, 2013, 07:51:24 am »