Autor Tópico: Compra de telescópio  (Lida 11708 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricafreitas123

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Compra de telescópio
« em: Dezembro 01, 2012, 03:31:02 pm »
Olá! Sou nova aqui no forum e queria a vossa opinião para a compra de um telescópio. Estou indecisa em que telescópio devo comprar. Estes são os dois modelos em que estou indecisa:
http://www.fnac.pt/Konus-Telescopio-Konustart-700-1736-Binoculos-Telescopio-terrestre/a511720?PID=320&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=2&Fr=2
http://www.fnac.pt/Celestron-Telescopio-Astromaster-70EQ-Binoculos-Telescopio-terrestre/a109312
Se alguém me poder aconselhar qual o telescópio devo comprar por favor que responda obrigado :)

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #1 em: Dezembro 01, 2012, 04:41:57 pm »
Sê bem-vinda!

Ora aí está uma pergunta da qual só tu podes responder! ;)
Parece estranho, não?  ;D
É o seguinte, se fizermos essa pergunta a vários astrónomos amadores (ou não) todos eles terão respostas diferentes. E porquê? Porque o melhor telescópio é aquele que se usa mais vezes!
Ao comprar um telescópio deverá haver vários factores a ter em conta. O peso, que uso se vai dar, o que se quer observar e quanto dinheiro se pode investir! Não tem lógica comprar um telescópio pesado e complicado de trabalhar, se apenas queremos um tipo "grab and go" (pergar e andar).

Pelo que vi das hipóteses que deste, queres algo leve o fácil de usar, certo?
A primeira coisa que te aconselho, é comprares o telescópio numa loja da especialidade. Não quero dizer que a FNAc seja má ou assim, mas porque te podes aconselhar melhor, adquirir outro tipo de produto e com certeza mais barato!
Outra coisa, é para quanto tempo é que queres o teu telescópio. Para curto ou longo tempo de uso? Se quizeres para usar durante mais tempo, aconselho-te a comprar algo melhor! Mas não vás com a ideia de ver imagens a cores, de galáxias 3D, e detalhes planetários. Isso só em fotografia e com outro nível de material  :o

O que "mais importa" num telescópio é a sua abertura (capacidade do telescópio recolher luz). Quanto mais abertura, mais detalhe se consegue observar. As opções que referiste são 2 telescópios refratores com 70mm de abertura. Na minha opinião, davas um pouco mais de dinheiro e compravas este:
http://www.bs-astro.com/pt/loja/telescopios/refractores/celestron/astromaster-90-eq
Refrator de 90mm de abertura e montagem equatorial (pode parecer mais complicada de usar inicialmente, mas é muito prática!).

Espero ter ajudado em alguma coisa  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Compra de telescópio
« Responder #1 em: Dezembro 01, 2012, 04:41:57 pm »

Offline ricafreitas123

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #2 em: Dezembro 01, 2012, 05:15:11 pm »
Obrigada pela a tua opinião e pelos teus conselhos, mas é que aqui na Madeira (onde eu vivo) a única loja que se vende telescópios é a Fnac, ja tentei procurar outras mas nunca encontrei nada. Quanto ao ponto dar mais dinheiro pelo telescópio que me sugeriste não posso pois ainda tenho 13 anos e os meus pais disseram se quisesse um nao poderia ser muito caro, o máximo era até 200 euros (eles dizem que estamos em epoca de crise e nao devemos castar muito dinheiro) foi por isso que vos pedi opinião. Mas ainda continuo com a minha duvida, qual destes dois devo comprar?

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #3 em: Dezembro 01, 2012, 09:35:46 pm »
Ah, ok! Já percebi  ;D
Sendo assim, o Celestron. Sem dúvida!
O Celestron Telescopio Astromaster 70EQ já tem uma montagem equatorial e a Celestron (no meu ponto de vista) é uma marca mais credível no mercado e com qualidade!
Mas se pudesses ir para o Celestron Telescópio AstroMaster 130EQ... Os teus pais matam-me!!!  ;D ;D ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline ricafreitas123

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #4 em: Dezembro 02, 2012, 01:17:08 pm »
Obrigada pelo a opinião  :) Este Natal penso que já o tenho :)

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #5 em: Dezembro 14, 2012, 11:29:54 am »
Boa!!!
Então vai dando novidades e relatos. Se tiveres dúvidas, coloca-as no fórum que tentaremos ajudar  ;)
Boa sorte!
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline wanderson.campos

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #6 em: Abril 16, 2013, 01:15:05 pm »
Olá! Sou nova aqui no forum e queria a vossa opinião para a compra de um telescópio. Estou indecisa em que telescópio devo comprar. Estes são os dois modelos em que estou indecisa:
http://www.fnac.pt/Konus-Telescopio-Konustart-700-1736-Binoculos-Telescopio-terrestre/a511720?PID=320&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=2&Fr=2
http://www.fnac.pt/Celestron-Telescopio-Astromaster-70EQ-Binoculos-Telescopio-terrestre/a109312
Se alguém me poder aconselhar qual o telescópio devo comprar por favor que responda obrigado :)


pessoal tenho a mesma duvida.... eu sou cru de tudo.. mas ja gostaria de investir em um equipamento em q eu nao trocaria pelo menos nos proximo 5 anos


o que acham do Konusky 200 Motor 200m ???

detalhes


Fabricante   Konus
Modelo   Konusky 200 Motor

MPN   1793
UPC   698156017937, 8002620017934

Key Features
Tamanho da Lente     7.9 in. (200 mm)

Focal Length             39.4 in. (1000 mm)

Diametro Optico    7.9 in. (200 mm)

Design Optico         Newtoniano

Mount                    Equatorial

Technical Details
Max. Magnification         x 400
Finderscope                Optical
Motorized                        Yes



Dimensions
Measurement   400 x 200 mm



Escolhi o de 200mm por conta dessa tabela aqui:

http://www.apolo11.com/ceu/

citando:

 "........

200 mm    Magnitude 14

   Um excelente instrumento para o amador sério que deseja ampliar seus conhecimentos. O grande diâmetro do espelho permite ao astrônomo a ver os objetos do céu profundo, conhecidos por DSO (Deep Sky objects) com mais de 13.5 magnitudes. Astrofotografias de alta resolução dos planetas e satélites já fornecem resultados de grande qualidade técnica.

......"



e Se encaixa exatamente no que pretendo em minhas observações

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra de telescópio
« Responder #7 em: Abril 16, 2013, 10:49:18 pm »
Olá Wanderson, tudo bem? Bem vindo ao fórum.
Olha, um bom telescópio pode durar uma vida inteira, dependendo do tratamento e uso que se der ao instrumento, independentemente do seu tamanho; agora o problema é que muitos de nós sofremos daquilo que se designa em astronomia, de " febre do tamanho", que é o querer sempre um telescópio maior e melhor.

A questão muitas vezes nem é o seu tamanho, mas a sua qualidade e a qualidade da pessoa que o usa; por exemplo, na net aparecem imagens fantásticas, efetuadas com telescópios bastante pequenos, mas com muita qualidade, tipo os muito populares refratores apocromáticos de 80mm.

Mas voltando à sua pergunta, um telescópio reflector de 8 polegadas ( 203mm), com montagem equatorial ou com montagem Dobson, são provavelmente os tipos de telescópios mais usados e populares dos astrónomos amadores, por diversas razões: a mais òbvia, principalmente o Dobson, é o seu preço; não existem tipos de telescópios melhores, em que se pode comprar grande e barato ao mesmo tempo, do que os newton , seja dobson ou equatorial ( a diferença é só a montagem);

Agora algumas coisa que deves saber também:
primeiro, este tipo de telescópio, por ter uma distãncia focal curta ( F/5 ), é mais indicado para vêr ou fotografar os denominados DSOs, tipo nebulosas e galáxias, mas não é conveniente usá-lo numa zona de cidade ou numa zona em que haja muita poluição luminosa, porque esses DSOs não serão visíveis ou serão muito difíceis de vêr/fotografar, devido ao excesso de luz artificial; no caso dos planetas, os telescópios mais indicados são os que têm focal longa, porque como são objectos muito brilhantes, a poluição luminosa não os afeta e podemos utilizar ampliações elevadas, por estarem relativamente perto de nós, em termos astronómicos;

segundo, os telescópios newton e também os catadióptricos, por terem espelhos no caso dos newton, e espelhos e lentes, no caso dos catadióptricos, requerem, de tempos a tempos, que sejam colimados, ou seja, que se faça um realinhamento dos espelhos, porque com o uso, eles têm a tendência para se desviarem uns dos outros e a imagem fica afetada; na prática , o que acontece é que, por exemplo esse telescópio de 200mm tiver os seus dois espelhos desalinhados, voce pode estar a vêr uma imagem como se estivesse a observar por um de 150mm, porque a àrea do espelho principal não estava a ser totalmente aproveitada devido a esse desalinhamento, entende? A colimação é um procedimento muito fácil, e nestes telescópios deve ser feita com alguma frequência, para evitar esse problema;

Uma coisa mais que queria dizer, é em relação ao fabricante Konus; bom, se bem que tenha quase a certeza de que os telescópios Konus são fabricados pelos Chineses da Synta , que é o maior fabricante de telescópios do mundo, assim como outras marcas muito conhecidas, tipo a Celestron, a Orion, a Skywatcher, etc, etc, aquilo que me chamou à atenção, são os acessórios incluídos com este telescópio, por exemplo o buscador, um 6X20mm, muito fraquinho, deveria ser no mínimo um 7X50mm, para que se possa procurar o objeto que queremos observar com alguma comodidade; um 6X20mm não produz campo de visão conveniente para se procurar o que quer que seja;

 Outra coisa, as oculares incluídas: 25mm e 10mm.... Mas o quê? são oculares do tipo de Hyugens , ramsden , plossl ou quê? No mínimo plossl, as Hyugens, Ramsden, Super Ramsden, Modified Achromat, eu não as quero nem dadas, são do mais fraquinho que existe;

outro mau sinal: publicitar que o telescópio aumenta 400 vezes? Um fabricante decente nunca publicita que o seu telescópio aumenta não sei quantas vezes!!!!!! Isso é tentar convencer o cliente através de algo que normalmente ou não é possível , ou nem se utiliza; para sua informação, devido a vários fatores da nossa atmosfera, tal como poluição luminosa, poluição industrial, turbulência, etc, etc, por norma, não se pode ultrapassar as 300X de ampliação.

Por todas estas razões, na minha modesta opinião, eu acho que deveria comprar um Newton de 8 polegadas sim, mas não Konus, de outra marca com melhores características!
No entanto, se tiver mais dúvidas, é só perguntar, ok?
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Compra de telescópio
« Responder #7 em: Abril 16, 2013, 10:49:18 pm »