Olá, tudo bem?
Maiores, ou seja, quando se fala de oculares, quanto maiores em diãmetro e com mais campo de visão, maior o campo, tipo 40mm; quanto mais pequenas, mais ampliação e menor o campo de visão, tipo 10mm.
A regra é simples, para saberes a ampliação que vais ter no teu telescópio, divides a distãncia focal dele pela da ocular que estiveres a utilizar: 1000mm/20mm=50X. Se utilizares por exemplo uma de 40mm vais ter 25X de ampliação, e consequentemente maior campo de visão. A única preocupação que tens de ter, é a de não comprar oculares que ultrapassem o limite do teu telescópio, seja o máximo, seja o mínimo de ampliação. O máximo podes calcular através de uma fórmula simples: se o telescópio tiver as medidas em milímetros, multiplicas por 2,4X, ou seja 114mmX2,4= 273X ;se as medidas estiverem em polegadas, então multiplicas por 50X ou 60X se fôr um telescópio muito bom,ou seja, 4,5"X50=225X. // 4,5X60=270X.
Da mesma maneira que tens de ter cuidado com as baixas amplições, e só em telescópios do tipo newton, como o teu, e em catadióptricos, tipo maksutov ou schmitt-cassegrain; isto porquê? Porque estes telescópios têm um espelho secundário na composição do sistema òptico, e se utilizares uma ocular com ampliação muito baixa, fora desse limite, então vais vêr a sombra do espelho secundário no meio da imagem que estiveres a observar.
Esse limite pode ser calculado da seguinte forma: 3,5X por polegada, no teu caso , 4,5"X3,5=15X. Se utilizares a mesma equação, 1000mm/66=15X. Uma ocular de 66mm não é fácil de encontrar, mas esta equação serve para ficares com uma idéia dos limites do teu telescópio.
Outra coisa que também quero mencionar, é que, os valores de 2,4x ou 50X são valores que normalmente se atribuem a um reflector newton ou refractor ditos normais, ou mais acessíveis se quiseres chamar assim. Já vi em fóruns alguém dizer que, no caso de refractores apocromáticos, que são considerados os telescópios que melhores imagens produzem, daí serem tão caros, esse valor de calcular o máximo pode ir até aos 4X por polegada.E não têm mínimo de ampliação, por não utilizar nenhum espelho secundário. Mas talvez o factor mais importante, quando se tenta utilizar ampliações muito altas é a atmosfera, se não estiver estável o suficiente, não vale a pena utilizá-las, pois as imagens sairão muito más, e eu já tive várias experiências disso.
Um abraço
