Waldju,
Muito obrigado pela tua resposta.
Ao ponto que disseste que nasceria quase no início do nascer do Sol
Não foi bem isso que quis dizer.
Eu fiquei a observar o céu até ao raiar do dia (isto porque como disse queria ver Júpiter e Vénus, que se "levantam" lá para as 5h da matina, + coisa - coisa) mas a Lua ergueu-se muito antes disso.
Embora cada noite pareça mais "preguiçosa" e se "levante" mais tarde (a "malandra"... deve andar o dia toda na farra e depois levanta-se tarde... lol...

).
O que sucede (a noite passada foi a mesma coisa que o que observei há 2-3 noites atrás) é que aqui há não muito tempo, sei lá, talvez 1-2 semanas, ela levantava-se a Leste (o que continua a fazer, embora não exactamente no mesmo local) e depois, rapidamente, sem subir a pique no céu, avançava para Sul e a meio da noite já estava a Oeste (isto ainda assim foi na última Lua Cheia, sei porque até andei com o telescópio da parte da frente da casa (virada a Leste) para a parte de trás (virada a Oeste), onde ia baixando em direcção ao horizonte, e de manhãzinha já se tinha posto nessa direcção, para a poder observar.
Agora, levanta-se na mesma a Leste como digo, mas não segue de todo o mesmo percurso.
Ou seja, levanta-se muito mais tarde (ok, percebi o que me disseste sobre esse ponto) e depois sobe a pique, sobe, sobe, sobe, e não vai para Oeste! Nem sequer vai propriamente para Sul! E de manhã ainda está lá em cima, tipo muito alto no céu, ligeiramente a Este-Sudeste, como se andasse muito devagarinho, quase dá a impressão de "estacionar" ali... Claro que bem sei que não pode parar, senão era o caos cá na Terra! Mas é a impressão que dá, apenas para exemplificar. Isto às 6h da matina ainda a vejo aqui da varanda virada a Leste, se levantar os olhos muito para cima ela lá está.
E ela agora está no Quarto Minguante, não é? Se antes desta fase estava em Lua Cheia, agora está a "minguar" até chegar a Lua Nova, antes de voltar a "encher", Quarto Crescente, para depois voltar a Lua Cheia.
Logo o que me disseste tem lógica. O dia nasceu e a Lua ainda estava a percorrer o seu caminho de Este a Oeste, estando ainda alto quando o Sol apareceu
Sim, será isso, mas é como digo mais acima, não faz o mesmo percurso (relativamente baixo no céu comparado com o percurso que faz agora) Este » Sul » Oeste, faz Este, depois, sobe, sobe, sobe, e de manhã ainda está lá muito no alto, tipo a Este-Sudeste, mais ou menos.
Consegui explicar ou ainda estás mais confuso?
Sim, claro que conseguiste.
Eu é que como sabes ando há décadas com os olhos postos no céu dia e noite, mas por outras razões, não tanto para observar corpos celestes...

Abraço,
A.P.C.