Autor Tópico: via Lactea  (Lida 6437 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 36
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
via Lactea
« em: Junho 24, 2012, 11:37:09 am »
Ola pessoal
Aqui vai um padasso da nossa Galaxia 8)
Mosaico de 3 imagens 20 min cada, tratadas no Photoshop cs3
EOS 450D nao modificado / montura LXD75
espero que gostem ;D



1500x1024 : http://data0.eklablog.com/astrofotografia/mod_articles721363_4fe6e77317bd4.png?1117

http://astrofotografia.eklablog.com/
« Última modificação: Outubro 09, 2012, 02:48:04 pm por Jorge »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #1 em: Junho 24, 2012, 01:46:05 pm »
Brutal!!! Continua ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: via Lactea
« Responder #1 em: Junho 24, 2012, 01:46:05 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #2 em: Junho 24, 2012, 05:45:36 pm »
Muito bom! Parabéns  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline PEDRO SANTOS

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 76
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #3 em: Junho 24, 2012, 08:40:24 pm »
Está muito boa a imagem .
Já agora se não for incomodo aonde foram tiradas as imagens(para fazer imagens de 20minutos
cada) e com que objectiva?
Cumprimentos
Pedro

Offline Jorge

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 36
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #4 em: Junho 24, 2012, 10:44:50 pm »
Ola Pedro Santos
Bom as fotos foram tiradas em Vilarandelo (tras-os-montes)
a objectiva: canon 18-55mm   /36mm f/4.5 a 800 iso
o tempo de exposiçao por cada foto é de 20x60seg que da 20 min por foto total de 01h00 é tudo.
A+

« Última modificação: Julho 01, 2012, 08:51:31 am por Jorge »

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #5 em: Julho 01, 2012, 01:08:55 am »
Olá Pedro, tenho tentado fazer algo desse género massempre fico com "startrails" nas imagens que tiro assim que ultrapassam os 2o seundos de exposição. Como contrarias esse efeito? Com uma montagem equatorial?(li acerca disso e parece que será a unica maneira de atingir algo como a foto que apresentas aqui que diga-se, é fenomenal)

é que gostava de conseguir algo desse género e por mais tutoriais que leia, não consigo lá chegar. Tenho usado uma Canon Eos 600D, com lente de 85mm em infinito, por cerca de 20", mas dá logo arrasto e se o faço por 60 ou mais segundos fica com grande arrasto.

Alguma dica que me possa dar? é que parece simples mas estou a aprender que não é assim.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #6 em: Julho 01, 2012, 01:49:07 am »
Ora bem, desculpa meter-me ao barulho ;D
Eu não percebo muito de fotografia, nem tenho uma DSRL, mas a lógica diz-me que longo tempo de exposição (a astros, via láctea incluída) é necessário "guiagem" (seguimento). Claro que se pode fazer várias fotos com 30" de exposição e "sobrepô-las" fazendo uma só foto com mais "qualidade/detalhe". Mas acima dos 30" é aconselhável uma montagem equatorial (a meu ver).

Agora, mexendo do ISO, distancia focal (mais curta recebe mais luz), equilibrio de ev (acho que é isto  ;D), etc... Tudo influencia na imagem final e na diferença de uma boa foto de uma grande foto!

Com 30" conseguem-se boas fotos e sem seguimento  ;)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Jorge

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 36
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #7 em: Julho 01, 2012, 09:15:51 am »
Olá Pedro, tenho tentado fazer algo desse género massempre fico com "startrails" nas imagens que tiro assim que ultrapassam os 2o seundos de exposição. Como contrarias esse efeito? Com uma montagem equatorial?(li acerca disso e parece que será a unica maneira de atingir algo como a foto que apresentas aqui que diga-se, é fenomenal)

é que gostava de conseguir algo desse género e por mais tutoriais que leia, não consigo lá chegar. Tenho usado uma Canon Eos 600D, com lente de 85mm em infinito, por cerca de 20", mas dá logo arrasto e se o faço por 60 ou mais segundos fica com grande arrasto.

Alguma dica que me possa dar? é que parece simples mas estou a aprender que não é assim.
Ola jonybernas
O ideal era uma lente 18-55mm que tem mais abertura,mas com a tue lente de 85mm tambem da tens de usar uma montagem equatorial
para compensar a rotaçao da terra.
mas podes desde ja começar a fazer imagens como esta aqui em baixo fazendo varias  exposiçoes de 30seg com intervalo de 10seg entre cada foto  numa simples montagen, como objetivo a estrela polar.
montas as fotos todas e da algo assim.se nao sabes que programa utilizar eu dou uma dica ( StarMax) é gratuito e bastante eficas neste tipo de astrofoto.
mais perguntas estou ca.

« Última modificação: Julho 01, 2012, 09:24:33 am por Jorge »

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #8 em: Julho 01, 2012, 01:02:12 pm »
Boas e obrigado pela resposta. Eu tenho uma lente 18-55mm que irei usar da próxima vez, assim como uma de 50mm a ver se faço algo melhor do que tenho conseguido. Ontem fui tentar algo mas o vento era tal na cubertura do prédio que me desfocou tudo... Por acaso tenho um programa desses, o "startrail" mas vou investigar esse a ver se me adapto melhor a ele. A lua cheia tb acho que não me está a ajudar mas... Tenho uma questão mais (talvez pareça maluca mas...), mas se quizer usar a tecnica da sobreposição de várias fotos paracnseguir dar mais vida á foto final, mesmo que foque na Estrela Polar, as outras vão sair do alinhamento....terei na mesma de usar uma montagem equatorial ou não? Sei agora que com uma grande angular podemos expor mais tempo, mas tudo continua a andar...

Estou á espera de um "celestron astromaster 130eq md motor drive telescope", que nas especificações diz ter uma montagem Equatorial tipo alemã e trás um motor drive (deve ser para andar sozinho) e mandei vir o adaptador para canon assim como uma lente barlow 2x. para ver melhor o cosmos lol... deve chegar esta semana....Eu estou maravilhado com isto... só ainda não consegui foi uma boa foto...nem procuro uma grande foto, apenas uma boa...

Offline Jorge

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 36
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #9 em: Julho 01, 2012, 07:53:18 pm »
Boas e obrigado pela resposta. Eu tenho uma lente 18-55mm que irei usar da próxima vez, assim como uma de 50mm a ver se faço algo melhor do que tenho conseguido. Ontem fui tentar algo mas o vento era tal na cubertura do prédio que me desfocou tudo... Por acaso tenho um programa desses, o "startrail" mas vou investigar esse a ver se me adapto melhor a ele. A lua cheia tb acho que não me está a ajudar mas... Tenho uma questão mais (talvez pareça maluca mas...), mas se quizer usar a tecnica da sobreposição de várias fotos paracnseguir dar mais vida á foto final, mesmo que foque na Estrela Polar, as outras vão sair do alinhamento....terei na mesma de usar uma montagem equatorial ou não? Sei agora que com uma grande angular podemos expor mais tempo, mas tudo continua a andar...

Estou á espera de um "celestron astromaster 130eq md motor drive telescope", que nas especificações diz ter uma montagem Equatorial tipo alemã e trás um motor drive (deve ser para andar sozinho) e mandei vir o adaptador para canon assim como uma lente barlow 2x. para ver melhor o cosmos lol... deve chegar esta semana....Eu estou maravilhado com isto... só ainda não consegui foi uma boa foto...nem procuro uma grande foto, apenas uma boa...


Boas
Bem para fazer fotos da via lactea é melhor que a lua nao estaja presente, para melhor resultados um céu escuro longe da poluiçao luminosa.
Ora ben quanto a tua pergunta eu pessoalmete nunca fotografei a estrela polar utilizando uma  montagen  aquatorial so ainda o fiz numa simples montagem tal como a foto que te mostrei . mas utilizando uma montagem equatorial  as  outras estrelas ficam alinhadas . Claro que se sobreposeres as fotos todas o resultado final vai ser muito melhor.
A+

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #10 em: Agosto 11, 2012, 12:24:41 pm »
Esta noite fui para um local "escuro" (pensava eu....fiz 20 kms e no fim a poluuição luminosa das cidades algarvias arrasam tudo) Aponto para o ar pimba....fico com pontos luminos os em fundo laranja....a desilusão na minha cara.....quase me atirava lá de cima....fico mesmo triste....nem um startrail consigo fazer em condições....depois tento melhorar um pouco as fotos com o uso do DSS mas não entendo aquilo. Uso a foto em RAW mas o programa faz aparecer umas imagens que se parecem com nada, uso os flats e darks como mandam as regras e no fim de calibrar e de "alinhar" ou o raio aparece-me o resultado final....uma especie de burrão que mais parece uma barra em vez da foto ou fotos iniciais.....não tem nada a ver...quase mando o pc do terceiro andar....que tristeza estas experiências me estão a sair....e depois s maria a dizer...."gastas uma fortuna e apareces qui com burrões???" Que tristeza a minha....

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #11 em: Agosto 11, 2012, 02:31:46 pm »
Welcome to the club, my friend! Pois é, infelizmente, a poluição luminosa das nossas cidades e vilas influenciam a àrea circundante até umas boas dezenas de Kms. É muito frustrante querer efectuar uma observacão decente e ser muito difícil encontrar uma àrea onde seja possível fazer isso. Enfim.... :-\
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #12 em: Agosto 12, 2012, 01:04:57 am »
É isso e as poucas fotos que tirei, tento junt´-las usando o deepsky stacker e aquilo não sai nada se usar o os ficheiros em modo RAW....só consigo alguma coisa se converter tudo em JPEG e depois usar o DSS...Essa é outra parte que muio me deixa frustrado....E por mais tutoriais que veja não me sai nada que se parecça com o que procuro....

Offline Falacho

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #13 em: Agosto 22, 2012, 03:45:25 pm »
Oh Jorge,
Estou maravilhado pelas tuas fotografias.
Sou amante de fotografia mas um total novato em astronomia. E pro intermédio de um amigo (o Daniel Chaves) cheguei a este fórum e estou apaixonadíssimo... quero, sem qualquer dúvida, iniciar-me na astro-fotografia.
Então surgiu-me uma dúvida... como é que consegues captar aquela imagem da galáxia com aqueles clarões característicos? É apontar e deixar o diafragma aberto durante os tais minutos ou usas um filtro, telescópio etc? Qual a lente que usaste?
Um grande abraço de um admirador e possível seguidor e aluno =P

Offline Jorge

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 36
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: via Lactea
« Responder #14 em: Agosto 30, 2012, 06:54:17 pm »
Oh Jorge,
Estou maravilhado pelas tuas fotografias.
Sou amante de fotografia mas um total novato em astronomia. E pro intermédio de um amigo (o Daniel Chaves) cheguei a este fórum e estou apaixonadíssimo... quero, sem qualquer dúvida, iniciar-me na astro-fotografia.
Então surgiu-me uma dúvida... como é que consegues captar aquela imagem da galáxia com aqueles clarões característicos? É apontar e deixar o diafragma aberto durante os tais minutos ou usas um filtro, telescópio etc? Qual a lente que usaste?
Um grande abraço de um admirador e possível seguidor e aluno =P


Viva Falacho
Para esta imagem usei uma montura equatorial é um APN eos 450D nao modificado+ telecomando, nada de filtros. :-\
Bom para realisares fotos da vialactea come a minha o melhor é: uma montura equatorial com goto,e um APN reflexo numerico.
 
como prosseder: 8)
1- instalar a montura      2- colocar o APN na montura    3- programar APN em iso, abertura de focal, tempo de exposiçao   4- apontar uma estela para focar corretamente utilizando o live view     5-escolher cible  apontar e deixar o diafragma aberto durante o tempo que escolheste.
Se tiveres telecomando seria muito melhor pois nao tens de tocar no APN sempre que vais shoter,  bom tens sempre o modo retardador...  quantas mais fotos tirares melhor vai ser o resultado final. depois disso tudo é a parte do tratamento de imagens podes tratalas com o programa( http://deepskystacker.free.fr/french/download.htm
A+
« Última modificação: Setembro 08, 2012, 09:16:10 am por Jorge »

Re: via Lactea
« Responder #14 em: Agosto 30, 2012, 06:54:17 pm »