Autor Tópico: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho  (Lida 19346 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #15 em: Maio 28, 2012, 07:39:53 pm »
Mas para ir para lá sozinho...
Aqui em Arouca não há interessados pela astronomia!  >:(
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Joao Costa

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #16 em: Maio 28, 2012, 08:30:42 pm »
Espalha a mensagem, e vais ver que alguem se comeca a interessar :D
Basta levares alguem a espreitar pelo teu telescopio, ou simplesmente umas noites a olhar para o ceu!

Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #16 em: Maio 28, 2012, 08:30:42 pm »

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #17 em: Maio 29, 2012, 09:15:06 pm »
Aqui em Arouca não há interessados pela astronomia!  >:(

É assim em todo o lado. Provavelmente porque nunca experimentaram.
Eu já mostrei a algumas pessoas aqui o que se pode ver com um telescópio. Nenhum deles tinha sequer pensado no assunto, mas todos ficaram boquiabertos com o que lhes mostrei (e só viram a Lua, Marte e Saturno através de uma ocular de 25mm). O problema é que a Astronomia é uma actividade aparentemente desconhecida. O pessoal prefere estar em casa a ver a novela.
E pelo que percebi, muitos nem sequer "acreditam" em galáxias....

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #18 em: Maio 29, 2012, 09:43:57 pm »
Eu já tentei "injetar" astronomia no meu primo, cunhado e antigo colega de trabalho. Eles acham porreiro e tal, mas é para ver de vez em quando... Nota-se que não vivem o que estão a ver!

Mas pronto, eu tenho gosto pelo céu noturno por mim e por eles todos juntos  ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline hernâni

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #19 em: Maio 29, 2012, 10:45:30 pm »
Boa Noite Waldju

Como te compreendo, já fiz o mesma com colegas e amigos, tenho uns colegas que querem vir "espreitar" pelo novo telescopio que está para chegar, já fins uma pequenas observações à porta de casa com muita PL mas, os unicos vizinhos que cativei têm 12/13 anos.
Nas observações que ocorreram no ano passado no ambito da astronomia de verão promovidas pela ciência viva no Observatório de Fronteira (proximo da minha casa) só consegui levar os mesmos miudos de 12/13 anos.
Os meus familiares, tenho um irmão que até gosta disto, uma irmã que a enganei à uns tempos e foi comiga a uma sessão de observação realizada por um grupo de astronomos amadores no algarve, os meus pais não ligam lá muito e, uma sobrinha que eu tenho, de 7 anos, acha muito engraçado, ela espreita a lua e põe a mão à frente do telescopio para todas na lua...lol.
Temos que ser persistentes...
Eu aqui também me sinto meio sozinho, também, gostava de ter mais pessoas com o mesmo interesse (pena estarmos a pelo menos 400 km de distância, se não os nossos xt12i iriam bombar (LOL) muito mais vezes.

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #20 em: Maio 29, 2012, 10:51:56 pm »
Nota-se que não vivem o que estão a ver!

Nem mais. Até podem apreciar a beleza dos objectos, mas não acredito que compreendam realmente aquilo para que estão a olhar.
Não importa quantas vezes eu olhe para um planeta, há sempre um sentimento grandiosidade e incredibilidade como se fosse um Teísta a olhar para o seu deus.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #21 em: Maio 29, 2012, 11:21:07 pm »
Eu aqui também me sinto meio sozinho, também, gostava de ter mais pessoas com o mesmo interesse (pena estarmos a pelo menos 400 km de distância, se não os nossos xt12i iriam bombar (LOL) muito mais vezes.

O teu brinquedo novo já chegou?  :)
Espero que estejas satizfeito pela aquisição  ;)

Eu não me importo do pessoal não se interessar pela astronomia (mostra que os meus gostos são requintados  ;D), o pior é que não tenho com quem desabafar e partilhar as minhas "descobertas" astronómicas. Sorte que existe pessoal como vocês que têm o mesmo gosto e assim podemos partilhar experiências e conhecimento.

O encontro na Freita servirá também para isso, para poder conhecer o "pessoal virtual", passar uma noite na companhia de "maníacos" das estrelas (como eu) e partilhar conhecimentos. Uma noite bem passada a fazer o que gostamos!  ;D ;D ;D
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline hernâni

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #22 em: Maio 29, 2012, 11:27:40 pm »
Ainda não chegou, estou a prever a sua chegar para a segunda quinzenha de junho, aquando da sua compra, foi-me dito que iria demorar mais ou menos dois meses, já passou um mês e uma semana (LOL).

Estive a ver o local da 1ª Arouca Star Party, parece-me um bom local.

Ainda não sei se poderei ir, é longe e o telescopio (quer o pequeno ou o grande) podem não resistir à viagem.

Vamos ver o que o tempo nos propociona.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #23 em: Maio 29, 2012, 11:34:03 pm »
Eu vou levar 2 telescópios. O 12" e um refrator de 4". Se quizeres empresto-te o pequenino  ;D ;D ;D
Sei que é complicado fazer uma viagem com um telescópio, principalmente um refletor por causa da descolimação. Se esse fôr um dos impedimentos, o pessoal que venha da mesma que telescópios não deverão faltar  ;)

Se não trouxerem telescópios que tragam boa disposição e vontade de observar  ::)
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline hernâni

  • Mensagens: 8
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #24 em: Maio 29, 2012, 11:39:20 pm »
Deixa-me orientar no meu serviço que, se conseguir poder ir não serão os 400 km impeditivos, para quem estava de férias no algarve e foi para a astrofesta para lisboa e depois da astrofesta seguiu para casa, não serão os 400 km que me irão impedir.

Se houver telescopios à disposição eu poupo o meu telescopio pequeno e o grande (se já cá o tiver) e, vou com a disposição de observar e conviver com o pessoal.

Offline Anders

  • Mensagens: 39
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #25 em: Maio 29, 2012, 11:53:52 pm »
Isso é que é preciso. Quantos mais melhores

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #26 em: Maio 29, 2012, 11:58:23 pm »
Isso é que é falar!!!  ;)
Claro que é sempre importante telescópios numa "Star Party" (nome engraçado para definir um encontro de astrónomos amadores), mas sem pessoas é que não tem mesmo "graça" nenhuma. Só espero é que as condições atmosféricas estejam de feição!
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #27 em: Junho 01, 2012, 12:15:32 am »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #28 em: Junho 04, 2012, 11:57:00 am »
Indicações de como chegar ao spot de observação:

Vindo da A1 - Saída Feira; seguir em direcção a S. João da Madeira; chegando a S. João da Madeira seguir as placas Arouca/Vale de Cambra; seguem em frente na rotunda “à entrada” da A32; seguir a placa Arouca; passam por Carregosa e seguir sempre a direção Arouca; passados cerca de 15Kms depois de Carregosa aparecerá uma rotunda no lugar de Chão de Ave (direita Vale de Cambra e esquerda Arouca) contornam a rotunda e seguem  a placa Serra da Freita. Aí terá uma placa indicatória da Star Party. Seguir as setas Star Party.

Vindo da A25 - Saída Talhadas(saída 10 - se não me engano); seguir direcção Vale de Cambra; Em Vale de Cambra seguir indicação Arouca; começa a subir em direcção a Arouca até aparecer a rotunda em Chão de Ave (em frente Arouca /Serra da Freita e esquerda Carregosa/S. João da Madeira) seguir em frente e virar logo à direita (Serra da Freita). Aí terá uma placa indicatória da Star Party. Seguir as setas Star Party.

Vindo da A29 mesmas indicações que a A1 (Saída Feira; seguir em direcção a S. João da Madeira......)

Vindo da A32 - Saída Vale de Cambra/Arouca; à saída da A32 terão uma rotunda (direita Arouca/Vale de Cambra e esquerda S. João da Madeira) viram à direita; Seguir a placa Arouca; passam por Carregosa e seguir sempre a direção Arouca; passados cerca de 15Kms depois de Carregosa aparecerá uma rotunda no lugar de Chão de Ave (direita Vale de Cambra e esquerda Arouca) contornam a rotunda e seguem  a placa Serra da Freita. Aí terá uma placa indicatória da Star Party. Seguir as setas Star Party.

Nota: Após aparecer uma placa sinalizadora Star Party deverão segui-las. Contudo algum “espertinho” poderá danificá-las, trocá-las ou mesmo roubá-las. Deverão prestar indicação às placas com direção Serra da Freita – Merujal (Parque de Campismo) continuam em frente – Mizarela – sempre em frente até aparecer a indicação Portela da Anta. Aí viram à esquerda (Portela da Anta) e entram numa estrada de paralelos. Passado cerca de 1Km estarão no local.
Se tiverem dúvidas perguntem a alguém onde fica a Castanheira, pois para chegarem a Castanheira terão que passar pela placa Portela da Anta  ;)
« Última modificação: Junho 04, 2012, 11:58:48 am por waldju »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #29 em: Junho 04, 2012, 12:24:01 pm »
Com as indicações a partir da A25 já me oriento :) A ver se vou acompanhado. Espero poder levar dois telescópios, um para o céu profundo e um segundo para a lua, planetas, duplas e alguns dso's. Assim, levarei o Orion UK spx250 f4,8 que me ocupa metade do carro, na eq6 e depois o pequenos Orion UK omc140 numa eq 3-2.
Até lá. Há muito que não perco uma noite inteira a ver o céu. Acho que vai ser desta :)
Até lá.
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Re: 1ª Arouca Star Party dia 23 Junho
« Responder #29 em: Junho 04, 2012, 12:24:01 pm »