Autor Tópico: Primeiro astroconvívio das beiras. 18 de Agosto  (Lida 2738 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Primeiro astroconvívio das beiras. 18 de Agosto
« em: Julho 05, 2012, 11:44:14 pm »
Olá a todos. Como sugerido no grupo do facebook de "Astronomia Portugal", chegou a hora de marcar algo em grande deste grupo que começou há pouco a dar os primeiros passos. Sugiro o encontro para o dia a seguir à lua nova. O céu é brutal e teremos Saturno com Marte em Conjunção na Virgem e o triângulo de verão em Zénite no inicio da noite. A poluição luminosa não existe de todo. Um pequeno flair para os lados de Viseu apenas. O local encontra-se a 30km em linha recta de Viseu e outros tantos da Guarda, a nordeste da primeira e noroeste da segunda. As coordenadas são 40º 45' 23 N e 7º 32' 40 O.
Há estrada alcatroada até lá. Observaremos num campo de futebol e arranjarei maneira de entrar dentro do campo para ninguém ganhar uma hérnia por minha causa.
Haveria dezenas de bons locais para este encontro. Este não será o local mais central de todos, mas cada um sabe com as vacas com que lavra, e apenas posso oferecer "garantias" neste.
O indispensável é boa disposição e disponibilidade para aprender e ensinar. Creio que nunca somos velhos demais para aprender nem novos de mais para ensinar. Quem vier de Trás-os-Montes e alto Douro pode apanhar o IP2 até Trancoso, de lá para Aguiar da Beira e desta para a Cortiçada. Quem vier de Lisboa apanha a A1 até Coimbra, depois IP3 até Santa Comba Dão, IC12 até Canas de Senhorim e Nacional 234 até Magualde. Quem vem Do norte litoral, A3/A1, A25 até Mangualde.
De Mangualde até ao local de observação são menos de 30km. Toma-se a N329-1 até Penalva do Castelo e lá corta-se à direita para Sezures/Esmolfe pela EM670 e 9km depois vira-se para Colherinhas/Dornelas. Uma vez em Dornelas, visto daqui, o centro do Universo, vamos em caravana para o local das observações. Cortiçada. A meros 4km.
O céu é fantástico, a M31 é perfeitamente visível a olho nu. haverá água para lavar as mãos depois da janta, partilhada. Quem gosta de fazer campismo selvagem pode trazer a tenda :)
Nesta altura, além da lua estar de feição, o pessoal está de ferias o que facilita o encontro.
Espero-vos numerosos. Alguma duvida é só apitar.
Quanto ao preço para participar neste grande evento? Chega o preço da Portagem.
Tragam apetite.
No fim da refeição asseguro melão fresco e café quente :)
Até lá ::)
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Primeiro astroconvívio das beiras. 18 de Agosto
« em: Julho 05, 2012, 11:44:14 pm »