Hm, acho que não é bem assim.. Em termos de mecânica, a altazimutal é mais simples. São dois eixos, mas em termos de suporte a gravidade está alinhada com um dos eixos, e é perpendicular ao outro. Numa Eq, a coisa depende da latitude do observador (só fica igual a uma altazimutal nos polos). Como as coisas giram num eixo inclinado costuma ser necessário arranjar contrapesos, ou prender tudo muito bem ao chão.
Em termos de electrónica, aí sim, a Eq. é mais simples, bastando um motor a corda como um relógio para manter a montagem a andar. Já em relação à altazimutal, não é nada trivial fazer o mesmo com tecnologia de relojoeiro.. O "software" que controla uma montagem é relativamente barato comparado ao preço de fazer muitas montagens em massa, porque praticamente só se faz uma vez por modelo de montagem, ao paço que as montagens fazem-se uma vez por cada montagem

...
Não sei se se pode pensar em concorrência entre altazimutal e equatorial.. Mas a altazimutal costuma ser mais barata para a mesma capacidade de carga..