O telescopio que utilizava então, era o mak de 6", F/12, de 1800mm de distãncia focal. A ocular já não a tenho, entretanto troquei por uma Panoptic da Tele Vue de 35mm.
O que é importante saber , é o limite máximo e mínimo de ampliação que podemos utilizar no telescópio que utilizamos.
O máximo todos nós sabemos a razão, tem a ver com o poder de captar luz de um determinado telescópio, que é proporcional à sua àrea; por norma, supondo que a qualidade òtica é boa ou excelente, o máximo prático que podemos utilizar de forma a que as imagens não sejam demasiado escuras, é de 50-60X por polegada ( ex. 6" = 300-360X de ampliação) .
O mínimo, se calhar nem todos sabem, porque não deve ser utilizado uma ampliação menor que um determinado valor, por norma, 3,5X por polegada ( 6"=21X ), nos telescópios newton e catadióptricos; a razão é simples, abaixo desse valor, o centro da imagem torna-se escuro, devido à obstrução do espelho secundário, pois começa-se a ver a sua sombra.
Respeitando estes princípios, pode ser utilizada qualquer ocular, e para responder à tua questão, quanto maior fôr o campo de visão da ocular, mais confortável será a observação.
Para o teu telescópio, de 12", a mínima ampliação prática é de 42X, mesmo no limite para o Double Cluster, e com 1500mm de distãncia focal, terás de utilizar uma ocular de 37,5mm, utilizando a lógica do ser necessário 40X de ampliação para observar este duplo aglomerado de estrelas.
Tens várias oculares à escolha, tenta comprar uma que te ofereça também um bom campo de visão.
Um abraço
