Olá João,
Se o tamanho da máquina não for um impedimento, opta antes por uma DSLR... Falando das DSLR's mais comuns no mercado, Nikon e Canon, escolheria uma Canon. Não tenho nada contra a Nikon e sei que é uma máquina superior em alguns tipos de fotografia (pelo menos é o que o pessoal das Nikons diz

), mas visto que queres usá-la também para astrofotografia e sabendo que a quantidade de software que existe para controlar uma Canon é muito superior, penso que a Canon seria uma melhor escolha. Também existem outras escolhas em DSLR's, tais como Samsung, Sony, Olympus, etc, mas penso que nestas o software ainda é em menor quantidade (se é que existe).
Haverão vozes que se vão levantar a dizer que não é preciso software nenhum para se fazer astrofotografia, ou o software existente de processamento das imagens provenientes de qualquer uma delas existe, e lê ficheiros Canon/Nikon/etc... Totalmente verdade!... Mas, quando digo controlar é mesmo controlar, isto é, ligares-a ao PC via USB e controlares tempo de exposição, ISO, mandar disparar, fazer planos de captura, etc, etc, tudo isto sem sequer tocar na máquina (excepto para ligá-la, desligá-la e pouco mais). Máquinas mais antigas têm controlo parcial através do PC, mas a partir da 350D já quase todas elas funcionam muito bem e com integração quase total.
Por exemplo... se tivesse um focador electrico, nem precisava de mexer no telescópio (isto dito de uma maneira muito simplista), porque consigo fazer tudo através do PC. Como a focagem ainda é "à lá páta", tudo o q tenho q fazer é activar o "liveview" directamente no PC e ir focando até que fique como quero.

As DSLR's também têm a vantagem de utilizarem objectivas intermutáveis, que se podem trocar, e assim ajustas a objectiva ao teu objectivo de trabalho também.
Boa escolhas!