Autor Tópico: M42, first light  (Lida 1698 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
M42, first light
« em: Outubro 31, 2011, 10:04:18 pm »
Olá a todos. Depois de uns tempos sem colocar nada a proposito de AF, eis-me de novo por aqui. Depois de há uns meses ter feito uma imagem da M42 de bradar aos céus, feita com muita PL e com um telescópio que não nasceu para AF, ontem, anteontem e na sexta fiz umas fotos, no mínimo, interessantes. Fi-las quer com o Vixen VMC200L quer com o SW80 ED que chegou à pouco a casa.
Tentei vários equilibrios de brancos mas o automatico foi o que me pareceu mais equilibrado para fotografar este objecto. Para a M45 pareceu-me ser o WB tungsténio.
Continuando, fiz as fotos numa SW Heq-5 sem guiagem. A foto que se segue foi feita sem darks nem flats nem offset'es. Não percebo nada disso, para já, mas quero aprender.  ;)
Alguém sabe de algum programa, o que seja mais simples, para poder juntar varias imagens? É que ao todo tenho mais de uma hora de exposições. Todas de 30" (ainda não tenho disparador). Esta com 1600 ISO, com a Nikon D90. Fiz fotos em Jpeg e em RAW. Ontem havia algumas nuvens o que fez com que algumas das exposições ficassem com nuvens e consequentemente PL. De resto, este céu a única coisa que tem é estrelas. Fiz as fotos do meu terraço, com uma lâmpada fortíssima da rua a "dar-me" nas costas. Mas não deu problemas.
Tenho o IRIS mas não sei mexer nele. Abro-o, importo uma foto, e fico a olhar para ela como um boi para um palácio ::)
Vejam a foto aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2176573104974&l=e5f8264df8
 Sugestões are welcome.
Peço desculpa por vos fazer ter que ir ao facebook para verdes a foto, mas estou com problemas para fazer o upload de imagens.
Abraço  ;)
« Última modificação: Novembro 02, 2011, 10:41:32 am por cscunha1984 »
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: M42, first light
« Responder #1 em: Novembro 01, 2011, 07:11:39 pm »
Olá,tudo bem?
Bela imagem, bem conseguida!
Nao te vou dar dicas ou comentar tecnicamente a imagem, porque fazes muito melhor que eu, no entanto ouvi falar muito do DSS, deep sky stacker, que aparentemente e' muito bom para somar e processar imagens de céu profundo!
Tenta utiliza-lo, pode ser um aquilo que procuras!
Um abraço  :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: M42, first light
« Responder #1 em: Novembro 01, 2011, 07:11:39 pm »

Offline cscunha1984

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • O blog das coisas fantásticas ;)
Re: M42, first light
« Responder #2 em: Novembro 02, 2011, 10:18:25 am »
Olá,tudo bem?
Bela imagem, bem conseguida!
Nao te vou dar dicas ou comentar tecnicamente a imagem, porque fazes muito melhor que eu, no entanto ouvi falar muito do DSS, deep sky stacker, que aparentemente e' muito bom para somar e processar imagens de céu profundo!
Tenta utiliza-lo, pode ser um aquilo que procuras!
Um abraço  :)

Olá Emanuel. Já tenho o programa. O interface parece-me muitom bom, mas Como em AF estou a -30, não diz darks nem flats e as exposições foram quase todas em JPEG :/ A ver se da próxima não Caio nesses erros.

Voltei a processar a foto no PS e deu isto:



Mas fiquei contente com o detalhe da nebulosa, mesmo com apenas 30" e sem que o trapézio tivesse ficado saturado!
Para a próxima correrá melhor!
(Aparece melhor no pc que no forum :/)
Abraço ;)
Orion Optics UK SPX250 f4,8, Orion Optics UK OMC140, PST
SW eq3-2, SW eq-6, GSO azt e muita, muita vontade de aprender :)

Re: M42, first light
« Responder #2 em: Novembro 02, 2011, 10:18:25 am »