Autor Tópico: Novo estudo indica recuperação da camada de ozono.  (Lida 3761 vezes)

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Offline PauloSantos

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Novo estudo indica recuperação da camada de ozono.
« em: Agosto 31, 2006, 02:34:22 pm »
A camada de ozono que protege a Terra dos raios ultravioleta do Sol está a restituir-se devido às medidas para reduzir as emissões de CFCs que tinham começado a destruí-la, anunciou hoje a Nasa (agência espacial americana).

Essa foi a principal conclusão de um estudo realizado pela Nasa e pela Administração Nacional Oceanica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), no qual foram analisados 25 anos de dados recolhidos em diferentes alturas da estratosfera por balões aerostáticos, instrumentos terrestres e satélites.

A estratosfera é a camada da atmosfera situada a entre 10 e 50 quilómetros de altura da superfície terrestre.

A camada de ozono, principalmente nas zonas polares, começou a diminuir em 1993, em consequência de gases destrutivos, principalmente dos chamados CFCs (clorofluorcarbonetos).

Porém, como essas substâncias foram proibidas em 1987 com a entrada em vigor nesse ano do Protocolo Internacional de Montreal, os seus efeitos foram diminuindo progressivamente, até que em 1997 a redução da camada começou a ser contida, segundo um boletim da Nasa.

Segundo Eun-Seu Yank, do Instituto Tecnológico da Geórgia, caso o atual ritmo de recuperação da camada de ozono se mantenha, ela poderá retornar ao estado em que se encontrava em 1980 por volta de 2050.

Foi exatamente nos primeiros anos dessa década que os cientistas descobriram que a emissão de CFCs estava a destruir a camada de ozono.

Os cientistas disseram que aproximadamente metade da mudança observada na camada está a ocorrer na região da estratosfera acima dos 18 quilómetros da superfície terrestre, o que se deve integralmente ao Protocolo de Montreal.

Mike Newchurch, co-autor do estudo e professor da Universidade do Alabama, destacou que "o surpreendente é o grau de recuperação em alturas menores, abaixo da estratosfera média".

"Lá, o ozono está a melhorar mais rapidamente do que esperávamos", acrescentou.

No entanto, Newchurch declarou que será necessário continuar a observar a recuperação da camada de ozono.

"Até que a causa do aumento do ozono nas camadas inferiores da estratosfera seja melhor entendida, fazer prognósticos será uma tarefa elusiva", disse.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
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Offline João Clérigo

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« Responder #1 em: Agosto 31, 2006, 03:50:24 pm »
Pois... o Ozono... e o CO2? Este também é um factor importante. As grandes mudanças na meteorologia estão a dever-se ao aumento gradual da temperatura do planeta devido ao aumento exponencial de CO2 que se está a acumular na nossa atmosfera, criando aquilo a que chamamos de "efeito de estufa". Já parece um "cliché" de tantas vezes se ouvir falar nisto...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
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« Responder #1 em: Agosto 31, 2006, 03:50:24 pm »

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« Responder #2 em: Agosto 31, 2006, 04:12:58 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Pois... o Ozono... e o CO2? Este também é um factor importante. As grandes mudanças na meteorologia estão a dever-se ao aumento gradual da temperatura do planeta devido ao aumento exponencial de CO2 que se está a acumular na nossa atmosfera, criando aquilo a que chamamos de "efeito de estufa". Já parece um "cliché" de tantas vezes se ouvir falar nisto...
Tens razão. É um factor mt importante mas não podemos deixar de enaltecer este enorme passo q se deu p diminuir o buraco do ozono.

Qt á questão do co2, deixo aqui uma noticia reduzida da mm fonte:

Citar
O governador da Califórnia, o republicano Arnold Schwarzenegger, se uniu hoje aos democratas do estado na aprovação de uma medida pioneira nos EUA que limita as emissões de dióxido de carbono e de outros gases que contribuem para o efeito estufa.

O acordo exigirá que as principais indústrias californianas reduzam emissões dos gases diretamente vinculados ao aquecimento global. A meta é fazer com que as emissões sejam diminuídas na Califórnia, 12º maior estado poluente, em cerca de 25% até 2020.

O estado também pode ser um dos mais diretamente atingidos por uma mudança climática, devido a seus contrastes entre montanhas e desertos. Um leve aumento nas temperaturas derreteria seus picos nevados com maior rapidez, o que poderia provocar enchentes na bacia agrícola californiana e ameaçar sua provisão de água.

A nova medida, que ainda precisa ser aprovada pelo Senado regional, quer afastar o problema, e por sua vez situa a Califórnia como o primeiro estado do país ao dar este passo importante.


Como vês, tb estão a ser tomadas medidas p reduzir a emissão de co2, apesar de até ao momento não ter havido tanto sucesso como na camada do ozono. Pode ser q agora, com o buraco do ozono a diminuir, se concentrem mais forças p esse problema :wink:
Cumps
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« Responder #3 em: Agosto 31, 2006, 05:10:10 pm »
A nivel mundial faltam mesmo muitas medidas a tomar e URGENTEMENTE.
Uma das principais é a renuncia o mais rapido possivel ao consumo dos combustíveis fósseis.

Há que mudar mentalidades, rapidamente. Aténós lá em casa podemos ajudar com grande facilidade na redução do CO2. Uma familia ao fim de um ano contribui com dezenas de toneladas de CO2 para a atmosfera só com o estilo de vida moderno que levamos.

- Na compra de automóveis, tentar escolher veiculos de baixa cilindrada e com as modernas normas de baixas emissões.
- Na compras para a casa, evitar ao máximo a visita às grandes superfícies em deterimento ao comércio tradicional com produção local. As grandes superficies são constantemente abastecidas por frotas intermináveis de camiões, que por sua vez contribuem para elevadas emissões de CO2.
- Poupança de energia. Uma casa bem isolada do exterior, matêm melhor a temperatura, necessitando para isso muito menos energia para a aquecer ou arrefecer. Desligar todos os equipamentos que usem funções de "standby". Está provado que 10% da energia gasta numa casa provêm daqueles LEDs vermelhos que nada fazem senão nos dizer "estou aqui".

Muitas mais recomendações há de certeza onde cada um de nós poderá contribuir... mas agora não consigo me lembrar de mais.
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Cumprimentos,
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« Responder #4 em: Agosto 31, 2006, 05:26:18 pm »
Sim, tens razão. Tudo pode começar em nós próprios. No entanto é uma situação mt mais complicada de gerir uma vez q se trata dos próprios hábitos das pessoas e só mm a actitude de cada um pode inverter a ordem dos acontecimentos. Por isso mm os resultados não são tão eficientes (nem de longe) comparado com a redução do buraco do ozono pq não se pode chegar ao cúmulo de criar leis q proíbam: o consumo exarcebado de energia; q as pessoas se desloquem a grandes centros; os automóveis de alta cilindrada; etc.
Isto pegando nos pequenos exemplos q deste.
Cumps
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« Responder #5 em: Agosto 31, 2006, 08:01:37 pm »
Um carro da alta gama consome mais e custa mesmo muito mais do que qualquer carro electrico ou hibrido... no entanto... ter o carro mais potente do que odo vizinho é sempre algo de salutar.
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« Responder #6 em: Setembro 01, 2006, 11:19:26 am »
Citação de: "jaclerigo"
Um carro da alta gama consome mais e custa mesmo muito mais do que qualquer carro electrico ou hibrido... no entanto... ter o carro mais potente do que odo vizinho é sempre algo de salutar.


Já existem alternativas...por exemplo o Toyota Prius é hibrido, assim como o Honda Civic, com consumos na ordem dos 5L/100km e com a possibilidade de andar só com o motor eléctrico na cidade...mas o grande problema é que as baterias feitas de Litio são prejudiciais ao ambiente e para serem fabricadas exigem grandes quantidades energéticas. Para além disso, o Prius é caríssimo em relação a outros carros da mesma gama e infelizmente está bem claro que as pessoas podendo ter mais barato mas igual (falando em termos de rendimento) não olham duas vezes...

Também é preciso ter em conta que um carro de baixa cilindrada irá necessitar de puxar mais pelo motor (entenda-se RPM) do que um carro de mais alta cilindrada para manter a mesma velocidade. Isso traduz-se em mais consumo e em mais rejeições de NOX (caso dos carros a gasolina) e de CO2 (caso dos carros a gasóleo - que representam 80% das vendas). Isto não é válido em cidade, onde se verifica o contrário...

O problema aqui é que há muita gente que para ir ao pão ou às compras que ficam a 500m de sua casa, agarram no carro...e é nesses pequenos trajectos que se verificam os maiores consumos, as maiores rejeições de poluição...

Não contando claro com os camiões e os autocarros que são os maiores poluidores...especialmente quando já são velhos. Esses deveriam na minha opinião levar ou FAP (filtros) ou circular a electricidade/gás.
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« Responder #7 em: Setembro 01, 2006, 11:51:09 am »
igomes, já vi q te interessas mt por carros... Já me palpitava pelo teu avatar mas agora com estes teus ultimos argumentos já não tenho dúvidas :)
Estarei enganado?
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« Responder #8 em: Setembro 01, 2006, 02:19:39 pm »
É uma das minhas paixões  8)
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« Responder #9 em: Setembro 01, 2006, 02:22:00 pm »
Citação de: "igomes"
É uma das minhas paixões  8)

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