Autor Tópico: fotografar com telescopio  (Lida 10603 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jorginho999

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
fotografar com telescopio
« em: Março 13, 2011, 07:52:14 pm »
boas,
Tenho uma Nikon D80 e um telescópio Bresser Skylux 70 700  e gostava de tentar fazer umas fotos. Alguém me sabe dizer quais os  acessórios mais adequados?

Obrigado
 

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #1 em: Março 22, 2011, 03:08:14 am »


Vai-te dar jeito:

O objectivo é teres algo deste género  . No entanto, sem uma montagem motorizada não poderás fazer fotografias com exposições longas.

Re: fotografar com telescopio
« Responder #1 em: Março 22, 2011, 03:08:14 am »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: fotografar com telescopio
« Responder #2 em: Março 22, 2011, 09:07:38 am »
E como disse o Paulo e muito bem não vais conseguir fazer fotos com longas exposições, mas
podes fazer algo assim:

http://nmac.apaaweb.com/Lua%20-%20Moon/slides/Lua_Bresser_Skylux_00.html

Essa foi com a D40 e com o Skylux. Dá-te uma ideia aproximada do que podes fazer.
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #3 em: Março 23, 2011, 09:50:22 pm »
excelentes luas!!! Sempre me fascinou observar a lua e apesar de, em temros genéricos não passar de um calhau branco, aqui para nós terrenos, adoro observar as crateras com um telescópio. Nunca me canso.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #4 em: Março 24, 2011, 12:22:49 am »
É um calhau branco, mas com muita poeira...
É formidável observá-la e pensar:

- Aqui já bateu um meteorito, e era grande ou pequeno (dependendo da cratera que ficou);
- As marés e mesmo o crescimento de alguns produtos agrícolas têm a haver com "esta bola";
- Se não houvesse Lua como seria a vida na Terra neste momento...

Cada observação noturna é uma aventura e experiência únicas!
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #5 em: Julho 30, 2012, 10:49:17 pm »
Tenho uma montagem dessas num astromaster 130 eq. Até adquiri um filtro de poluição luminosa e depois de tudo montado ao tentar fotografar o céu profundo acontece que nada aparece na foto....exposição de 30 segundos....com uma lente na maquina capta na boa, na montagem nada. nem consigo ver nada nem na ocular da maquina nem no liveview da mesma....não sei que está errado...até me passo....quanto mais gasto menos vejo.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #6 em: Julho 31, 2012, 10:35:18 am »
Olá Jony.
Parece frustrante, mas tem tudo a ver com focagem.
Ora bem, a máquina que tens, não sei qual é, mas deduzo que seja uma Canon, eu tenho uma Nikon D3100 , com live view, ótimo para focar um objecto antes de o fotografar. Antes de fotografar aquilo que queres, tens que focar a imagem para o infinito, e o que eu faço, uma vez que a Nikon não tem essa função, e a focagem é feita através do motor incluído nas objectivas ( daí o corpo das Nikon serem um pouco mais leves e compactas), é procurar uma estrela bem brilhante, apontar a máquina, através do visor, depois colocar no modo live view, fazer zoom e manualmente focar a estrela o melhor possível. Após isso, sem mexer na focagem, apontar ao que quero fotografar, fazer a exposição e se tudo tiver sido bem feito, já se terá resultados.
Pra mim funciona assim...
Um abraço
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #7 em: Agosto 01, 2012, 01:20:19 am »
Olá Jony.
Parece frustrante, mas tem tudo a ver com focagem.
Ora bem, a máquina que tens, não sei qual é, mas deduzo que seja uma Canon, eu tenho uma Nikon D3100 , com live view, ótimo para focar um objecto antes de o fotografar. Antes de fotografar aquilo que queres, tens que focar a imagem para o infinito, e o que eu faço, uma vez que a Nikon não tem essa função, e a focagem é feita através do motor incluído nas objectivas ( daí o corpo das Nikon serem um pouco mais leves e compactas), é procurar uma estrela bem brilhante, apontar a máquina, através do visor, depois colocar no modo live view, fazer zoom e manualmente focar a estrela o melhor possível. Após isso, sem mexer na focagem, apontar ao que quero fotografar, fazer a exposição e se tudo tiver sido bem feito, já se terá resultados.
Pra mim funciona assim...
Um abraço

Boas,
quando ligo a maquina (uma canon eos 600d) ao telescópio a maquina está sem lente, vai usar para a focagem o lente barlow e o próprio espelho do telescópio penso eu. Acontece que nada aparece no live view...nadinha...nem um pontinho branco, mas se apontar o telescópio para uma posição terretre, já consigo focar as luzes e lampadas há distancia que o telescópio foca... resumindo eu não consigo focar nem dá para o fazer na maquina sem lentes, nisso é como uma nikon eu penso, mas nno telescópio tb me é impossivel fazê-lo...não sei se estou fazendo algo mal mas .... por exmplo se usar apenas a lente da maquina, a 18mm por exemplo e a colocar em ISO 800 e expor por 30 seg, capto sem problemas as estrelas....mas com muita poluição luminosa... eu até comprei um filtro de poluicão luminosa para o telescópio para tentar combater esse problema...

Nem sei que fazer....a lua não ajudou no sábado é certo(28-07-20112), mas a maquina ainda assim mesmo desfocada devia captar algo....


Toda a ajuda é bem vinda

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #8 em: Agosto 07, 2012, 02:14:06 pm »
Viva,
Faz o seguinte, que pode ser uma combinação de muita coisa, desde falta de pontaria, até desfocagem ;)
Aponta para um alvo terrestre, acerta o buscador para ficar a apontar para o mesmo sítio, foca sem grandes preocupações para o alvo terrestre, e a seguir aponta o telescópio para uma estrela bem brilhante através do buscador.
Deverás ver uma bolinha na foto, e agora é só focar para diminuir o tamanho da bola.
Atenção que o "live view" pode desapontar por algumas razões: a estrela ser muito pequena e ser preciso fazer zoom nela, para se ver, e por a estrela ser demasiado "escura" e o automatismo da câmara não o querer mostrar (live view foi feito para usar de dia). O melhor é mesmo focar tirando fotos.
Se houver dificuldades nisto, espera que a Lua se levante, e foca nela! ;)
Nota que se estás a usar uma barlow à mistura, estás a escurecer a imagem, a aumentar a distância focal, e a reduzir o campo visível na foto. Qualquer ventinho, tremelique no telescópio ou desalinhamento polar da montagem vai ser amplificado também..
Vais ver que depois de estar bem focadinho, vão aparecer montes de estrelas de uma vez só :)
Fil.
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #9 em: Agosto 07, 2012, 06:28:25 pm »
E porque não fazer experiências com a lua? É o objecto mais brilhante e fácil de apontar no céu nocturno, e dá para treinar, mesmo com o live view, por ser muito brilhante.
O uso da barlow não ajuda nada, pelo contrário, só atrapalha, uma vez que aumenta, pelo factor da mesma ( 2X por exemplo), o problema e frustração em conseguir focar.
Um abraço  ;)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #10 em: Agosto 08, 2012, 12:08:15 am »
Boas, usei uma barlow e com ela foi a unica forma de não me aparecer quando apontava para a lua, o fundo do telescópio....parece uma cruz no ecrã da maquina...eu até mandei vir de inglaterra um "telrad", mas estou com dificuldades em conseguir alinhar o telescópio....o magano nem bem calibrado fica...por mais que ande com os pesos para baixo e para cima, nunca para quieto....Acho que fui enganado com o telescópio....o gajo deve estar estragado, mas como não queria gastar muito comprei....agora se calhar hei-de ter de comprar um novo....é que nem consigo fazer a montagem andar num dos eixos usando os controlos dos mesmos....aquela pecinha que da para rodar....só roda na horizontal, se for no eixo vertical nada se passa e começa a forçar....fui enganado...que azar... Voltando ao anterior, sem barlow aparece no ecra a parte da frente do telescópio, onde está o espelho secundário e não o dou sequer focado na imagem....Fui enganado não foi??? azar o meu.....

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #11 em: Agosto 08, 2012, 12:50:45 am »
Jony, parece-me que talvez tenhas alguns problemas.... ???Prá semana que vem, vai haver duas StarParty. Não tens hipótese de ir a alguma delas? É só uma sugestão, mas podendo ir, levavas o teu telescópio, que o pessoal via exactamente o que se passa com ele. :o
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #12 em: Agosto 08, 2012, 12:59:47 am »
Jony, parece-me que talvez tenhas alguns problemas.... ???Prá semana que vem, vai haver duas StarParty. Não tens hipótese de ir a alguma delas? É só uma sugestão, mas podendo ir, levavas o teu telescópio, que o pessoal via exactamente o que se passa com ele. :o

Se alguma fosse no Algarve ia com certeza, mas provavelmente não o são....aqui pró sul tenho tido dificuldade em encontrar malta...de facto não conheço ainda ninguem, por isso isto me está a custar mais a aprender....a ver como se faz é bem mais rápido que com videos ou manuais...

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #13 em: Agosto 08, 2012, 10:08:36 am »
Ok, vão ser um pouco longe, mas mesmo assim, há pessoas e associações no Algarve, consulta esta página:  http://www.ccvalg.pt/astronomia/nucleo/associacoes_links.htm
 :)
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline jonybernas

  • Mensagens: 34
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: fotografar com telescopio
« Responder #14 em: Agosto 08, 2012, 11:18:13 am »
pois vou contactar alguns a ver...]e que a maioria dos sites parece abandonado ou totalmente desactualizado...parece que h]a anos que ninguem l]a vai....a ver vamos...

Re: fotografar com telescopio
« Responder #14 em: Agosto 08, 2012, 11:18:13 am »