Autor Tópico: Extensor de distância focal  (Lida 2381 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Extensor de distância focal
« em: Fevereiro 28, 2011, 08:54:05 pm »
Algúem me pode elucidar se existe alguma forma de extender a distância focal para poder fotografar em prime focus sem uma diagonal? é que por 2 ou 3 cm de distãncia focal não consigo focar com a minha slr. Tenho um extensor da Orion mas é pesado e tenho usado o corpo de uma barlow sem a lente com rosca T. Acontece que a barlow faz-me falta para o telescópio principal e não queria gastar 30 euros numa barlow para depois lhe tirar a lente. Presumo que haja algum anel ou tubo que permita enroscar no anel T da cãmara slr e na rosca do focador do telescópio, e acrescentar mais uns 2 ou 3 cm. Será que é isto que procuro?  Alguma dica?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Extensor de distância focal
« Responder #1 em: Fevereiro 28, 2011, 10:08:27 pm »
Olá Paulo! Pelo que percebo necessitas de um extensor. Não se trata aumentar a focal mas sim de aumentares o tamanho do tubo
do focador de modo a que consigas chegar ao ponto de focagem. O ideal será um extensor com anel de aperto de modo que possas
rodar a camera e mudar o angulo da foto. Esse que mostras também faz o mesmo efeito mas com tem rosca T assim que o enroscares
não podes mudar o angulo da câmera a não ser que o focador o permita. É claro que para usares este extensor precisas de um nosepiece
de 2" para colocares no anel T.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Re: Extensor de distância focal
« Responder #1 em: Fevereiro 28, 2011, 10:08:27 pm »

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Extensor de distância focal
« Responder #2 em: Março 01, 2011, 12:38:44 am »
O meu focador é de 2" embora tenha um adaptador para 1,25. A questão da rotação da cãmara já a resolvi, desapertando os parafusos do anel T de modo a girar o disco interno até a cãmara ficar na "vertical". A solução que apresentas acaba por ser mais cara do que a compra de uma barlow barata (+/- 30€) com anel T que acaba por fazer o mesmo efeito. Eu não queria era gastar 30 € por um extensor. Tens razão, não pretendo aumentar a distãncia fiocal mas apenas acertar com o ponto do foco.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Extensor de distância focal
« Responder #3 em: Março 01, 2011, 09:19:29 am »
Qual é o telescópio ?

Nos refractores, o porta oculares na maioria das vezes dá para desenroscar um bom bocado e ganhares 1 ou 2 cm de tubo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Extensor de distância focal
« Responder #4 em: Março 01, 2011, 09:43:42 am »
Citação de: "batman"
O meu focador é de 2" embora tenha um adaptador para 1,25. A questão da rotação da cãmara já a resolvi, desapertando os parafusos do anel T de modo a girar o disco interno até a cãmara ficar na "vertical". A solução que apresentas acaba por ser mais cara do que a compra de uma barlow barata (+/- 30€) com anel T que acaba por fazer o mesmo efeito. Eu não queria era gastar 30 € por um extensor. Tens razão, não pretendo aumentar a distãncia fiocal mas apenas acertar com o ponto do foco.

Bom nesse caso tens de optar pelo extensor T-T (macho-fêmea) que indicaste. Tens é de encontrar um com o tamanho certo. Existem várias medidas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Extensor de distância focal
« Responder #5 em: Março 01, 2011, 08:32:49 pm »
Já desmontei o tubo focador. aquilo tem aparafusado aquela guia dentada. claro que posso refazer os dois furos nos extremos dessa gui de modo a puxá-la mais para um dos extremos do tubo focador mas não dará  mais do que 1 centímetro e pouco de ganho. Parece-me que o ideal seria a soluçã em baixo uma vez que não encontro nada mais adequado e com dimensões reduzidas ao essencial.

« Última modificação: Março 02, 2011, 12:59:41 pm por jaclerigo »

Re: Extensor de distância focal
« Responder #5 em: Março 01, 2011, 08:32:49 pm »