Autor Tópico: Compra do 1º Telescopio  (Lida 18515 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #45 em: Fevereiro 26, 2011, 09:16:58 pm »
Mas será que se irá notar muito a aberração cromática? :cry:

É que a diferença entre o refractor 102mm para o Mak 127mm são de 153€ (ainda é uma diferençazinha), mas quero comprar o "telescópio ídeal", pelo que mais vale gastar mais um pouquinho e ficar mais satizfeito  :s

Agora vou ter mesmo que vender o meu reflector...
Já o tenho a 150€ (dei mais de 450€ pelo conjunto todo) e mesmo assim só tive uma proposta  :(|
Se a porra do dinheiro esticasse!!!  :-x
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #46 em: Fevereiro 26, 2011, 10:15:07 pm »
É preciso ter calma António.. :?
Queres um exemplo?
Eu construí o meu 1º telescópio ( se lhe posso chamar de telescópio :? ) quando tinha 14 anos, com a metade de uma lupa de aumento de 50mm ( podem imaginar a sua qualidade :? ); depois comprei o meu 1º telescópio real , um Tasco de 50mm ( na altura fiquei todo contente ( agora vejo a bela mer...que comprei, todo de plástico, literalmente, até as oculares, dasse, ainda o tenho guardado, só por ter sido o 1º , só me apetece dar-lhe com um martelo, mas custou-me os olhos da cara :? ), depois comprei um espelho principal de 6 polegadas e respectivo espelho secundário, que importei de Inglaterra, e construí um dobson ( que mais tarde vendi a um amigo meu); finalmente comprei o Maksutov, usado mas impecável e, mais tarde, uns meses, a montagem CG5 da Celestron ( que entretanto troquei pela Vixen Sphinx ): sabes quanto tempo esta minha bela história tem? dos 14 anos até aos 38 aninhos; são 24 aninhos para ter o que tenho hoje!!! Se o podia fazer mais cedo? Sim, acho que sim, mas há outras prioridades que nos fazem pensar duas vezes. :?
O teu problema, é o nosso problema; eu bem jogo no euromilhões, mas a sorte é tanta que nem acerto com um único número. :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #46 em: Fevereiro 26, 2011, 10:15:07 pm »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #47 em: Fevereiro 27, 2011, 12:34:20 am »
:(  Tens razão...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #48 em: Fevereiro 27, 2011, 12:50:20 am »
Ambos terão aberração cromática. A umas pessoas chateia mais do que a outras. Porque queres trocar um reflector de 130mm por um acromático de 100mm?

E que tal pegares nesses €€€ e comprares este: http://astrofoto.com.pt/_v2010/index.ph ... &Itemid=26
É MUITO melhor que os outros dois juntos ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #49 em: Fevereiro 27, 2011, 01:11:31 am »
Vou ser sincero, MUITO sincero:

Eu não me dei bem com a montagem EQ3-2. É pesada, grande e complicada. O que eu realmente pretendo é um telescópio leve, portátil e que me dê gozo em utilizar (tive um refractor de 70mm e adorei!).
Eu pensei no de 102mm, pois tem a focal curta e é melhor para céu profundo (o que pretendo), mas sei que com essa abertura é difícil...

Agora pretendo vender o meu telescópio reflector de 130mm, pois pretendo o tal "mais portátil". O meu telescópio teve pouco uso. Se calhar não te acreditas, mas esteve mais de 1 ano parado no meu quarto sem ver o brilho de 1 estrela!
Desanimei por completo com aquele telescópio, mas sei que quem o comprar vai bem servido! Está impecável!!!
Comprei-o em 2009 e deve ter tido cerca de 20 sessões astronómicas...

O dobson, não me parece tão portátil quanto o que desejo  :?  Apesar de ser bom para céu profundo! ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #50 em: Fevereiro 27, 2011, 08:52:00 am »
Vou mandar aqui um bocadinho mas lenha para a fogueira  :D

Se o teu problema maior é a portabilidade, vou ter de concordar com o Orion_PKFD, mas duas polegadas abaixo.

Um DOB de 6 não só já dá para observar muitíssimos objectos, mas também é portátil. Não te esqueças que é possível transportá-los como uma mala, pois têm uma pega para esse efeito. Agora deves estar a pensar que ocupa mais espaço. Se calhara, sim, mas se pensares em tudo o que tens de levar com outro tipo de montagens, vais chegar à conclusão que nao é assim tão mau. Com os dois da Celestron e da SW que indicaste, por exemplo, têm a cabeça da montagem, o tripé, o telescópio, etc, etc etc....  
Com um DOB de 6, em muitos casos é possivel levar tudo numa unica peça

Citação de: "waldju"
1º Distância focal mais longa (maior detalhe planetário), mas continua com a focal rápida;
2º Focador 2" que poderá dar uma visão mais alargada e adaptar uma DSRL com campo de visão maior;
3º Mais precisão no alinhamento e melhor correcção automática (penso eu...)

1)Atenção que distância focal longa, não quer dizer maior detalhe. Esse consegue-se com dois factores. Abertura e qualidade opitca. O que vais ter, é maior amplificação com a mesma ocular no telescópio de maior focal.

2)O focador de 2'' é importante sim Sr para fotografia. Para visual, acredita que nao vais observar assim tantos objectos que não consigas com uma ocular de 1.25. Quanto à DSLR, também podes usa-la com focadores de 1.25, vais é ter Vigneting que "nunca mais acaba"

3)Alinhamento por 3 estrelas FAZ diferença. É util para corrigir eventuais erros, tais como "cone error" ou mau alinhamento polar. Mas apenas se tiveres acesso a zonas com a totalidade do céu. De outra forma, nao faz muito sentido. Alinhamento por 2 estrelas, é mais que suficiente. Sobre este assunto, e metendo também a colher, o EQMOD ligado à minha HEQ5 não impõe limite de linhamento; posso usar 100, 200 ou mesmo 1000 estrelas se quiser  :D    A verdade é que nunca usei mais de 3  :lol:

Se é bem verdade que o melhor telesócopio é aquele que vai ser usado, e no teu caso e muito bem estás preocupado com a portabilidade do mesmo, nao te esqueças que a diferença entre olhar para a M31 e ver uma mancha, ou ver ja qq coisa pode fazer toda a diferença nessa mesma utilização.

Minha opinião, em resumo. Refractores são muito bonitos é um facto, mas vais ficar limitado aos objectos que consegues observar. Vais ver alguns enxames, uma ou outra nebulosa bem como uma ou outra galáxia. Mas não esperes muito detalhe dos mesmos. Planetas? Enfim, sim...mas.
Um DOb de 6 ou mesmo de 8. Continuam a ser portáveis, quando comparados com um refractor montado numa montagem, ja consegues ter acesso a uma enormidade de objectos, e em muitos deles observar detalhe nos mesmos. Planetas? Mais uma vez nao ha que enganar; abertura é regra. A amplificação com as focais relativamente baixas com que se constroem os telescopios hoje em dia, consegue-se com uma boa Barlow.
A minha opinião quando estás a falar de portabilidade é que estás a tentar pensar apenas no telescópio em si, mas estas a esquecer-te que o mesmo tem mais equipamento para funcionar.  A diferença entre os dois que indicaste ou um dob de 6 não é a portabilidade, mas o volume.

Pensa bem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #51 em: Fevereiro 27, 2011, 12:39:06 pm »
Concordo com o Nuno. Mas eu ia para o 8" em detrimento do 6". Um Dob de 8" ocupa menos espaço onde o vais guardar do que um refractor numa montagem EQ. O OTA  é leve (a montagem é que é mais pesada, mas nada de mais). Para transportar, divides em dois (OTA+base) ou até mesmo o levas inteiro, pousas no chão, apontas e já está. mais simples do que isto, não há.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #52 em: Fevereiro 27, 2011, 12:44:25 pm »
Pois, mas... e transportar isso num Smart Roadster?  :s

Deixo a namorada em caso e ando com o Dob ao lado  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #53 em: Fevereiro 27, 2011, 12:56:44 pm »
Citação de: "waldju"
Deixo a namorada em caso e ando com o Dob ao lado  
Então, mas onde é que está a duvida :D  8)

Este tipo de DOB's habitualmente têm 1m - 1.10m de comprimento. Neste caso a primeira coisa a fazer, é medir o carro :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #54 em: Fevereiro 27, 2011, 04:32:48 pm »
Ocupa tanto espaço como um pequeno acro+montagem+tripe
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #55 em: Fevereiro 27, 2011, 09:06:49 pm »
Li muitas opiniões e muito acertadas mas eu acabei por comprar este e uma barlow 2X + 1 ocular Soligor 18mm ED (fantástica)+ 1 filtro V-block + 1 filtro Contraste Booster e um conjunto de filtros monocromáticos e um filtro polarizado para a lua. Mais tarde uma EQ3-2 com Go-to. Pretendia algo portátil e que permitisse usar para fotografia. Agora reconheço que vejo mais do que via no início. As coisas estavam lá mas eu não tinha ainda sensibilidade para as ver e os filtros fizeram uma boa parte da diferença. Mas se fosse só para observação, não tenho dúvidas que os Dobson, pelo preço, são imbatíveis.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #56 em: Fevereiro 27, 2011, 11:29:09 pm »
Observação? O maior Dobson que conseguires transportar! O problema só começa a ser notório a partir das 10".

Imagem planetária? O maior SCT que conseguires comprar!

Imagem de céu profundo? Ou começas com um pequeníssimo refractor ou então prepara-te para gastares uma pipa de dinheiro.

Eu tenho um SCT de 9.25" que dá mais ou menos para as 3 coisas. Mas o meu setup actual já passa dos 12k€... e um dia quero comprar um dobson de 18"... Não tentes fazer tudo com um só telescópio.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #57 em: Fevereiro 28, 2011, 12:48:26 am »
Eu tenho que concordar com o que vocês dizem e quero, antes de mais, agradecer-vos pela ajuda prestada!!! ;-)

Mas o que é certo é que um Dobson não cabe no meu carro. Quase de certeza... :s
O maior espaço no meu carro é no vidro trazeiro. Imaginem aquele espaço onde normalmente tem as colunas trazeiras, esse é o espaço que tenho. Cabe lá uma montagem (equatorial ou azimutal, não importa o tipo) e um Maksutov ou um refractor.

A minha EQ3-2 cabe nesse espaço, mas junto com a OTA é muito complicado, pois tem 900mm de distância focal e mal cabem lá os 2... Daí eu não estar a equacionar um Dob.
E também, se eu quizer fazer uma brincadeira com a minha NexImage é mais fácil com o sistema Synscan GoTo do que com o Dob manualmente...

Daí a minha "dor de cabeça" ser: se o refractor com "f" rápido tem aberração cromática, então terei que optar por um Maksutov...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Offline batman

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +2/-0
  • Paulo Roldão Baptista
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #58 em: Fevereiro 28, 2011, 08:33:10 pm »
A aberração cromática combate-se, diminui-se, com o filtro adequado e com uma barlow. Um telescópio de 600mm cabe no teu carrro. A barlow em princípio também (se for 2x passas a ter 1200mm e muito menos aberração) e o filtro, agarrado à barlow, também deve caber  :D . Quando comprares um carro eléctrico, maior, já poderás comprar um telescópio também maior com o que poupares em combustível. Agora, chegares a uma astrofesta num carro pequeno e sacares lá de dentro um dobson de 8 ou de 10", eu pagava para ver e para me rir até cair de costas  :lol:  De qualquer forma a minha filosofia é começar pequeno, barato sem ser baratucho e ir crescendo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline waldju

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 376
  • Karma: +11/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #59 em: Março 01, 2011, 01:40:10 am »
Citação de: "batman"
Agora, chegares a uma astrofesta num carro pequeno e sacares lá de dentro um dobson de 8 ou de 10", eu pagava para ver e para me rir até cair de costas

 :lol:  Era alta cena, não achas?  :lol:

Mas acho que já decidi... :?
Penso que vou comprar o Maksutov 127mm SkyWatcher Synscan GoTo. Juntamente irei comprar um redutor focal 0,5X, 1 filtro lunar e 1 filtro UHC.

O resto depois vou comprando  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Orion XT12i
Maksutov OMC140 Deluxe
Refrator SkyWatcher 102/500
Go-To Synscan Altazimutal
Cam Celestron NexImage
10X50 Bresser
Antares Speers Waler 9,4mm 82º
Baader Hyperion 24mm 68º

Re: Compra do 1º Telescopio
« Responder #59 em: Março 01, 2011, 01:40:10 am »