Autor Tópico: [Discussão] Os novos planetas e a polémica sobre Plutão  (Lida 8509 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Agosto 25, 2006, 09:40:33 pm »
Exactamente, eu nem me estava a lembrar dos outros satélites que efectivamente plutão tem! Só vem consolidar ainda mais a ideia que plutão tem tudo aquilo que um planeta deve ser! O facto de os astrónomos terem mudado de opinião , a meu ver , só pode ter sido por influência de algo ou alguém, e nesse caso são pessoas sem princípios :evil: ! Seja como for ,EU, vou sempre considerar Plutão como o nono planeta!!! E tenho dito 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline mmontes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 52
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://mmontes.dyndns.org
(sem assunto)
« Responder #16 em: Agosto 26, 2006, 01:44:35 am »
Citação de: "Emanuel"
O facto de os astrónomos terem mudado de opinião , a meu ver , só pode ter sido por influência de algo ou alguém, e nesse caso são pessoas sem princípios :evil: !

Não me parece. Simplesmente apareceu uma definição melhor. Eu faria o mesmo.

Citação de: "Emanuel"
Seja como for ,EU, vou sempre considerar Plutão como o nono planeta!!! E tenho dito 8)


Então, tecnicamente, estarias errado...  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por mmontes »

(sem assunto)
« Responder #16 em: Agosto 26, 2006, 01:44:35 am »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Agosto 26, 2006, 10:42:04 am »
E quem somos nós, humanos, para definir o que é um planeta e o que não é ? E se pensarmos bem, a Terra também é um ponto azul na imensidão deste espaço...

Se houver vida inteligente neste universo, decerto que olham para nós como "o pequeno ponto azul"...isto tudo tem a ver com o ponto de vista de cada um...

Infelizmente nós humanos achamos que somos sempre o centro do universo e que devemos quantificar todo o resto...o que é certo é que Plutão e todos os outros continuarão lá em cima, em órbita e não vão estar a preocupar-se se nós humanos achamos que são planetas ou não...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Agosto 26, 2006, 11:03:07 am »
Citação de: "igomes"
...os outros continuarão lá em cima, em órbita e não vão estar a preocupar-se se nós humanos achamos que são planetas ou não...


Ham :) isto tendo em conta que "eles" têm consciencia para se "preocuparem" :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline mmontes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 52
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://mmontes.dyndns.org
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 26, 2006, 12:21:51 pm »
Citação de: "igomes"
E quem somos nós, humanos, para definir o que é um planeta e o que não é ? E se pensarmos bem, a Terra também é um ponto azul na imensidão deste espaço...

Se houver vida inteligente neste universo, decerto que olham para nós como "o pequeno ponto azul"...isto tudo tem a ver com o ponto de vista de cada um...

Infelizmente nós humanos achamos que somos sempre o centro do universo e que devemos quantificar todo o resto...o que é certo é que Plutão e todos os outros continuarão lá em cima, em órbita e não vão estar a preocupar-se se nós humanos achamos que são planetas ou não...


Pelo mesma lógica, não podemos definir nada no Universo nem na Natureza porque somos pequenos demais. Aliás, não é este um dos objectivos principais da Ciência, de qualquer ciência? A definição do que existe? Como funciona? Porquê?

Se nos deixássemos ir atrás das influências convencionais, históricas, ou culturais, e mantivéssemos Plutão como planeta... então não estávamos a ser nada diferentes das pessoas que diziam que a Terra era plana antes de se provar que era redonda, nem das pessoas que diziam que a Terra era o centro do Universo antes de Copérnico.

Felizmente, a Astronomia moderna lida com factos científicos e não se deixa levar por "convenções" mantidas desde há muito por tradicionalismos impostos pela Sociedade ou pela História.

É por isso que considero a demoção de Plutão e a nova categoria de planeta anão como um passo em frente nesta Ciência que todos adoramos.

E acreditem, estamos a ganhar muito mais do que perdemos, a muitos níveis... Só esta redefinição dá um grande novo alento à New Horizons, que vai passar por Plutão por volta de 2015. Seriamente, querem agora melhor nome para a missão??...  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por mmontes »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 26, 2006, 12:33:01 pm »
Citação de: "mmontes"
Se nos deixássemos ir atrás das influências convencionais, históricas, ou culturais, e mantivéssemos Plutão como planeta... então não estávamos a ser nada diferentes das pessoas que diziam que a Terra era plana antes de se provar que era redonda, nem das pessoas que diziam que a Terra era o centro do Universo antes de Copérnico.


:D Não vás muito longe, ainda há pouco tempo, li em qualquer lado que em Inglaterra existe uma associação qualquer que defende que a Terra é plana.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 28, 2006, 12:20:06 am »
Obviamente que todos temos direito à nossa opinião pessoal sobre se Plutão deve ou não continuar a ser considerado como o nono planeta! Eu acho que a comunidade científica escolheu a via mais fácil, em vez de debater e classificar outras possíveis soluções!  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 31, 2006, 12:49:15 pm »
Pessoal, leiam mais sobre o assunto aqui: http://www.portaldoastronomo.org/cronica.php?id=63. Acho que está uma crónica bem feita.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Setembro 05, 2006, 04:14:11 pm »
A "guerra" promete continuar:

Citar
In the past week a small but growing group of scientists made their first formal attack against the International Astronomical Union's August 24th resolution that left the solar system with eight planets and downgraded Pluto to a new class of objects known as "dwarf planets."

On Thursday two heavy hitters in the planetary-science community — Mark Sykes, director of the Planetary Science Institute, and S. Alan Stern, an executive director of the Southwest Research Institute and leader of the Pluto-bound New Horizons mission — unveiled a petition formally disputing the new definition. The petition, signed by more than 300 of the world's leading space scientists, states, "We, as planetary scientists and astronomers, do not agree with the IAU's definition of a planet, nor will we use it."


Mais  :arrow:  http://skytonight.com/news/3805531.html
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #24 em: Setembro 05, 2006, 08:00:45 pm »
Bom... isto já parece o caso "Mateus"... :)
Não percam os próximos episódios pq isto promete!
Obrigado pela informação jaclerigo :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #24 em: Setembro 05, 2006, 08:00:45 pm »