Olá Berny! Normalmente costuma-se aplicar duas fórmulas para saber o máximo de ampliação aplicável a cada telescópio: a finalidade é a mesma, mas , se o diãmetro da objectiva ou espelho fôr dado em milímetros, então multiplica-se esse valor por 2,4X ( ex. 100mm de diãmetro X 2,4 = 240X) ; se o valor fôr dado em polegadas, então multiplica-se por 50X ou talvez 60X ( ex. 6" X 60 =360X).
Agora vamos ser prácticos: estes valores máximos são possíveis obviamente, mas por norma não são muito utilizados, devido a alguns factores; 1º- a qualidade das òpticas tem um papel muito importante para ter ampliações tão elevadas, portanto devem ser pelo menos de boa qualidade; 2º- talvez o que mais influencie a possibilidade de utilizar ampliações tão altas, seja a nossa atmosfera, principalmente devido à poluição ambiental e luminosa ( normalmente não se utiliza mais do que 300X);
Para o teu telescópio de 200mm, eu diria para não utlizares ampliações de 400X, porque devido à distãncia focal dele, para o conseguires vais ter de utilizar uma ocular de 3mm, que tem um diãmetro minúsculo, o que se vai traduzir num campo aparente minúsculo também, e se ao mesmo tempo não tiver um bom "eye relief"( a distãncia que o olho humano tem que estar da ocular para ver todo o campo aparente) , então a observação torna-se frustante, a menos que queiras investir dinheiro e comprar por exemplo uma ocular da Tele Vue, género uma Nagler de 3mm, que te vai proporcionar um bom campo de visão, acho é que se calhar não vais gostar do preço dela.
Eu diria para comprares uma boa ocular de 6mm, 7mm, ou algo do género, que mesmo assim te proporciona bastante ampliação ( 1200mm/6mm= 200X) que é suficiente para ver a generalidade dos objectos que se observa com um telescópio desse tamanho; além disso, se mesmo assim, quiseres ter os tais 400X de ampliação, se combinares uma barlow de 2X com a ocular de 6mm, tens a mesma ampliação, mas tens mais campo aparente, porque a ocular de 6mm tem mais que a de 3mm. Mas é claro que a decisão é tua.
Um abraço