Autor Tópico: A lente ideal para o meu telescópio, qual é?  (Lida 4659 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline bernytavares

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
A lente ideal para o meu telescópio, qual é?
« em: Setembro 11, 2010, 01:52:59 am »
Boas gente!  :D

Sou um tanto novato nesta área, e precisava de umas dicas para saber que lente devo comprar para tirar o melhor partido do potencial do meu telescópio!
O meu telescópio é um skywhatcher com 200mm de diâmetro e 1200 de distância focal, e só tenho lentes de 10mm e 25mm! (e um barlow 3x)

Ora li por ai, pergunto-me se será assim que funciona, que o aumento máximo que se consegue com um telescópio (para manter a nitidez) será o dobro da abertura, ou seja, 400x neste caso (200x2). Isto é correcto?  :s

Pelo que percebi nessa mesma leitura, o aumento da lente (a divisão da distância focal a dividir pelo diâmetro da ocular) não deve ultrapassar esse número. Isto significa que a melhor lente que posso comprar para aproveitar da melhor maneira o potencial do meu telescópio seria uma de 3mm? (1200/3 = 400x)

Se não que lente aconselham? Onde posso encontrar lentes dessas com boa qualidade/preço?  :D

Conto com a vossa ajuda!
Obrigado!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A lente ideal para o meu telescópio, qual é?
« Responder #1 em: Setembro 12, 2010, 12:37:31 am »
Eu acho que para grandes magnificações poderia  combinar uma ocular com uma barlow ou então adquiria uma ortoscópica se for para observação planetária.
"Só um exemplo":
Em vez de utilizar uma ocular de 3mm para obter os 400x de magnificação(que acho que é um valor exagerado) poderá combinar uma ocular de 9mm com uma barlow de 3X (1200/9=133X x 3= 399
Como viu ficou com uma magnificação praticamente igual a de uma ocular de 3mm e penso que ganhará um maior diâmetro da lente da ocular por onde vai observar e um maior campo de visão. Pode fazer este pequeno exercício  de maneira a calcular outras magnificações.... na minha opinião....que não sejam tão altas
Penso que as oculares com focais mais curtas como a de 3mm que refere podem não ser a melhor opção, devido ao pequeno diâmetro da lente da ocular por onde vai observar e ao curto afastamento de pupila da própria, penso que estas condicionantes devem ser pouco agradáveis... mas só quem as utilizou é que nos poderá esclarecer.....
Quanto ao limite de magnificação do telescópio não sou o mais indicado para dar uma opinião mas penso que os 400x são valores exagerados.
Contudo não se esqueça que em condições que não sejam as melhores ao utilizar grandes magnificações estas vão expor a própria instabilidade da atmosfera denegrindo assim o que está a observar, uma ocular de baixa focal só trará bons resultados em condições muito boas.
Obviamente como referiu a qualidade das próprias oculares é um aspecto a ter em conta e com a qualidade vem também o preço :-D
« Última modificação: Setembro 15, 2010, 04:54:49 am por FGFFC »

Re: A lente ideal para o meu telescópio, qual é?
« Responder #1 em: Setembro 12, 2010, 12:37:31 am »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: A lente ideal para o meu telescópio, qual é?
« Responder #2 em: Setembro 12, 2010, 04:08:47 pm »
Olá Berny! Normalmente costuma-se aplicar duas fórmulas para saber o máximo de ampliação aplicável a cada telescópio: a finalidade é a mesma, mas , se o diãmetro da objectiva ou espelho fôr dado em milímetros, então multiplica-se esse valor por 2,4X ( ex. 100mm de diãmetro X 2,4 = 240X) ; se o valor fôr dado em polegadas, então multiplica-se por 50X ou talvez 60X ( ex. 6" X 60 =360X).
Agora vamos ser prácticos: estes valores máximos são possíveis obviamente, mas por norma não são muito utilizados, devido a alguns factores; 1º- a qualidade das òpticas tem um papel muito importante para ter ampliações tão elevadas, portanto devem ser pelo menos de boa qualidade; 2º- talvez o que mais influencie a possibilidade de utilizar ampliações tão altas, seja a nossa atmosfera, principalmente devido à poluição ambiental e luminosa ( normalmente não se utiliza mais do que 300X);
Para o teu telescópio de 200mm, eu diria para não utlizares ampliações de 400X, porque devido à distãncia focal dele,  para o conseguires vais ter de utilizar uma ocular de 3mm, que tem um diãmetro minúsculo, o que se vai traduzir num campo aparente minúsculo também, e se ao mesmo tempo não tiver um bom "eye relief"( a distãncia que o olho humano tem que estar da ocular para ver todo o campo aparente) , então a observação torna-se frustante, a menos que queiras investir dinheiro e comprar por exemplo uma ocular da Tele Vue, género uma Nagler de 3mm, que te vai proporcionar um bom campo de visão, acho é que se calhar não vais gostar do preço dela.
Eu diria para comprares uma boa ocular de 6mm, 7mm, ou algo do género, que mesmo assim te proporciona bastante ampliação ( 1200mm/6mm= 200X) que é suficiente para ver a generalidade dos objectos que se observa com um telescópio desse tamanho; além disso, se mesmo assim, quiseres ter os tais 400X de ampliação, se combinares uma barlow de 2X com a ocular de 6mm, tens a mesma ampliação, mas tens mais campo aparente, porque a ocular de 6mm  tem mais que a de 3mm. Mas é claro que a decisão é tua.
Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline bernytavares

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A lente ideal para o meu telescópio, qual é?
« Responder #3 em: Setembro 19, 2010, 03:32:05 pm »
Olá! Gostava de agradecer pela simpatia e pelos conselhos!  :D
Seguirei os concelhos, obrigado!  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: A lente ideal para o meu telescópio, qual é?
« Responder #4 em: Setembro 19, 2010, 06:01:40 pm »
Ora essa, é um prazer ajudar! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: A lente ideal para o meu telescópio, qual é?
« Responder #4 em: Setembro 19, 2010, 06:01:40 pm »