Autor Tópico: A lente ideal para o meu telescópio, qual é?  (Lida 4659 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline bernytavares

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
A lente ideal para o meu telescópio, qual é?
« em: Setembro 11, 2010, 01:52:59 am »
Boas gente!  :D

Sou um tanto novato nesta área, e precisava de umas dicas para saber que lente devo comprar para tirar o melhor partido do potencial do meu telescópio!
O meu telescópio é um skywhatcher com 200mm de diâmetro e 1200 de distância focal, e só tenho lentes de 10mm e 25mm! (e um barlow 3x)

Ora li por ai, pergunto-me se será assim que funciona, que o aumento máximo que se consegue com um telescópio (para manter a nitidez) será o dobro da abertura, ou seja, 400x neste caso (200x2). Isto é correcto?  :s

Pelo que percebi nessa mesma leitura, o aumento da lente (a divisão da distância focal a dividir pelo diâmetro da ocular) não deve ultrapassar esse número. Isto significa que a melhor lente que posso comprar para aproveitar da melhor maneira o potencial do meu telescópio seria uma de 3mm? (1200/3 = 400x)

Se não que lente aconselham? Onde posso encontrar lentes dessas com boa qualidade/preço?  :D

Conto com a vossa ajuda!
Obrigado!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: A lente ideal para o meu telescópio, qual é?
« Responder #1 em: Setembro 12, 2010, 12:37:31 am »
Eu acho que para grandes magnificações poderia  combinar uma ocular com uma barlow ou então adquiria uma ortoscópica se for para observação planetária.
"Só um exemplo":
Em vez de utilizar uma ocular de 3mm para obter os 400x de magnificação(que acho que é um valor exagerado) poderá combinar uma ocular de 9mm com uma barlow de 3X (1200/9=133X x 3= 399