Autor Tópico: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.  (Lida 4081 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« em: Setembro 05, 2010, 02:52:35 pm »
Ola mais uma vez :-D
Não quero ser um chato... mas tenho uma dúvida em relação ao assunto mencionado em cima...
Gostava de saber se quem possui um telescópio Dobson de abertura de 250 mm para cima poderia me dizer se estes equipamentos sofrem de algum tipo de aberração nas imagens, especialmente uma tal aberração coma (como são tubos Newton) pelo que percebi este problema verifica-se nas ópticas dos tubos "grandes" com focal curta e consiste na deterioração da imagem à medida que se vai afastando do centro desta..
Sempre pensei que estes telescópios, obviamente se fossem fabricados com material de qualidade não apresentassem qualquer tipo de aberração...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« Responder #1 em: Setembro 05, 2010, 04:15:34 pm »
Eu tenho um 250mm F5 e sofre de coma. É uma aberração inerente aos espelhos parabólicos, por isso  não se deve considerar um defeito do telescopio em si. Existem correctores de coma como o paracorr da televue que se usam no porta oculares. Os telescópios tipo schmidt- newton possuem um corrector frontal pra corrigir a coma e outras aberrações.
A mim não me aborrece especialmente. É um habito. As estrelas nos bordos do campo têm tendencia a ter forma de "V" com as pontas a apontar pra fora do campo. Se forem estrelas ténues praticamente não se nota.

A apenas uma das aberrações introduzidas pelos diversos tipos de telescópios e oculares ou mesmo os nossos olhos e na minha opinião existem outras que xateam mais, como o astigmatismo.
« Última modificação: Setembro 05, 2010, 04:38:28 pm por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« Responder #1 em: Setembro 05, 2010, 04:15:34 pm »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« Responder #2 em: Setembro 05, 2010, 04:17:47 pm »
Olá!

A coma é uma aberração inerente aos espelhos parabólicos, muito usados nos telescópios do tipo Newton. Não é necessário que o telescópio tenha 10" ou mais para que se note. Normalmente, em uso visual, esta aberração não é grande motivo de preocupação especialmente se se usarem oculares bem corrigidas. Para astrofotografia torna-se praticamente imperativo usar-se um corrector de coma, caso contrário, cerca de 30 a 40% da imagem exibirá esta aberração.
Existem modelos que reduzem esta aberração um pouco, tal como o Schmidt-Newton que, graças ao seu corrector frontal, reduz-a em cerca de 50%, mas não a elimina por completo.
Se o propósito é a observação visual, então bastam umas oculares decentes e esta aberração não será motivo de grandes queixas. Ainda no outro dia estive a observar com o amigo João Marum, usando um Newton (Dob) de 10" F/4.8 e um Schmidt-Newton também de 10" F/4 e pelo menos de minha parte, não notei essa aberração em ambos os telescópios.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« Responder #3 em: Setembro 05, 2010, 04:38:07 pm »
O amigo João Marum corrigiu-me no facto em que as oculares não corrigem a coma e provavelmente ele tem razão. No entanto, e talvez porque o efeito da coma não era em nada muito pronunciado, associei esta "ausência" de coma (ou talvez minha falta de atenção a esse pormenor) com a qualidade das oculares que estavam a ser usadas. A verificar na próxima sessão.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« Responder #4 em: Setembro 05, 2010, 04:41:24 pm »
Nahh, ela anda por lá :) é só saber procura-la. As estrelas mais brilhantes na nagler31mm tinham coma. Mas isto é a tal coisa. Essa ocular também introduz o chamado efeito olho de peixe. Mas não é por isso que deixa de dar imagens espectaculares. Isto das aberrações é tudo uma questão de sabermos viver com elas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« Responder #5 em: Setembro 05, 2010, 04:58:48 pm »
Então a "coma" nota-se sobretudo em imagens de grande campo???
Com observações planetárias será diferente ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« Responder #6 em: Setembro 05, 2010, 05:32:38 pm »
Claro. Com campos reais pequenos a coma é negligenciável. Eu acho que não noto qualquer coma a partir das 120x pra frente. Não é a coma que afecta as imagens planetárias.
Um espelho de má qualidade ou um telescópio descolimado afecta bem mais.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« Responder #7 em: Setembro 05, 2010, 08:03:06 pm »
Esclarecidíssimo..., obrigado a todos. :D

Cumprimentos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« Responder #7 em: Setembro 05, 2010, 08:03:06 pm »