Autor Tópico: TS N 150/1400  (Lida 5334 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline eduardocristo

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
TS N 150/1400
« em: Agosto 30, 2010, 07:19:24 pm »
Olá a todos! O que acham deste telescópio? http://www.astroshop.eu/teleskop-servic ... q-1/p,4260
Nunca ouvi falar desta marca(Teleskop-Service)  nem deste tipo de montagem (que segundo a Astroshop é uma EQ3-1).
Também nunca ouvi falar das marcas Omegon e TwinStar que me tem aparecido constantemente.

Agradeço qualquer informação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #1 em: Agosto 30, 2010, 08:12:32 pm »
Não presta.
Desde a montagem e de certeza até a qualidade. Deve-ser mais um dos vários fabricados em massa pelos chineses.. Curiosamente o preço dele comparado com telescópios semelhantes e com as mesmas características até é mais baixo.... isto diz tudo...
Qual é o seu orçamento e o conhecimento do "céu nocturno"?

Cumprimentos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: TS N 150/1400
« Responder #1 em: Agosto 30, 2010, 08:12:32 pm »

Offline eduardocristo

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #2 em: Agosto 30, 2010, 09:26:26 pm »
Olá FGFFC. Também já suspeitava que esse telescópio não fosse de grande qualidade, mas o preço é tentador...
 A verdade é que já comprei um telescópio à alguns anos, um newtoniano daqueles que são dados às crianças( eu também ainda era criança) de 76mm, o que me decepcionou bastante... O raio da sucata abanava por todos os lados e a qualidade da óptica é o que se está a ver. Para não me decepcionar novamente, desta vez estou a pedir conselhos a quem pelo menos entende desta parte mais técnica, eu sou mais ligado à parte teórica da astronomia, para comprar um telescópio decente e durável e que não ganhe ferrugem como o anterior. Como eu ainda não ganho o meu próprio dinheiro tenho que ir fazendo umas economias, pelo que não pretendo, nem posso, gastar mais de 250 euros. Pretendo um telescópio de boa qualidade e que permita ver os objectos mais brilhantes, e se possível mais tarde fazer um upgrade incluindo controladores e motores.
O telescópio que eu pretendo tem de ter uma montagem equatorial, agradeço o máximo possível de sugestões.

Obrigado pela disponibilidade, já que postei um tópico semelhante, mas diferente, à pouco tempo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #3 em: Agosto 31, 2010, 11:56:38 am »
Tem de ter mesmo montagem equatorial? É que por esse valor, não existem grandes opções.
Por esse valor eu recomendaria um dob de 6 polegadas. ( o da skywatcher que a galactica vende por exemplo) Já é um diâmetro que dá acesso a bastantes objectos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline eduardocristo

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #4 em: Agosto 31, 2010, 02:22:39 pm »
De preferência sim. Ou um dob. ao qual fosse possível mais tarde adaptar o tubo a uma montagem equatorial.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #5 em: Agosto 31, 2010, 03:34:47 pm »
Bem eu não sou um entendido, longe disso....
Mas não custa nada dar a minha opinião, visto que já sei algumas coisas.. e também se disser algo de errado "teoricamente", não vão faltar utilizadores já com muita experiência para nos esclarecer :-D

Estive a dar uma vista ao seu tópico anterior e pois.. O pior são mesmo orçamentos que "emagrecem"...
Ia-lhe dizer o mesmo que já disse a outros utilizadores com orçamentos semelhantes mas se já tem algum conhecimento do céu e já teve um telescópio de 70 mm provavelmente uns binóculos não serão a melhor opção mas deixe-me lhe dizer que irão ser sempre úteis.

A 2º opção como disse o alex e outros utilizadores era para um Dobson, mas com esse orçamento os único que estou a ver era o Orion de 4.5(114mm) mas como disse que queria um telescópio com montagem EQ.... Eu acho que não valeria a pena...
Eu recomendava que esperasse um pouco ao fim de aumentar o seu orçamento até la se calhar ate mudava de opinião sobre a montagem equatorial e adquiria um dobson de 8" que tem quase o dobro da abertura do que qualquer outro que comprasse agora.
Já agora, se pretende comprar o dobson e mais tarde uma montagem EQ para o tubo não se esqueça que a montagem terá que ter capacidade para suportar o tubo e não costumam ser baratas.

Se ainda quiser ir para um com montagem Eq tem os Astromaster da Celestron ou o Sky-Watcher SW 130mm EQ-2 que sinceramente acho que não irão durar muito e correm o risco de ficarem a apanhar pó num canto, muito devido à sua abertura e porque também irão ser utilizados numa zona com alguma poluição luminosa, nestes casos a abertura é essencial.
Ainda assim se o seu orçamento for o mesmo então a melhor opção era o Dobson da SW de 6(150mm) que esta à venda aqui na Gem51.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #6 em: Agosto 31, 2010, 06:28:02 pm »
Eu arrisco-me a dizer que na minha opinião, para observação visual, a montagem equatorial é dispensável. Ok, ter seguimento é cómodo, mas não é imprescindível. Com um dob o setup consiste em chegar ao local, colocar o tubo em cima da base e observar. Quanto muito dar um ajuste na colimação, mas isso também tem de dar se adquirir um reflector com montagem equatorial, a qual só por si necessita de bastante mais tempo de montagem.
Penso que a montagem equatorial só é imprescindível quando se pretende iniciar em fotografia e mesmo aí, convém já investir numa montagem de qualidade.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline eduardocristo

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #7 em: Agosto 31, 2010, 10:14:16 pm »
Obrigado pela colaboração!
O orçamento não "emagreceu", eu apenas me enganei, troquei o 3 pelo 2, sendo efectivamente os 350€. Eu também não estou à espera de milagres pois sei que orçamento também não é elevado. Um outro factor que pesa na decisão é a altura do telescópio, um dos motivos para eu preferir a equatorial, pois se a ocular estiver num ponto baixo vai agravar os meu problemas de coluna. Uma dúvida que eu tenho é quanto à solidez da estrutura dos dobs pois parece-me um pouco instável e, mas posso estar errado, o seguimento parece-me difícil.
Estive a ver estes telescópios:
http://www.celestron.com/c3/product.php ... ProdID=501

http://www.skywatchertelescope.net/swti ... class2=104

http://loja.astrofoto.com.pt/index.php? ... &Itemid=26

http://www.astroshop.eu/skywatcher-tele ... 89e2e331a7 (eu pessoalmente gosto mais deste)

Agradeço opiniões pessoais e possíveis reviews. Se não fosse pedir muito gostava que me indicassem sites com comparação de diferentes telescópios.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #8 em: Agosto 31, 2010, 11:59:45 pm »
Bem, o problema das posições incómodas pelo qual o observador tem que passar para espreitar pela ocular também pode ser observado numa montagem equatorial, como? Por exemplo: Um refráctor que tenha um tubo muito longo.. já pensou o que é estar a observar pela ocular desse telescópio os "objectos astronómicos" próximos do Zénite?
Os dobson de hoje já possuem um sistema de seguimento dos objectos muito bom, com a pratica a movimentação do tubo faz-se com facilidade.
Quanto à solidez e à estabilidade destes depende também da qualidade da construção do mesmo.
O Dóbson Xt da Orion que eu saiba não apresenta nenhum problema em relação a este aspecto, há vários utilizadores neste fórum com este dob e nunca vi nenhuma queixa.
Quanto aos telescópios mencionados: O refráctor da Celestron já esta descontinuado e irá ter dificuldade em encontrá-lo, o seu orçamento possibilita-o a ter melhor que um refráctor de 80mm. O sky-watcher com a focal F5 é para DSO, para planetas não é aconselhado, e um céu como o seu o que interessa são os planetas...
Esqueça também o PowerSeeker da Celestron.
O sky-watcher da astroshopp é provavelmente o melhor dos que mencionou mas eu não iria para esse.
Como o seu orçamento afinal ronda os 350 euros eu sem duvida que iria para o XT8.

Opiniões pessoais, reviews e comparações são o que não falta na Net, JUST GOOGLE IT ;-) , eu pessoalmente passo muitas horas na Cloudy Nights.
« Última modificação: Setembro 01, 2010, 12:09:22 am por FGFFC »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #9 em: Setembro 01, 2010, 12:08:06 am »
Eu também acho que o xt8 é sem dúvida a melhor opção. Se ainda estiver disponível, o xt8 clássico fica mais em conta. Vai -te obrigar a usar mapas e a conhecer o céu. Eu tenho o irmão maiorzinho de 10 polegadas ha quase 10 anos ( ui que o tempo passa).
Como muito bem dito anteriormente, com montagem equatorial também se passa por posições bem incómodas. Pra observar junto ao zénite, que é onde o céu se apresenta mais escuro, é preciso andar agachado debaixo do telescópio, enquanto que no dob é justamente a posição mais cómoda. Problemas de coluna? Basta ter um banco em que dê pra ajustar a altura, ou se não encontrar um, usa dois bancos. Um mais alto e outro mais baixo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline eduardocristo

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #10 em: Setembro 01, 2010, 10:04:35 am »
Por muito bons que sejam os dobs, e acredito que sejam, o problema é mesmo a altura. Sei que há muitos processos para contornar isso mas não é a mesma coisa. Eu, um rapaz com 1,83m agachado horas a fio não me parece uma boa solução, e eu não sou muito alto! Desculpem a insistência mas como o telescópio tem que ser ideal para o utilizador, o meu tem que ter uma montagem equatorial, senão não vale a pena... Agradeço sugestões de alguns modelos e aumento o meu orçamento até os 500€. Obrigado a todos pela colaboração!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: TS N 150/1400
« Responder #11 em: Setembro 01, 2010, 11:34:31 am »
Citação de: "joao marum"
(...) Como muito bem dito anteriormente, com montagem equatorial também se passa por posições bem incómodas. Pra observar junto ao zénite, que é onde o céu se apresenta mais escuro, é preciso andar agachado debaixo do telescópio (...)
Ui... não massacrem as montagens equatoriais quando a culpa é do tubo óptico! Estes contorcionismos só se aplicam a telescópios Newtonianos "clássicos" ou similares. Um SCT, MAK ou um Refractor por exemplo que costumam ter a saída visual na parte de trás do tubo e vêm sempre munidos de uma diagonal, não há necessidade de contorcionismos. É só apontar o telescópio e rodar a diagonal para que a ocular fique sempre em boa posição de observação.

Vá... não sejam mauzinhos!...  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #12 em: Setembro 01, 2010, 11:46:50 am »
Pois. Só que por esse valor não estou a assumir que se compre um SCT. Simplesmente acho que no caso de um telescopio de newton, que acho que é o que ele quer comprar, a montagem equatorial exige mais exercícios de contorcionismo.

Claro que também depende do tamanho do dob. A ocular num dob de 6´ou 8´ que tenham 1200mm de distância focal vai andar a pelo menos 1m do chão na maior parte das observações. Pra observar em pé é pouco, mas pra quem prefere observar sentado como eu, é mais que suficiente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: TS N 150/1400
« Responder #13 em: Setembro 01, 2010, 11:52:16 am »
Ah pois é... perdi um pouco o "foco" da questão...  :s  Mas pronto... sempre fica a clarificação.
Citação de: "joao marum"
Eu com o dob passo a noite sentado.
Malandro....   8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline FGFFC

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 73
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: TS N 150/1400
« Responder #14 em: Setembro 02, 2010, 12:21:20 am »
Citar
Ui... não massacrem as montagens equatoriais quando a culpa é do tubo óptico!

Exactamente. Acho que ninguém falou mal das montagens equatoriais :oops: , o problema é só mesmo com os tubos longos ex: refractor de 120/150 apontado ao zénite numa montagem correspondente ao orçamento do Eduardocristo que mede 1.80 e têm problemas na coluna. :)

Citar
Por muito bons que sejam os dobs, e acredito que sejam, o problema é mesmo a altura. Sei que há muitos processos para contornar isso mas não é a mesma coisa. Eu, um rapaz com 1,83m agachado horas a fio não me parece uma boa solução, e eu não sou muito alto! Desculpem a insistência mas como o telescópio tem que ser ideal para o utilizador, o meu tem que ter uma montagem equatorial, senão não vale a pena... Agradeço sugestões de alguns modelos e aumento o meu orçamento até os 500€. Obrigado a todos pela colaboração!  

Ok, rendemo-nos às sua intenções, tem que ter montagem EQ.  :lol:
Tem preferência no que tenciona observar?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: TS N 150/1400
« Responder #14 em: Setembro 02, 2010, 12:21:20 am »