Autor Tópico: Satélites confirmam mudanças que a Terra sofreu após tsunami  (Lida 2040 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Dois satélites da Nasa confirmaram as mudanças sofridas pela Terra após o terremoto que matou quase 250 mil pessoas em Dezembro de 2004 em doze países banhados pelo Oceano Índico, revelou um estudo divulgado hoje pela revista "Science".

Aquele movimento sísmico, que teve uma magnitude de 9,1 pontos na escala Richter, ocorreu como resultado da translação de duas placas continentais sobre uma falha no leito marinho do Oceano Índico que provocou um tsunami, segundo o estudo.

O terremoto elevou o fundo marinho vários metros sobre uma superfície de milhares de quilómetros quadrados, segundo o relatório elaborado por cientistas da Escola de Ciências Geológicas da Universidade de Ohio.

"Determinamos que o terremoto provocou pelo menos duas mudanças na estrutura geológica da região", explicou Shin-Chan Han, um dos pesquisadores.

Primeiro, o sismo causou um levantamento em massa do fundo marinho e da geometria da região. Ao mesmo tempo, alterou as medidas prévias correspondentes a essa região registradas pelo satélite de posicionamento global (GPS).

Por outro lado, a translação das placas continentais modificou a densidade das rochas, o que produz uma alteração da gravitação detectável, afirmou Han.

Essas mudanças foram detectadas pelos satélites Grace (Equipamento Climático e de Recuperação da Gravidade), que há quatro anos fazem medições da gravitação terrestre.

Os dois satélites circundam a Terra a 300 e 500 quilómetros de altura e a uma distância entre si de cerca de 220 quilómetros.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m