Autor Tópico: Filtros  (Lida 21840 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #15 em: Outubro 29, 2006, 10:07:58 pm »
Ideias para montagem de filtros com película Baader.

Esta pelicula Baader é excelente e com ela podemos fazer uma enorme variedade de filtros solares, não só para telescópios, mas também para binóculos e para objectivas de buscadores.
Quando o diâmetro do filtro é relativamente pequeno, digamos até uns 12 cm, podem utilizar-se tampas de diversos produtos, fundos de recipientes plásticos cilíndricos, etc. Escolhendo bem consegue-se arranjar algumas tampas ligeiramente largas em relação ao diâmetro do tubo onde serão aplicadas. Corta-se o fundo da tampa e aplica-se o filtro. Adiante veremos mais ideias.
Para preencher a folga atrás referida, e criar o necessário aperto, podem usar-se com vantagem 3 ou 4 pedaços de feltro autocolante, do tipo que se vende para colocar por baixo dos pés das cadeiras, por baixo de cinzeiros (para não riscar as mesas), etc. Este aperto criado pelo feltro é essencial para impedir que a tampa com o filtro caia.

Essa queda, se acontecesse, seria desastrosa para os olhos do observador.
Este filtro também dá bons resultados quando aplicado em frente das  (tele)objectvas fotográficas. Neste caso convém aplicar o filtro Baader para fotografia, que tem um factor de transmissão mais alto (1/10000 contra 1/100000 do filtro para uso visual. Isto permite utilizar uma exposição dez vezes mais curta (por Ex: 1/150 s e vez de 1/15 s). A película Baader para fotografia não deverá ser usada para observação visual.[/color]
Vejam algumas ideias muito imaginativas para aplicar película Baader Astrosolar (TM) nos links seguintes:
Esta é a ideia sugerida pela própria Baader:
http://www.baader-planetarium.com/sofifolie/bauanleitung_e.htm
VEJAM MAIS ESTA IDEIA:
http://www.astrosurf.com/jventura/howto/filtrosolar.htm
E MAIS ESTA:
http://oficina.cienciaviva.pt/nastab/filtros.html
MAIS ESTA:
http://www.asociacionhubble.org/modules ... pic&t=8827

As tampas de Cola-Cao são muito populares para fazer filtros solares com película Baader.
Vejam aqui alguns resultados, em várias fases de fabrico:

http://www.astrosurf.com/re/cola_cao_20021105-01.jpg
http://www.astrosurf.com/re/cola_cao_20021105-02.jpg
http://www.astrosurf.com/re/cola_cao_20021106-01.jpg
http://www.astrosurf.com/re/cola_cao_20021106-03.jpg
http://www.astrosurf.com/re/cola_cao_20021106-02.jpg

Quem quiser conhecer as características filtrantes e ópticas da película Astrosolar Baader(TM), pode ver estes dois links:
http://www.baader-planetarium.com/sofif ... ails_e.htm

http://www.baader-planetarium.com/sofif ... sung_e.htm

NOTA: Os mais imaginativos podem construir uns óculos de cartolina, aplicando neles pequenas sobras de película Baader (2,5 cm x3,5 cm chega perfeitamente para cada olho).  É tudo feito em cartolina forte, até as  próprias  hastes que passam sobre as orelhas. Pode-se assim fazer  um sistema cómodo e prático para observação do Sol sem amplificação.
ATENÇÃO -- cinco mensagens abaixo está uma fotografia destes meus óculos feitos de cartolina forte. São grandes para que a cara do observador fique à sombra, aumentando o conforto e a comodidade de observação. São óculos muito melhores do que a maior parte dos que se vendem nas farmácias.

Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Outubro 31, 2006, 09:35:43 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Outubro 30, 2006, 01:46:38 am »
Muito boa informação para construir filtros solares com a folha de baader Guilherme! E o melhor de tudo é que se poupam vários euros sem poupar na segurança do equipamento! 8) Gostei particularmente do filtro construido com a embalagem de cola-cao ! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

(sem assunto)
« Responder #16 em: Outubro 30, 2006, 01:46:38 am »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Outubro 30, 2006, 12:10:09 pm »
Citação de: "Guilherme de Almeida"
NOTA: Os mais imaginativos podem construir uns óculos de cartolina, aplicando neles pequenas sobras de película Baader (2,5 cm x3,5 cm chega perfeitamente para cada olho).  É tudo feito em cartolina forte, até as  próprias  hastes que passam sobre as orelhas. Pode-se assim fazer  um sistema cómodo e prático para observação do Sol sem amplificação.


Exacto. Eu próprio já fins uns filtros assim p os meus binóculos:

:arrow: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=123

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #18 em: Outubro 30, 2006, 08:56:07 pm »
OK, Paulo
Mas repare que eu referia-me a um filtro para os olhos, directamente.  Ou seja, uns óculos de cartão, propriamente ditos. Sâo parecidos, mas muito melhores do que a maior parte dos que se vendem para observar eclipses do Sol, mas estes assim feitos ficam baratíssimos porque aproveitamos pequenas sobras de película Baader que de outro modo seriam deitados fora (lixo) por serem tão pequenos.
Não posso colocar aqui a foto porque não está em link (eu não tenho página Web).
Vou enviar-lhe a imagem dos óculos que fiz, em anexto PVT.
repare no detalhe construtivo e nas protecções para evitar a luz lateral.
Há um feltro branco também do lado de dentro (não visível na foto), para evitar que a aresta da cartolina magoe o nariz.

Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Novembro 29, 2006, 11:04:05 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #19 em: Outubro 30, 2006, 09:04:45 pm »
Tem toda a razão amigo Guilherme... :?
Foi erro meu. De qq forma, a minha sugestão tb é uma opção p aproveitar essas ditas sobras p se fazer um bons filtros p quem tiver binos :wink:

Qt à imagem, não é possivel enviar anexos em private, a menos q me envie por mail.

No entanto, pode aprender um "truque" p colocar qq imagem q tenha no pc aqui no forum.
Vá a http://imageshack.us e facilmente perceberá como funciona. Se tiver dúvidas não hesite :wink:
Cumps

Edit:
Guilherme, recebi o mail e já tive oportunidade de ver a foto.
Não a coloquei aqui p dar-lhe oportunidade de tentar pelos seus próprios meios, conforme a explicação q lhe dei no mail de resposta q o enviei.
Boa sorte :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Outubro 30, 2006, 10:37:54 pm »
A pedido do Guilherme, aqui está a foto:



Citação de: "Guilherme de Almeida"
(...)repare no detalhe construtivo e nas protecções para evitar a luz lateral.
Há um feltro branco também do lado de dentro (não visível na foto), para evitar que a aresta da cartolina magoe o nariz(...)


Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Onde guardar filtros para observação solar
« Responder #21 em: Novembro 14, 2006, 10:47:10 am »
Onde guardar os filtros para observação solar?.

Há uma reposta surpreendentemente simples: numa caixa de pizza!
Feito o "pedido diplomático", numa loja que venda pizzas para fora, arranja-se a  óptima caixa , com dimensões ligeiramente superiores ao diâmetro externo do filtro. Arruma-se bem, transporta-se bem e é fácil de obter


Funciona às mil maravilhas e é acessível. Convém escolher, de preferência, uma caixa que não tenha levado nenhuma pizza no interior, para não ficar engordurada.

Boas construções
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Novembro 14, 2006, 11:17:06 am »
eheheh
Já conhecia essa dica, Guilherme.
Mas é sem dúvida mais um excelente complemento a este tópico.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline dcpc

  • Mensagens: 17
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtros
« Responder #23 em: Março 24, 2008, 11:23:40 pm »
como já referi o meu telescopio é para principiantes - Konus Start 900 motor, numa noite a lua estava bem alta e fui busca-lo a fim de a ver com melhor precisão mas fiquei um pouco decepcionada ao ver que a lua não estava lá muito nitida, liguei o motor mas parecia ter ficado na mesma ouvi dizer que era por causa da poluiçao luminosa, mas visto a lua estar alta qual seria o problema exacto? quais os filtros necessarios? e para que é que servem o set de filtros coloridos?

obrigado e desculpas pelas perguntas primarias....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Abraço,

Diana

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Filtros
« Responder #24 em: Março 24, 2008, 11:36:57 pm »
Caro(a) dcpc.

A poluição luminosa praticamente não afecta a observação Lunar, ainda mais se ela estiver bastante alta. Penso que o Konus 900 é um telescópio refractor, portanto em principio a descolimação do sistema não deverá ser o motivo. Eu estou mais inclinado para as oculares que poderão não ter qualidade suficiente. Para já é melhor esquecer os filtros e o melhor será tentar usar outras oculares (de um amigo) para experimentar e determinar de onde vem o problema.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Filtros
« Responder #25 em: Março 24, 2008, 11:47:19 pm »
Citação de: "dcpc"
como já referi o meu telescopio é para principiantes - Konus Start 900 motor, numa noite a lua estava bem alta e fui busca-lo a fim de a ver com melhor precisão mas fiquei um pouco decepcionada ao ver que a lua não estava lá muito nitida, liguei o motor mas parecia ter ficado na mesma ouvi dizer que era por causa da poluiçao luminosa, mas visto a lua estar alta qual seria o problema exacto? quais os filtros necessarios? e para que é que servem o set de filtros coloridos?

obrigado e desculpas pelas perguntas primarias....

Caro(a) DCPC
Primeiro, que tipo de telescópio é' ? Será um newtoniano? O clássico D=114 mm; f=900 mm?. u será um Refractor acromático? É que há um Konus 900 refractor e também há um Konus 900 reflector de Newton.
Que ocular utilizou ? Refiro-me à distância focal da ocular.
Como estava a turbulência? (a poluição luminosa não tem nenhum efeito prejudicial nas observações da Lua).
Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline dcpc

  • Mensagens: 17
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtros
« Responder #26 em: Março 25, 2008, 05:40:28 pm »
Citação de: "Guilherme de Almeida"
Citação de: "dcpc"
como já referi o meu telescopio é para principiantes - Konus Start 900 motor, numa noite a lua estava bem alta e fui busca-lo a fim de a ver com melhor precisão mas fiquei um pouco decepcionada ao ver que a lua não estava lá muito nitida, liguei o motor mas parecia ter ficado na mesma ouvi dizer que era por causa da poluiçao luminosa, mas visto a lua estar alta qual seria o problema exacto? quais os filtros necessarios? e para que é que servem o set de filtros coloridos?

obrigado e desculpas pelas perguntas primarias....

Caro(a) DCPC
Primeiro, que tipo de telescópio é' ? Será um newtoniano? O clássico D=114 mm; f=900 mm?. u será um Refractor acromático? É que há um Konus 900 refractor e também há um Konus 900 reflector de Newton.
Que ocular utilizou ? Refiro-me à distância focal da ocular.
Como estava a turbulência? (a poluição luminosa não tem nenhum efeito prejudicial nas observações da Lua).
Boas observações
Guilherme de Almeida

puxa agora é que me baralhou... bem quanto ao telescopio é refractor, tem lentes: H8 mm e H 20 mm de diâmetro e ampliação com as lentes fornecidas: 112,5 X e 45 X. Não sei se era isto que se referia...quanto à turbulência não faço ideia o que responder, sou um bocado leiga...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Abraço,

Diana

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Filtros
« Responder #27 em: Março 25, 2008, 05:51:38 pm »
Essas oculares sao fracas e certo, mas com a lua nao deve haver problemas em focar, msm que sejam oculares de Huygens. E as ampliaçoes ate nem sao altas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Filtros
« Responder #28 em: Março 25, 2008, 09:56:17 pm »
Cara DCPC
Não é a essas lentes que nos referimos. Essas são as oculares, e são lentes em TODOS os tipos de telescópios. Refiro-me à primeira peça óptica a receber a luz que vem do astro e chega ao telescópio. Vou pôr as coisas de forma muito clara e simples.
Olhe para a frente do tubo, destapado, é claro, do lado por onde chega a luz do astro para entrar no telescópio.

a) Vê uma  lente grande, a ocupar toda a entrada?  (nesse caso é um refractor).

b) Ou vê a boca do tubo aberta, com uma peça em cruz, de três ou quatro braços, suportando um bloco central redondo e lá ao fundo um grande espelho? (nesse caso é um reflector de Newton)

c) Para observar ollha lateralmente pelo tubo (ou seja na perpendicular ao eixo do tubo do telescópio), estando o local onde mete a ocular mais perto da entrada de luz no tubo? Por outras palavras o local onde está a ocular fica mais longe do chão à medida que observa astros mais altos em relação ao horizonte. (Se for assim, é um reflector de Newton).

d) Para observar pelo telescópio, olha do lado do tubo oposto àquele por onde entra a luz no tubo? Ou seja, a ocular (a tal lente que diz que é H 8 mm ou H 20 mm) fica mais BAIXA á medida que o telescópio é apontado para astros mais elevados em relação ao horizonte? (Se assim for é um refractor).

Portanto se o telescópio verificar as condições a) e d) é um refractor.
Se o telescópio verificar as condições b) e c) será um reflector.

Olhe para o telescópio e meça o diâmetro da lente frontal, se for um refractor ou avalie o diÂmetro do espelho grande, se for um reflectos. Em face disso falaremos deppis.

Boas observações
GA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline dcpc

  • Mensagens: 17
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtros
« Responder #29 em: Março 26, 2008, 11:50:20 pm »
Citação de: "Guilherme de Almeida"
Cara DCPC
Não é a essas lentes que nos referimos. Essas são as oculares, e são lentes em TODOS os tipos de telescópios. Refiro-me à primeira peça óptica a receber a luz que vem do astro e chega ao telescópio. Vou pôr as coisas de forma muito clara e simples.
(...)

Boas observações
GA


o meu telescópio é refractor, como já havia referido, e é f=900

se pudesse responda clicando em citar para eu saber quando é que me responderam se faz favor? obrigado pela atenção
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Abraço,

Diana

Re: Filtros
« Responder #29 em: Março 26, 2008, 11:50:20 pm »