Autor Tópico: Filtros  (Lida 21846 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Filtros
« em: Agosto 03, 2006, 12:15:50 pm »
Olá people, agora sou eu que preciso de ajuda: estava eu a relaxar na minha varanda à noite quando reparei em Júpiter e na Lua mesmo ali numa posição favorável para observar( a minha varanda é um rectângulo pequeno e com um ângulo de visão muito limitado)! Entusiasmado, lá fui eu buscar o material,montei tudo e, comecei a observar! Desilusão  :( ! Apesar de ambos os objectos se encontrarem baixos, por volta da meia-noite, com uma ocular plossl de 20 mm (90x) a imagem de Júpiter principalmente, não estava grande coisa :( !A Lua , menos mal, mas quando passei para uma ortoscópica de 6mm, então nem vos conto :? ! Penso eu que o problema estará na poluição luminosa e que para minimizar esse problema terei que comprar um bom filtro, mas qual?  :roll: Também deve ter sido da posição baixa de ambos os objectos, mas será que o telescópio precisará ser colimado?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 03, 2006, 02:20:33 pm »
Boas.
De facto, qd os objectos celestes se encontram já mt próximo do horizonte, as dificuldades em obter as melhores imagens são maiores. Isto pq assim a observação é prejudicada por uma maior quantidade de gases da camada atmosférica. Por isso é q é sempre melhor efectuar observações qd o objecto apontado está no zénite. Em relação à colimação do teu equipamento, terás q fazer o teste p verificar se os espelhos estão de facto alinhados ou não. Existe mt informação em português sobre técnicas e procedimentos p uma boa colimação. Nada como pesquisar no google.

Qt ao filtro, se vives num local com relativa poluição luminosa, podes apostar neste :arrow: SKYGLOW. Este seguramente será uma das minhas próximas aquisições :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 03, 2006, 02:20:33 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 04, 2006, 12:16:37 am »
Porreiro, obrigado pela dica, vou comprar, mas é que é já a seguir :P
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 04, 2006, 10:22:02 pm »
Olá Emanuel. Como o Paulo disse e muito bem, se o planeta não estiver muito alto, vais ter mais problemas de instabilidade atmosferica. No entanto, essa instabilidade, pode ser no local, ou seja, provocada pelas correntes de convecção ascendentes, provocadas pelo calor do dia, e que se manifestam mais fortemente se estiveres numa varanda, pois sobem ao longo das paredes. Outra coisa que as acentua, é observar num chão de cimento. Para minimizar isso, caso tenhas hipotese, é tentares observar ao nivel do solo, e se possivel, em chão de terra.
No entanto, tambem há outro tipo de instabilidade atmosferica, associada a movimentos de ar na alta atmosfera. Quanto a isso, pouco ou nada podes fazer. Apenas esperar, pois, conforme verás, isso varia de noite pra noite. No entanto, as noites de vento costumam ser más nesse aspecto. Podes averiguar o grau de instabilidade atmosférica, pelo cintilar das estrelas. Verás que em certas noites muito calmas, as estrelas quase não cintilam, enquanto que  em outras, parecem as luzes da árvore de natal.
Existe ainda outro tipo de instabilidade, provocada pelas correntes de convecção que saem dos tubos dos telescopios de newton, principalmente. Convem deixares o telescopio na rua a ambientar-se à temperatura exterior pelo menos durante 30 minutos antes de ires observar. Isso faz uma grande diferença.
Quanto à poluição luminosa, esta, afecta muito pouco a observação de planetas. O filtro de poluição luminosa pouco ou nada te vai ajudar para observar planetas. Esses filtros, ajudam bastante para a observação de nebulosas, pois, bloqueam os comprimentos de onda das luzes que provocam a poluição luminosa, dexando passar os comprimentos de onda das nebulosas. No entanto, não há milagres. Um filtro de poluição luminosa nunca consegue bater um céu escuro.
O orion skyglow é um filtro de banda larga e é uma boa escolha, eu tenho um. No entanto, eu prefiro um filtro de banda estreita, como o Orion ultrablock ou um filtro de linha como o Orion OIII, pois são filtros que combatem a poluição luminosa mais agressivamente, fazendo uma maior diferença.
Tb existem filtros especificos pra planetas. Mas estes não têm nada a ver com a pol luminosa. São os filtros coloridos da orion, por exemplo, que se vendem em conjuntos de 4 normalmente e que aumentam o contraste de certos detalhes planetarios. No entanto, a diferença não é milagrosa. Mas asseguro-te que, quanto mais experiencia tens, maior diferença verás.
Acerca de colimação, se tens um telescopio de Newton, aconselho-te a comprar uma ocular de colimação cheshire da orion. Nunca te arrependerás e é sempre util.

Espero ter ajudado :)
Se tiveres mais perguntas, não hesites. Boa sorte.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 05, 2006, 12:22:07 am »
Obrigado João, toda a ajuda é bem vinda, especialmente de pessoas com bastante mais experiência do que eu 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 16, 2006, 09:00:23 pm »
Tenho outra dúvida sobre filtros: desta vez é sobre filtros solares! Eu sempre observei o sol através da técnica de projecção, que é de resto a maneira mais segura de observar, mas ao mesmo tempo sempre tive curiosidade em observar directamente! Ouço falar muito nos filtros solares, especialmente nas folhas Baader para construcção caseira! Mas até que ponto são boas e seguras? Ou os filtros solares de marca?!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 17, 2006, 01:51:42 am »
Boas Emanuel!!
Bem, eu possuo um filtro desses pro meu 8" e ele realmente não só é barato como também nos oferece imagens detalhadas das manchas solares...é uma boa escolhe pra quem n quer tar a gastar mt $$$ com filtros solares...Mas atenção, este filtro só permite ver manchas solares, e claro, o sol...lool...A cor que o sol apresenta é branco, e acho q aquilo da-nos imagens em linha cálcio...

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 17, 2006, 03:34:33 pm »
Boas rapidix, muito obrigado pela ajuda! Realmente eu tenho receio de olhar directamente para o sol, sei os perigos que isso representa, e sendo utilizador de òculos, não quero aumentar os meus problemas! A minha desconfiança em relação às folhas Baader tem exactamente a ver com o facto de serem acessíveis , e como o barato geralmente acaba por sair caro , daí a minha dúvida! Mas se é realmente bom, então é mesmo uma boa e barata solução! Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 17, 2006, 04:28:09 pm »
Boas!
Realmente é uma boa escolha pra quem pretende ver o essencial do sol de uma forma económica...mas tá descansado que se o filtro for bem estimado n há o problema de olhos fritos :wink: ....

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 17, 2006, 08:18:00 pm »
Caro Emanuel

As folhas Baader são daquelas raras coisas que são acessiveis e são um produto de elevada qualidade. Como diz o rapidix, se a folha for bem tratada e usada da forma como o fabricante indica, é 100% segura.
As unicas precauções que assim de repente me lembro que se deve ter são:

1 - montar a folha num suporte feito de material relativamente macio (ex: papelão) e sem esticá-la. Guardá-la num sitio seguro... um local que muita gente usa é... uma caixa de pizza! (de preferência que ainda não tenha sido usada, ou que esteja limpa e sem pizza) :D
2 - verificar antes de usar se existem pequenos furos - para tal basta, a olho nú, e levantando a folha contra uma fonte luminosa forte verificar se existem. Caso seja detectado um pequeno furo que não exceda 1mm, pode-se com segurança tapá-lo com um marcador de feltro preto. Se já existirem un quantos, será melhor desfazer-se dessa folha.
3 - evitar a todo o custo que o suporte da folha (e a folha) caia do telescópio! usar fita cola ou qualquer outro método para que isso não aconteça.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 17, 2006, 09:19:36 pm »
Boa, amigo astrolupa, muito obrigado pelas dicas! Vou já comprar a pizza, pra ficar com a caixa.....  :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Outubro 07, 2006, 05:14:05 pm »
Bom eu não sou grande coisa em bricolage, mas aqui vai o resultado da construcção caseira de filtros solares com a folha de Baader:



O pequeno é para o buscador, e o maior ( off-axis ) é para o maksutov!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 07, 2006, 06:31:57 pm »
Têm muito bom apecto!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 08, 2006, 12:35:44 am »
É isso mesmo amigo Emanuel! Certamente que irá funcionar muitíssimo bem. Parabens!

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 08, 2006, 04:15:05 pm »
Obrigado pessoal!  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 08, 2006, 04:15:05 pm »