Viva,
Tem que ser uma cúpula mesmo? Não serve um telhado que deslize para o lado?
Pergunto só porque rodando a cúpula 360, ou mais, é um sarilho para haver cabos de alimentação que liguem ao motor que abre a janela.
A minha sugestão é manter simples tudo o que não precise de ser complicado

Duas portas de correr que abram na horizontal, acho que complica, porque há duas partes móveis, e ambas ficarão sincronizadas, em princípio.
Uma possível solução para um motor na cúpula pode ser com bateria, recarregada por um painel solar e comandando por controlo remoto. Outra alternativa é haver uma posição da cúpula na qual duas fichas fazem contacto, e sendo a única possibilidade para abrir a janela. A cúpula precisaria de ser rodada para essa posição sempre que se quisesse abrir ou fechar a janela (parece justo).
No observatório do MONS em Tenerife, a coisa funciona com o observador a ir manualmente ligar e desligar uma de 4 tomadas em 4 possíveis posições que eu a janela pode ser aberta ou fechada. Enquanto qualquer tomada está em uso, a cúpula não roda por haver um interruptor nas tomadas que desliga essa possibilidade.