Autor Tópico: Objeto não identificado  (Lida 3263 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kouto Higis

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Objeto não identificado
« em: Novembro 04, 2009, 04:42:43 pm »
Olá a todos,
Moro em Jundiaí SP, tenho 26 anos e sou um iniciante em astronomia, já li alguns livros  ( Guia de astronomia , atlas e anuários e obras de autores consagrados como Carl Sagan e Stephen Hawking), isso porque primeiro quis me informar para depois poder ver com os próprios olhos...Iniciei com uma luneta 50 x 360 ( Mas já estou me preparando para um refletor com abertura próximas a 200 mm, quero me dedicar a astrofotografia).
Em algumas das minhas observâncias, geralmente quando o céu está bem mais escuro, por 3 ocasiões consegui ver um objeto com uma luz bem fraca que parece à distancia das estrelas (mas sei que bem mais próximo) e ele passa a riscar o céu bem lentamente na velocidade de um avião, e é possivel acompanhar seu desaparecimento até o horizonte. Geralmente sai do meio de uma constelação ( Já vi em Virgem, Escorpião e Touro..) e apresenta ter a formato esférico (talvez por conta da distância)
O que podem ser estes objetos, seriam meteoros ou asteróides vagando em órbita à Terra?
Parabéns pelo fórum, estou aprendendo bastante com vocês.
Abraço.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Objeto não identificado
« Responder #1 em: Novembro 04, 2009, 09:41:00 pm »
Viva,
Pela descrição parece um satélite. Os satélites costumam andar mais lentos ou mais rápidos no céu que os aviões.. A diferença é que não piscam luzes de sinalização :) Nuns casos pode ser um satélite longinquo e andar devagar, noutros pode estar numa órbita mais baixa e andar mais depressa. Nalguns casos podem chegar a ser bem brilhantes, e noutros podem parecer acender e apagar (satélite a rodar e a reflectir mais e menos a luz do Sol). Pode acontecer o satélite aparecer a partir do nada se sair da sombra da Terra, e pode ainda desaparecer no meio do nada se entrar na sombra da Terra. Há uns satélites chamados Iridium, que por vezes aparecem e têm um brilho muito intenso. Depois há ainda a Estação Espacial Internacional.

Tenta ver em http://heavens-above.com, ou em http://www.calsky.com/cs.cgi/Satellites, informações actualizadas sobre os satélites. Podes ainda tentar ver que satélite poderia ser o que viste, sabendo as coordenadas do local e a hora.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Objeto não identificado
« Responder #1 em: Novembro 04, 2009, 09:41:00 pm »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Objeto não identificado
« Responder #2 em: Novembro 04, 2009, 10:43:14 pm »
Sim, o Fil tem razão. Era com toda a certeza um satélite.

A possibilidade de ser um meteoro está fora de questão. Um meteoro é um fenómeno luminoso que ocorre dentro da atmosfera, devido ao atrito / fricção de uma partícula que atravessa o ar a uma grande velocidade, ionizando o ar à sua volta. Devido à relativa proximidade e velocidade envolvidas, o meteoro é relativamente rápido e por norma não se limita a um ponto em deslocação, deixando um rasto mais ou menos persistente.

Um asteróide desloca-se, por norma, muito mais devagar. Para fazer uma ideia, se um asteróide passar próximo da Terra a uma distância igual à da Lua (seria uma passagem muito próxima!), o seu deslocamento no céu (relativamente ao fundo de estrelas) seria semelhante ao da própria Lua. Ou seja não se notaria a olho nu.

Higis, gostei da sua atitude. Perante um fenómeno luminoso que desconhecia, procurou informar-se. Devia ser sempre esse o procedimento de todos.

Já agora, vi que esta é a sua primeira mensagem. Bem-vindo a este espaço de discussão. Aproveite que está por aqui, "passe" no Galactica Caffe e apresente-se.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline kouto Higis

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Objeto não identificado
« Responder #3 em: Novembro 05, 2009, 10:16:45 am »
Legal galera,
Obrigado pelo esclarecimento, realmente as explicações se enquadram no que vi.
Menos mal que não era um disco voador! rs  :-D !
Obrigado pela pronta resposta.
Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Objeto não identificado
« Responder #4 em: Novembro 05, 2009, 01:28:18 pm »
Sempre às ordens! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Objeto não identificado
« Responder #5 em: Novembro 06, 2009, 03:48:29 am »
Engraçado, que ainda hoje falei disto numa aula de Sistemas de Telecomunicações... O tema era órbitas de satélites e o facto de alguns serem visíveis, principalmente os de órbita baixa (LEO). Tive o meu momento quando o prof se admirou por eu já ter visto a ISS várias vezes, e por ter mencionado precisamente o facto de ela (des)aparecer de repente graças à sombra da Terra. Não se admirou por isso, admirou-se por eu saber! :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Objeto não identificado
« Responder #6 em: Novembro 08, 2009, 11:36:48 pm »
Citação de: "Carlos Capela"
Engraçado, que ainda hoje falei disto numa aula de Sistemas de Telecomunicações... O tema era órbitas de satélites e o facto de alguns serem visíveis, principalmente os de órbita baixa (LEO). Tive o meu momento quando o prof se admirou por eu já ter visto a ISS várias vezes, e por ter mencionado precisamente o facto de ela (des)aparecer de repente graças à sombra da Terra. Não se admirou por isso, admirou-se por eu saber! :lol:

Provavelmente ele nem tinha ainda pensado nisso (eheheh...) mas de repente, apercebendo-se de quão evidente é esse facto, não quis admitir que estava a aprender algo novo (novo para ele) com um aluno. :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Objeto não identificado
« Responder #7 em: Novembro 09, 2009, 10:49:00 am »
Essas coisas são engraçadas! Há uns tempos eu estive na pele desse professor :) quando uns alunos vieram ter comigo a perguntar se podia escolher eles o tema da astronomia para uma apresentação que iam fazer, numa cadeira sobre multimédia.. Até lhes andei a fazer publicidade aqui ao fórum, mas acho que não fui muito convincente :P Devia ter-lhes dado melhor nota para eles virem para aqui :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Objeto não identificado
« Responder #8 em: Novembro 10, 2009, 01:00:58 am »
Mas por acaso eu acredito piamente que o professor esteja por dentro do assunto. Sem correr o risco de parecer que estou a dar graxa, até porque ele não vem cá (ACHO!  :lol: ), é daqueles profs informados que relaciona tudo com dados concretos sem se ficar pela teoria. Gosto bastante das aulas dele!

Eu acho que os professores deviam dar sempre boas notas aos alunos... nem que seja para os motivar! :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Objeto não identificado
« Responder #9 em: Novembro 10, 2009, 10:42:09 pm »
Citação de: "Carlos Capela"
Eu acho que os professores deviam dar sempre boas notas aos alunos... nem que seja para os motivar! :lol:
Concordo. Os profs deviam dar boas notas aos alunos que se esforçam e obtém bons resultados por estarem motivados... :-D

Pessoalmente acho que a maioria dos professores são demasiado teóricos e agarram-se a métodos de ensino estandardizados, por pensarem que esses métodos já provaram dar bons resultados. De vez em quando encontra-se um mais ousado e com ideias próprias, que surpreende pela positiva e obtém ainda melhores resultados.
Não me refiro apenas à área científica. Por exemplo tive em tempos uma professora de Inglês espectacular. Punha-nos a ouvir e a cantar canções dos Beatles, a fazer trabalhos em grupo para encenarmos pequenas peças de teatro, a ler a comentar notícias de jornais, etc. Aprendi imenso com ela.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Objeto não identificado
« Responder #10 em: Novembro 11, 2009, 01:50:31 am »
E esses professores normalmente ganham o título raro de "gajos porreiros", não é?
Gosto de professores que começam frequentemente as frases com "por exemplo"... é sinal que a seguir vem uma aplicação prática. Admira-me este não ter anfiteatro cheio a ouvi-lo. É deprimente uma cadeira com 80 inscritos só ter uns resistentes 15 ou 16 numa aula que vale a pena... (esta foi a parte em que me armei em cromo) :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Objeto não identificado
« Responder #11 em: Novembro 11, 2009, 11:40:42 am »
Pois.
Por um lado, perdeste uma oportunidade de fazer um brilharete em frente a um grupo maior.
Por outro, pensa que esses reconhecem o mérito do brilharete. Os outros 64 ou 65 se lá estivessem iam ver esse brilharete como um palpite de um nerd, om toda a carga depreciativa associada.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Objeto não identificado
« Responder #11 em: Novembro 11, 2009, 11:40:42 am »