Autor Tópico: As fases de Vénus  (Lida 2555 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
As fases de Vénus
« em: Agosto 28, 2009, 04:47:05 pm »
Malta mais experiente, ajudem-me... 8)

No passado dia 22, de sábado para domingo, apontei o meu telescópio para Vénus, acabado de nascer, ainda muito baixo no horizonte. Não esperava ver grande coisa, claro, mas foi pela curiosidade. O que vi surpreendeu-me. A maior parte do planeta estava alaranjada, mas uma pequena área em cima estava bem mais escura, com tom a tender para o verde. Explicação da pessoa ao lado: refracção da luz. Achei piada, mas fiquei a pensar naquilo...

Ontem tive um jantar e fui beber uns copos com a malta. A conversa escorregou pela minha paixão pela Astronomia e indiquei-lhe Júpiter, Marte e disse a um colega que já estava a ficar com sono para esperar um bocadinho que já lhe mostrava Vénus, que devia estar a aparecer. Ele esperou, mas eu fiquei mal porque não vi Vénus. Ou se vi, não estava com o brilho do costume.

E pus-me a pensar (o que nem sempre é bom). Isto é o fenómeno das fases de Vénus? Será que na semana passada vi Vénus numa espécie de Quarto Minguante e ontem foi uma espécie de Lua Nova?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: As fases de Vénus
« Responder #1 em: Agosto 28, 2009, 05:51:55 pm »
O efeito das cores é da refracção, sim senhor, da luz na atmosfera.
Em relação a Vénus, tens a certeza que ficaste a pé até às 4:30 ? Que horas eram? A atmosfera também pode pregar partidas no que toca à transparência num dia e noutro.. E perto do horizonte há sempre muito mais facilidade de a luz esbarrar em excesso de humidade. Mas em termos de brilho, Vénus tem mantido os -4 mag mais ou menos constantes.. pelas 4:30 é quando ele passa o horizonte, mas primeiro que suba no céu vai levar ainda algum tempito.. Rica noitada :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: As fases de Vénus
« Responder #1 em: Agosto 28, 2009, 05:51:55 pm »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: As fases de Vénus
« Responder #2 em: Agosto 28, 2009, 06:12:27 pm »
A noitada foi grande mas não estava com os copos... :twisted:

Estava na ideia que Vénus ia nascer um pouco antes de Orion, e como Orion já lá estava, fiz confusão... Fui agora confirmar e Vénus não nasceu antes nem sequer ao mesmo tempo, mas um pouco depois (aprox. 4h10). Se eu não fosse parvo, tinha-me lembrado que no sábado tinha sido assim...  :(| Se o gajo não estivesse com sono, eu tinha esperado mais um bocadinho e não fazia má figura.

Fiquei até cerca das 4h15, mas do sítio de onde eu estava havia uns prédios que iriam fazer com que Vénus só espreitasse mais tarde. E também não pensei nisso...
Eu disse que não estava com os copos, mas pensando bem, já não sei... :lol:

Quando eu disse que achei piada à explicação da refracção da luz, não foi por achar que era falso! Foi ao efeito! Achei aquilo espectacular!

E outra coisa, para deixar de fazer perguntas que me fazem parecer (muito) ignorante... o efeito das fases de Vénus é muito visível?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Re: As fases de Vénus
« Responder #2 em: Agosto 28, 2009, 06:12:27 pm »