Autor Tópico: LCROSS  (Lida 3874 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
LCROSS
« em: Julho 12, 2009, 03:17:09 am »
Olá pessoal dos trânsitos,

como é que vai o trânsito ai pelo Sul? Espero que a rolar e sem percalços  desta vez :sunny: .
Afinal acabei por vir a FCoa, não pelo trânsito mas pelo LCROSS. O Porto esteve desde ontem coberto de nevoeiro e não dava para fazer aquilo que tinha planeado há já muito tempo e que me deu uma trabalheira a calcular : um rendez-vous entre o LCROSS e o asteróide (3731) Hancock de mag 15.3. Pois , embora ainda não tenha GIF, já vi que tenho os dois bem guardadinhos nas minhas fits  :D . Mesmo com esta lua toda lá consegui e acho que o grupo LCROSS vai gostar  :sunny: .  
Já agora, não sei se chegaram a ver o boletim da Nasa, Science@NASA desta semana http://science.nasa.gov/default.htm . Abram o "Moonship photographed by backyard astronomers" e vejam no 4º parágrafo a contar do fim. Não é grande coisa mas bom, fui eu que fiz  :D . E este vai ficar muito mais cool.

Quanto ao trânsito cá vai, lento mas a rolar  :lol:  :lol: . A lua está quase a entrar no quadrante da WASP e o céu está límpido mas completamente apagado! Vamos ver o que sai daqui. Se não sair nada pelo menos ouvi os mochos "cantar".

Abc,

paulobao
« Última modificação: Julho 14, 2009, 09:05:45 am por paulobao »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #1 em: Julho 12, 2009, 01:17:07 pm »
Epá, devido a atrasos de variada ordem (desde jantar, desempacomento de material, troca de filtros, tampa da roda de filtros rodada 90º, e mais umas coisas) acabei por só começar a fazer alguma coisa às 01:30 :P Ora o trânsito acabava às 01:15 :( Raios que ainda não foi desta.. Mas fiz um bonito com uma M16 :) portanto nem tudo correu mal..

Paulo, tu faz-me um favor! Faz uma coisa bonita com isso e manda isso para o APOD! É certo que não é a cores, mas apanhar de forma planeada asteróides e LCROSSes é trabalho meritório.. Claro que só seja a ser eleito para APOD, se for uma coisa "bonitinha".. Mas tenta! Eu pelo menos vou querer ver isso :) Mas aqui no fórum já sei que é só questão de esperar ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #1 em: Julho 12, 2009, 01:17:07 pm »

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #2 em: Julho 12, 2009, 04:12:22 pm »
Quanto ao meu trânsito  :lol:  :lol:  :lol: . Bom, foi só acabar de mandar uns bitaites aqui às 3:17 da matina e passados 13 minutos (um microapagão (sim, porque aquilo durou menos de um segundo) lixou-me completamente toda a sessão. Tive que reiniciar tudo: montagem, o PHD e a câmara. Perdi 21 minutos de trânsito a adicionar aos 9 minutos perdidos durante o Flip/recalibração/focagem. Mas tá-se bem, ningúem vai perder o emprego por não conseguir o trânsito por isso :sunny: . Trânsitos há muitos, já rendez-vous observáveis nem por isso (mas tb há  ;-) ).

O trânsito ainda não está processado mas as GIFs do LCROSS sim.
Eu sei que não é bonitinho mas é mesmo assim. O deslocamento do LCROSS fazia-se desta vez contra um fundo pejado de estrelas, o que torna mais difícil a percepção do seu deslocamento. Mas consegue-se ver mesmo com a lua ali a chatear e a baixa altitude do objecto (=<30º). Engraçado foi estudar a coisa de modo a calcular a melhor data e hora para a observação no meu local. Usei apenas algumas das fotos e tenho muitas ainda para avaliar. Trata-se apenas de crops (a 100%) como é óbvio.

Tak FS102NSV @ f/8 + QSI532WS-M1 + Clear filter

Antes do Flip (11x90s)


Antes do Flip (11x90s)_invertido


Depois do Flip (17x120s)


Depois do Flip (17x120s)_invertido


A fotometria virá depois e eventualmente uma GIF com todas as frames antes+depois. Logo se vê!

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #3 em: Julho 12, 2009, 08:02:31 pm »
Belas GIF's e parabéns pela referencia no site da NASA ;-)

A forma elongada do LCROSS e mesmo assim ou é devido ao "arrasto" por se mover relativamente depressa?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #4 em: Julho 12, 2009, 09:45:59 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Belas GIF's e parabéns pela referencia no site da NASA ;-)

Obrigado.

A forma elongada do LCROSS e mesmo assim ou é devido ao "arrasto" por se mover relativamente depressa?

Ele não vai assim tão depressa comparativamente com o asteróide, está é muito mais perto. Basicamente comporta-se como um NEO.

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #5 em: Julho 13, 2009, 02:11:34 am »
Eu sei, logo, parece(do nosso ponto de vista) andar mais depressa. Foi o que eu quis dizer ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #6 em: Julho 13, 2009, 09:45:22 am »
Estão bonitas as animações! E é sempre curioso quando mostras "muita coisa a mexer" na mesma imagem :) retira aquela noção pacífica e calma que temos do espaço ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #7 em: Julho 13, 2009, 11:33:10 am »
Citação de: "Fil"
Estão bonitas as animações! E é sempre curioso quando mostras "muita coisa a mexer" na mesma imagem :) retira aquela noção pacífica e calma que temos do espaço ;)
Obrigado Fil. Com um tubo mais rápido, de maior diâmetro  e que permitisse uma res de 1arcsec/pixel  iriam ainda aparecer outros calhaus por lá (porque eles estão mesmo lá).

abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #8 em: Julho 13, 2009, 11:48:58 am »
E cá está o trânsito do WASP-2b de 20090711(12). Um trânsito acidentado é certo, mas que correu  :D .



e o que deve sair no ETD/Tresca





Nota-se perfeitamente onde foi o Flip e onde ocorreu o "microapagão" (que é para eu aprender a não mandar bitaites durante o trânsito   :lol:  :lol:  :lol: )

abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #9 em: Julho 13, 2009, 12:07:04 pm »
Citação de: "paulobao"
Com um tubo mais rápido, de maior diâmetro  e que permitisse uma res de 1arcsec/pixel  iriam ainda aparecer outros calhaus por lá (porque eles estão mesmo lá).

Eles andem aí... avoem... e (muito) de vez em quando, apiquem na genti! :-D

Parabéns Paulo! (Eu acho que esta é a frase mais usada neste fórum! Será do guaraná? ) ;-)
« Última modificação: Julho 13, 2009, 01:18:18 pm por ricardex »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #10 em: Julho 13, 2009, 12:16:26 pm »
Citação de: "ricardex"
Eles andem aí... avoem... e (muito) de vez em quando, apiquem na genti! :-D

Parabéns Paulo! (Eu acho esta frase é mais usada neste fórum! Será do guaraná? ) ;-)

 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Obrigado Ricardo. Está tudo bem contigo?

Red Bull  ;-) .

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: LCROSS + Transito WASP-2b
« Responder #10 em: Julho 13, 2009, 12:16:26 pm »